Tema de demografia, o qual tem grandes impactos socioeconômicos na sociedade brasileira.
Vamos analisar as alternativas:
A) ERRADA. Exatamente o oposto, o aumento das taxas de natalidade causa o rejuvenescimento da população.
B) CERTA. Esse é o resultado dos dados divulgados pelo IBGE e veiculado na internet por diversos meios de comunicação. Esses números estão amparados pela maior expectativa de vida da população, evidenciando a aceleração de envelhecimento dos brasileiros.
C) ERRADA. Assertiva bem específica, porém esses não são os números corretos. Segundo dados das Nações Unidas, em 2020, a população brasileira idosa de 80 anos ou mais corresponderia a 4,2 milhões ou 2% da população total. De qualquer forma, para passar de 1 para 2,4% seria preciso informar outro ano além de 1992.
D) ERRADA. Muito pelo contrário, a população brasileira está envelhecendo como visto na alternativa B considerada certa. Um dos motivos é, justamente, a queda da taxa de fecundidade, cuja redução é motivada também pela urbanização.
E) ERRADA. Mais uma vez, temos a ocorrência de fenômeno contrário ao afirmado. O perfil demográfico mudou completamente, ao longo do tempo, de uma sociedade majoritariamente rural para mais urbanizada.
Fonte:
LADEM (Laboratório de Demografia e Estudos Populacionais) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Gabarito do Professor: Letra B.