SóProvas


ID
3857467
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A adolescência é a etapa do desenvolvimento, na qual o jovem precisa dar conta de intensas demandas pulsionais, biológicas e sociais. É um momento de luto pela perda da identidade infantil, pelo corpo infantil e pelos pais da infância. Urribarri (2003) refere que a adolescência não é necessariamente um período de perda, mas de mudanças. Diante do exposto, assinale a alternativa INCORRETA sobre a adolescência.

Alternativas
Comentários
  • Que questão mais confusa...

    Relendo a questão e consultando alguns materiais (inclusive este: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/1981/000362624.pdf?sequence=1) compreendi que, talvez, o erro da E esteja em colocar o sujeito, na sua fase final da adolescência, numa postura de admiração dos pais, quando, dentro deste processo, não se observa esta experiência.

    O texto fala que o adolescente é marcado por um sentimento de IDENTIFICAÇÃO com os pais para que possa se lançar ao outro, onde há esta relação de "eus" se forma o seu próprio eu.

    Mesmo tendo compreendido isto, sigo confusa com a assertiva, agradeço se alguém puder agregar algo a respeito.

  • (V) Na relação com os pais, é preciso que o adolescente renuncie aos objetos iniciais de amor. Dessa forma, essas figuras já podem ser desidealizadas.

    (V) Para que ocorra crescimento, o jovem necessita “matar”, simbolicamente, sua geração precedente, o que propicia uma ampliação de seu mundo social.

    (V) Há maior investimento, por parte do adolescente, no grupo de iguais e há mais estabilidade nas amizades, que tendem a ser mais íntimas e recíprocas nesta etapa.

    (V) É compreensível que os pais se sintam desamparados frente às intensas mudanças vividas pelo(a) filho(a), deparando-se com a reativação de suas memórias adolescentes.