Mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto:
- Lixiviação: é o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras.
- Expansão por sulfato: é a expansão por ação de águas ou solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado.
- Reação álcali-agregado: é a expansão por ação das reações entre os álcalis do concreto e agregados reativos.
Mecanismos preponderantes de deterioração relativos à armadura:
- Despassivação por carbonatação: é a despassivação por carbonatação, ou seja, por ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura.
- Despassivação por ação de cloretos: consiste na ruptura local da camada de passivação, causada por elevado teor de íon-cloro
Mecanismos de deterioração da estrutura propriamente dita:
- São todos aqueles relacionados às ações mecânicas, movimentações de origem térmica, impactos, ações cíclicas, retração, fluência e relaxação, bem como as diversas ações que atuam sobre a estrutura.
A questão exigiu conhecimento a respeito dos mecanismos de deteorização relativos ao concreto descrito pela NBR 6118/2014 - Projeto de estruturas de concreto.
Normalmente, as questões tentam confundir os candidatos citando mecanismos de deteorização do aço, por isso note bem a diferença entre os mecanismos citados pela norma:
- Deterioração do concreto: lixiviação, expansão por sulfatos e reação álcalis-agregado.
- Deterioração da armadura: despassivação por carbonatação e despasivação por ação de cloretos.
Assim, já é possível eliminar a alternativa D (despassivação por carbonatação) que se trata de um mecanismo de deteorização da armadura e não do concreto.
Podemos também eliminar as alternativas A e C, pois não são mecanismos de deteorização de nenhum dos materiais. A drenagem é o mecanismo de condução de águas. Por outro lado, a galvanização é empregada na prevenção da corrosão do aço.
As alternativas restantes são: a reação álcalis-agregado e a lixiviação. Vamos analisá-las individualmente.
A reação álcalis-agregado é causada pela reação do agregado do concreto com álcalis (Na e K) presentes no cimento, o que forma compostos expansivos.
A lixiviação é a dissolução de compostos hidratados por águas puras, carbônicas agressivas e ácidas. Dessa forma, os compostos dissolvidos são carreados para fora ou para outras regiões do concreto. Note que é essa a descrição citada pela questão sendo o nosso gabarito.
Gabarito do Professor: Letra E.