SóProvas


ID
3858988
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Para que possa ser realizada a contabilização do Balanço de Pagamentos (BP), suas contas são divididas em dois grupos: Transações correntes (TC) e Movimento de Capitais (MK). A respeito do BP, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe responder essa questão ?

  • Essa é a fórmula do balanço de pagamentos: BP = TC + MK. Logo, se BP=0, então teremos TC + MK = 0. Sendo assim, se passarmos o MK para após o sinal de igualdade, então a fórmula ficará da seguinte forma TC = -MK. Isso, contraria a alternativa B(gabarito da questão).

  • Observe que a questão pede o item incorreto.

    ALTERNATIVA A

    Item correto.

    TRANSAÇÕES CORRENTES: São aquelas que se referem à movimentação de mercadorias e serviços (inclusive os serviços de remuneração de capitais sob a forma de juros e dividendos).

    MOVIMENTOS DE CAPITAIS São os deslocamentos de moeda, créditos e títulos representativos de investimentos.

    Como observado, se traçarmos uma linha divisória entre as transações correntes e os movimentos de capitais, isso implica que o saldo em transações correntes seja igual ao saldo dos movimentos de capitais com o sinal trocado, isto é: Saldo em Transações Correntes (TC) + Saldo da Conta de Capitais (MK) = 0

    ALTERNATIVA B – GABARITO

    Item incorreto.

    Basta solucionarmos o item anterior para saber que está errado.

    Se TC + MK = 0

    TC = - MK

    Isso significa que se um país apresenta superávit em transações correntes, sua conta de capital é necessariamente negativa; e, um déficit em transações correntes equivale a um superávit na conta de capital.

    ALTERNATIVA C

    Item correto. Como vimos, se TC é positivo, então MK é negativo.

    ALTERNATIVA D

    Item correto. Se TC é negativo, então MK é positivo.

    ALTERNATIVA E

    Item correto. Como o déficit em transações correntes implica o mesmo montante de MK para o seu financiamento, o país é forçado a vender ativos ou a aumentar passivo externo. Isso pode ser interpretado como uma troca entre o presente e o futuro. O comprometimento do futuro pode ser amenizado se parte do excesso de gasto dos residentes for coberta por investimentos diretos, que envolvem a transferência da propriedade de ativos reais ou de quotas ou ações de empresas, de forma que o comprador passe a deter o controle da empresa receptora do investimento.

    Fonte: comentário do professor, Gran Cursos.