SóProvas


ID
3858190
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

De acordo com a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral (NBC TG04) ± Ativo intangível, em relação a identificação dos ativos intangíveis, analise as alternativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A definição de ativo intangível requer que ele seja identificável, para diferenciá-lo do ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura que é o Goodwill.

( ) Um ativo satisfaz o critério de identificação, em termos de definição de um ativo intangível quando resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, exclusivamente quando tais direitos possam ser transferíveis ou separáveis da entidade ou de outros direitos ou obrigações.

( ) Um ativo satisfaz o critério de identificação, em termos de definição de um ativo intangível quando puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado, ou trocado, individualmente ou junto com um contrato, ativo ou passivo relacionado, independente da intenção de uso pela entidade.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Nos termos do CPC 04, um ativo intangível é identificável quando:

    for separável (puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, individualmente ou junto com um contrato, ativo ou passivo relacionado, independente da intenção de uso pela entidade); Exemplos: Marcas, Patentes, Fórmulas, etc.

    OU

    resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, independentemente de tais direitos serem transferíveis ou separáveis da entidade ou de outros direitos e obrigações. Exemplo: Concessões. 

    Fonte: PDF do Estratégia, professor Gilmar Possati

  • CPC 04 (R1) - Ativo Intangível

    ( V ) A definição de ativo intangível requer que ele seja identificável, para diferenciá-lo do ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura que é o Goodwill.

    11. A definição de ativo intangível requer que ele seja identificável, para diferenciá-lo do ágio derivado da expectativa de rentabilidade futura (goodwill). 

    ( F ) Um ativo satisfaz o critério de identificação, em termos de definição de um ativo intangível quando resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, exclusivamente quando tais direitos possam ser transferíveis ou separáveis da entidade ou de outros direitos ou obrigações.

    12. Um ativo satisfaz o critério de identificação, em termos de definição de um ativo intangível, quando:

    (...)

    (b) resultar de direitos contratuais ou outros direitos legais, independentemente de tais direitos serem transferíveis ou separáveis da entidade ou de outros direitos e obrigações.

    ( V ) Um ativo satisfaz o critério de identificação, em termos de definição de um ativo intangível quando puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado, ou trocado, individualmente ou junto com um contrato, ativo ou passivo relacionado, independente da intenção de uso pela entidade.

    12. Um ativo satisfaz o critério de identificação, em termos de definição de um ativo intangível, quando:

    (a) for separável, ou seja, puder ser separado da entidade e vendido, transferido, licenciado, alugado ou trocado, individualmente ou junto com um contrato, ativo ou passivo relacionado, independente da intenção de uso pela entidade;