SóProvas


ID
3856210
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Toritama - PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Durante o período imperial, no Brasil, o poder moderador servia como uma espécie de árbitro dos três poderes. Assim, o rei podia, através das atribuições do moderador, dissolver a Câmara dos Deputados e convocar novas eleições; além de escolher os senadores (cargo vitalício) através de uma lista dos eleitos.
II. Ao longo do Ensino Fundamental, os estudos de história devem permitir ao estudante analisar e compreender o movimento de populações e mercadorias no tempo e no espaço e seus significados históricos, levando em conta o respeito e a solidariedade com as diferentes populações.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito letra C

    o erro da I é dizer que o poder moderador era um arbítrio, mas, na verdade, O Poder Moderador não era considerado, segundo seus ideólogos, um “poder ativo”, isto é, o imperador não agia efetivamente como um juiz, ou como legislador, ou ainda como ministro de Estado. O Imperador apenas tinha o poder de nomear esses cargos e de supervisioná-los, coordenando-os para que houvesse o equilíbrio institucional no Império.

    bom estudos

  • Durante o período imperial, no Brasil, o poder moderador servia como uma espécie de árbitro dos três poderes. Assim, o rei podia, através das atribuições do moderador, dissolver a Câmara dos Deputados e convocar novas eleições; além de escolher os senadores (cargo vitalício) através de uma lista dos eleitos. então poder moderador não estava acima dos demais poderes? imperador apenas nomeava e supervisionava os cargos?