SóProvas


ID
3858106
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um dos desafios mais significativos dos estudos de usuários da informação é desenvolver a perspectiva do paradigma social da Ciência da Informação, buscando constituir novas perspectivas para o acesso, uso e apropriação da informação. Quanto às metodologias para a realização dos estudos de usuários, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Estudos de circulação permitem a identificação de partes subutilizadas da coleção ou, ao contrário, de títulos de alta demanda o que exigirá aquisição de duplicatas.
( ) O teste de fornecimento de documentos se baseia na avaliação de registros de uso do material no próprio recinto da biblioteca, o qual é computado no momento de sua recolocação na estante.
( ) Os estudos qualitativos de usuários da informação não se inserem em uma perspectiva voltada para o paradigma cognitivo que busca conceber estratégias para satisfação das necessidades de informação.
( ) Os estudos de disponibilidade na estante não se tratam de técnicas de simulação mas sim do acompanhamento bem próximo de experiências dos usuários na busca e obtenção do material que desejam.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    (V) Estudos de circulação permitem a identificação de partes subutilizadas da coleção ou, ao contrário, de títulos de alta demanda o que exigirá aquisição de duplicatas.

    (F) O teste de fornecimento de documentos se baseia na avaliação de registros de uso do material no próprio recinto da biblioteca, o qual é computado no momento de sua recolocação na estante.

    Teste de fornecimento de documentos: procura determinar a capacidade que tem uma biblioteca específica de fornecer a seus usuários os itens de que eles necessitam. A metodologia mais comum é a compilação de uma lista de citações que reflete as necessidades de informação dos usuários. A partir desta lista, simulam-se situações de busca do material, tentando-se determinar a taxa de capacidade de atendimento aos usuários.

    http://portaldobibliotecario.com/biblioteca/estudo-de-uso-e-usuarios-resumo-para-concursos-publico/

    (F) Os estudos qualitativos de usuários da informação não se inserem em uma perspectiva voltada para o paradigma cognitivo que busca conceber estratégias para satisfação das necessidades de informação.

     Para Baptista e Cunha (2007), a utilização da técnica de pesquisa qualitativa em estudos de usuários de informação focaliza a atenção nas causas das reações dos usuários e na resolução de problemas informacionais, além dos aspectos subjetivos da experiência e do comportamento humano, e tende a aplicar um enfoque mais holístico do que o método quantitativo de pesquisa. 

    http://www.singep.org.br/5singep/resultado/431.pdf

    (V) Os estudos de disponibilidade na estante não se tratam de técnicas de simulação mas sim do acompanhamento bem próximo de experiências dos usuários na busca e obtenção do material que desejam.

    Estudos de disponibilidade na estante: por não se tratarem de técnicas de simulação mas sim do acompanhamento bem próximo de experiências dos usuários na busca e obtenção do material que desejam, podem cobrir algumas das falhas apresentadas pelos testes de obtenção de documentos. Também nesse caso lançará mão de questionários e entrevistas, solicitando-se aos usuários que relatem os casos em que não conseguiram obter os documentos de que necessitavam, o que pode ocorrer devido aos mais diversos fatores, como ao fato da biblioteca não possuir aqueles documentos específicos ou, em os possuindo, os mesmos não estarem disponíveis no momento desejado em virtude de, por exemplo, estarem colocados fora de seu lugar correto na estante.

    http://portaldobibliotecario.com/biblioteca/estudo-de-uso-e-usuarios-resumo-para-concursos-publico/

  • A questão aborda a relação entre os estudos de usuários e a Ciência da Informação. 

    Abaixo identificaremos cada uma das assertivas de acordo com conhecimentos sobre os estudos de usuários e sua relação com a Ciência da Informação e a Biblioteconomia. 

    I – VERDADEIRO. Os estudos de circulação permitem identificar áreas subutilizadas pelos usuários, podendo promovê-las com maior intensidade para oferecer ao público “novos" materiais sem necessariamente realizar novas aquisições. Outra funcionalidade deste tipo de estudo é verificar itens que circulam com muita frequência e são muito disputados pelos usuários por meio de reservas e listas de espera. Com base neste tipo de estudo, a biblioteca pode priorizar a compra de mais exemplares destes itens para atender a demanda dos usuários. 

    II – FALSO. O teste de fornecimento de documentos tem por função medir o quanto uma biblioteca é capaz de fornecer aos seus usuários os itens que são demandados.  

    III – FALSO. Pelo contrário, a utilização de métodos qualitativos permite a identificação das subjetividades existentes na relação entre o usuário, suas necessidades e a oferta de serviços de unidades e sistemas de informação. A identificação destas subjetividades busca entender o que não é expresso em uma análise quantitativa, ampliando a capacidade de conhecimento sobre as necessidades de um usuário ou um grupo de usuários da unidade de informação. 

    IV – VERDADEIRO. Nestes estudos é solicitado ao usuário algum relato sobre situações em que este não conseguiu obter as informações ou documentos desejados, identificando os diversos fatores que podem causar e esse problema e as soluções necessárias para contorná-los. 

    Gabarito do Professor: Letra D .