SóProvas


ID
3855496
Banca
IPEFAE
Órgão
IPSJBV - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nunca pensei que o óleo diesel tinha tanta influência na minha vida. É produto que jamais adquiri, mas que me prestava serviços inestimáveis sem que eu me desse conta disso. Agora, com os caminhões parando por falta desse combustível, que se elevou pelo preço, à altura do Moet et Chandon bebido no Régine, sinto quanto o óleo diesel é preciso e está ligado à existência de um cronista. Sem diesel não há transporte de mercadorias; sem transporte, não há abastecimento das cidades; sem abastecimento, o cronista perece de inanição; e perecendo, adeus crônica. Sei que os leitores não perdem nada com isso. Mas a carestia, o desaparecimento desse óleo fundamental os afetará também em suas vidas e atividades normais. Se o diesel não voltar à normalidade, estamos todos fritos. Como o próprio Sr Diesel, que bolou o motor a diesel movido pelo óleo diesel, controlado pelo índice diesel, e que morreu afogado. É diesel demais na vida da gente e pouco óleo. Como sair desta?

FONTE: Carlos Drummond de Andrade, no Jornal do Brasil, 4 de agosto de 1979

Da leitura do texto, pode-se atribuir ao autor uma opinião

Alternativas
Comentários
  • A questão é sobre interpretação e compreensão textual e quer que informemos qual foi a opinião trazida pelo texto.

    a) Técnica, apoiada nas informações históricas que traz sobre o óleo diesel

    Incorreta. Não há linguagem técnica o autor traz linguagem solta sem ser preciso ser dessa área própria para entender, também não está apoiada em informações históricas e sim atuais.

    b) Crítica, baseada em apontamentos sobre os efeitos do preço do combustível na vida das pessoas.

    Correta. O texto traz uma crítica de como o diesel se tornou indispensável e aponta sobre a greve dos caminhoneiros por conta do diesel e consequentemente afetará as pessoas.

    "Agora, com os caminhões parando por falta desse combustível, que se elevou pelo preço...o desaparecimento desse óleo fundamental os afetará também em suas vidas e atividades normais"

    c) Pessimista, enfocando em advérbios como “nunca” ou “sem” para destacar o tom.

    Incorreta. Esses advérbios não estão dando ênfase a uma ideia pessimista. Estão sendo usados para dizer que não havia pensado antes na influência do diesel e que não sabia que sem que não havia dado conta dos serviços que prestavam os produtos. É diferente se estivesse assim: Nunca mais o diesel irá voltar, estamos sem esperanças, assim seria uma ideia pessimista.

    "Nunca pensei que o óleo diesel tinha tanta influência na minha vida"

    "...mas que me prestava serviços inestimáveis sem que eu me desse conta disso."

    d) Analítica, apontando dados sobre os efeitos econômicos.

    Incorreta. Não há dados analíticos sobre efeitos econômico, apenas citou que "estamos fritos sem o diesel"

    GABARITO B