“Foi assim que o temporal, o vento uivando, as águas
encrespadas, os alcançou em viagem. (...) Ninguém sabe
como Quincas se pôs de pé, encostado à vela menor. (...)
Mulheres e homens se seguravam às cordas, agarravam às
bordas do saveiro... e a figura de Quincas, de pé, cercado
pela tempestade, impassível e majestoso, o velho marinheiro.
(...) Foi quando cinco raios sucederam-se no céu, a trovoada
reboou num barulho de fim de mundo, uma onda sem
tamanho levantou o saveiro. (...) ...à luz dos raios, viram
Quincas atirar-se e ouviram sua frase derradeira.” (p.101-
102)
AMADO, Jorge. A morte e a morte de Quincas Berro d’Água. Rio
de Janeiro: Record, 42 ed., 1980.
A Morte e a Morte de Quincas Berro d’Água, de Jorge Amado,
enquadra-se num estilo bastante desenvolvido na América
Latina chamado Realismo Mágico.
O trecho destacado ilustra bem esse estilo porque apresenta