Gabarito: D
2.6.1 Os Motivos da Demanda de Moeda em Keynes
A Teoria da Preferência pela Liquidez, de John Maynard Keynes, surgiu em 1936, em seu famoso livro A Teoria Geral do Emprego, Juros e Moeda. Keynes rompeu com a teoria clássica ao considerar explicitamente que a demanda por moeda depende da taxa de juros. Segundo Keynes, há três motivos para a procura de moeda: as transações, a precaução e a especulação.
3. Motivo Especulação - Enquanto os dois motivos anteriores são comuns aos clássicos e a Keynes, o motivo especulação é especificamente Keynesiano. Quanto a este terceiro motivo, Keynes procura mostrar que, ao contrário do que pensavam os clássicos, não é irracional manter ativos monetários para satisfazer a oportunidades especulativas, desde que os agentes econômicos tenham razões para acreditar em mudanças a seu favor no preço dos títulos e, portanto, na taxa de juros. A expectativa sobre mudanças futuras na taxa de juros situa-se, assim, atrás do motivo especulação. Sob uma expectativa generalizada de alta na taxa de juros ou de uma queda equivalente no preço dos títulos, no futuro, a retenção de saldos monetários para fins especulativos tende a se elevar; caso contrário, a retenção de moeda devida a esse motivo tende a diminuir. (Lopes & Rossetti, p. 56)
Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/4344776/economia-monetaria>
Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.
Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área,
para comentar esta questão sobre o motivo especulação.
O motivo especulação é baseado na demanda que as pessoas fazem por moeda para reservar valor. Assim, é o motivo pelo qual as pessoas demandam moeda para investir e pegar um empréstimo ou financiamento por exemplo.
A variável que impacta o motivo especulação é a taxa de juros futura. Quando a taxa futura sobe, as pessoas diminuem a demanda por moeda (pois os empréstimos ficam mais caros, por exemplo). Assim, há uma relação inversa entre taxa de juros e demanda por moeda.
Dito isso, vamos para as alternativas!
A) Errada. Despesas rotineiras são explicadas pelo motivo transação demanda por moeda.
B) Errada. Esta é a demanda de moeda pelo motivo precaução.
C) Errada. O que explica o motivo especulação é a taxa de juros futura.
D) Certa.
E) Errada. A relação não é uniforme. A relação é inversa: Quando a taxa de juros futura sove, a demanda por moeda cai.
Gabarito do Professor: Letra D.