Questão que trata da Curva de Phillips, tema recorrente em Macroeconomia.
Vamos analisar as alternativas, lembrando que se deve assinalar a INCORRETA:
A) CORRETA. Essa é a relação da Curva de Phillips, como o próprio enunciado já informava ("relação inversa existente entre taxas de inflação e desemprego").
B) CORRETA. A estagflação se caracteriza por estagnação econômica ou recessão combinada com altas taxas de inflação, a introdução das expectativas na Curva de Phillips, por sua vez, demonstrou que a validade dessa teoria se aplica ao curto prazo, pois no longo prazo é possível ter a existência de alto desemprego (estagnação / recessão) com alta inflação.
C) INCORRETA. A Curva de Phillips - pelo menos na perspectiva de curto prazo - evidencia, exatamente, o oposto, isto é, se a taxa de desemprego excede a taxa de desemprego natural, a tendência é a inflação diminuir.
D) CORRETA. Taxa de desemprego e taxa natural de desemprego são conceitos distintos; esta é considerada o desemprego existente no longo prazo, considerado normal já que há pessoas sem emprego, porém há equilíbrio no mercado de trabalho; já aquela é o desemprego corrente de curto prazo. Logo, alta taxa de desemprego não se reflete, necessariamente, em alta taxa natural de desemprego.
E) CORRETA. Por isso a Curva de Phillips tende a perder validade no longo prazo, após longos períodos de inflação elevada. As expectativas de inflação fazem com que o "trade-off" entre inflação e desemprego perca efetividade, dessa forma uma alta taxa de desemprego, quando muito, pode apenas conter a aceleração inflacionária, deixá-la constante.
Gabarito do Professor: Letra C.