Quando se utiliza mais de um elemento de fundação na mesma peça chamamos de "fundação mista". ´´E algo que você não verá nas normas técnicas, porém há bibliografia abundante inclusive em algumas dissertações.de pós graduações.
O equívoco comum nas provas é confundir FUNDAÇÃO MISTA com estaca mista.conforme descrição 3.21 da NBR 6122/2019:
ESTACA MISTA estaca constituída por dois segmentos de materiais diferentes (madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco etc.)
A questão exigiu conhecimento em relação aos tipos de fundação.
Comentando cada assertiva, tem-se:
( V ) Bloco, sapata e grelha são exemplos de
elementos de fundação superficial
Blocos, sapatas e grelhas, além de radiers e vigas baldrames, são exemplos de fundações superficiais.
As fundações superficiais têm a base assentada em uma profundidade de até 2 vezes a sua menor dimensão. Em relação a distribuição de cargas, são fundações diretas, ou seja, transmitem a carga a que estão sujeitas pela base.
Por curiosidade, as grelhas são elementos lineares de concreto armado similares as vigas de fundação e podem receber cargas de pilares ou cargas distribuídas.
( F )
Radier é um exemplo de elemento de fundação
profunda.
Radier é um exemplo de elemento de fundação
profunda superficial.
As fundações profundas, como tubulões e estacas, caracterizam-se pela transmissão de cargas pela ponta (tubulões), pelo fuste (estacas flutuantes) ou por uma combinação entre as duas resistências - de ponta e de fuste - que é o caso das demais estacas.
Além disso, de acordo com a NBR 6122/2019, os elementos de fundação profunda estão assentadas em uma profundidade superior a 8 vezes a sua menor dimensão.
( V ) Sapatas sobre estacas é um exemplo de
elemento de fundação mista.
As fundações mistas são uma associação entre elementos de fundação superficiais e fundações profundas como é o caso das sapatas estaqueadas. Normalmente, este arranjo deve-se a peculiaridades do terreno.
Dessa forma, a sequência correta é: V - F - V
Gabarito do Professor: Letra C.