-
GABARITO "D"
NBC TG 03 - DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS DE CAIXA
18. A entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando alternativamente:
(a) o método direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas; ou
(b) o método indireto, segundo o qual o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.
20A. A conciliação entre o lucro líquido e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais deve ser fornecida, obrigatoriamente, caso a entidade use o método direto para apurar o fluxo líquido das atividades operacionais.
-
resumo
- falou em demonstração de fluxo de caixa - sempre o termo usado é 'liquido'
exceção: método direito: pagamentos/recebimentos 'bruto'
- método direito - regime de caixa
- método indireto - regime de competência - não envolve 'caixa'
-
A)ERRADA, A entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando alternativamente o método indireto, segundo o qual, o lucro bruto é ajustado pelos efeitos de transações que envolvem caixa.
R: Lucro LÍQUIDO é ajustado pelo efeito de transações que NÃO envolvem caixa.
B)ERRADA, Pelo método direto, as informações sobre as principais classes de recebimentos e pagamentos líquidos podem ser obtidas dos registros contábeis da entidade.
R: Recebimentos e pagamentos BRUTOS.
C)ERRADA, Pelo método indireto, o fluxo de caixa bruto, advindo das atividades operacionais é determinado ajustando o lucro líquido ou prejuízo quanto aos efeitos de variações ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar.
R: Fluxo de caixa LÍQUIDO.
D)CORRETA,
E)ERRADA, A conciliação entre o lucro bruto e o fluxo de caixa líquido das atividades operacionais deve ser fornecida, obrigatoriamente, caso a entidade use o método direto para apurar o fluxo líquido das atividades operacionais.
R: Lucro LÍQUIDO.
-
A DFC pode ser elaborada pelo método direto ou pelo método indireto. Isso está previsto no item 18 do CPC 03 (R2):
18. A entidade deve apresentar os fluxos de caixa das atividades operacionais, usando alternativamente: (a) o método direto, segundo o qual as principais classes de recebimentos brutos e pagamentos brutos são divulgadas; ou (b) o método indireto, segundo o qual o lucro líquido ou o prejuízo é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa, pelos efeitos de quaisquer diferimentos ou apropriações por competência sobre recebimentos de caixa ou pagamentos em caixa operacionais passados ou futuros, e pelos efeitos de itens de receita ou despesa associados com fluxos de caixa das atividades de investimento ou de financiamento.
De acordo com o método indireto, o fluxo de caixa líquido advindo das atividades operacionais é determinado ajustando o lucro líquido ou prejuízo quanto aos efeitos de: (a) variações ocorridas no período nos estoques e nas contas operacionais a receber e a pagar; (b) itens que não afetam o caixa, tais como depreciação, provisões, tributos diferidos, ganhos e perdas cambiais não realizados e resultado de equivalência patrimonial quando aplicável; e (c) todos os outros itens tratados como fluxos de caixa advindos das atividades de investimento e de financiamento.
.