✅ Gabarito: D
❌ Foi uma decisão tomada a nível de Presidência.
➥ O período "Foi uma decisão tomada a nível da Presidência" deve ser reescrito, a fim de atingir a correção gramatical: Foi uma decisão tomada pela Presidência. Segundo as lições de Arnaldo Niskier, na obra Questões Práticas da Língua Portuguesa: 700 respostas, a expressão a nível de "não existe na língua portuguesa; o que existe (significando à mesma altura) é ao nível de, como em 'ao nível do mar' ".
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão quer que encontremos a alternativa que há erro de emprego da norma culta.
a) Trabalho na seção de peças.
Correta. Não há erros, contudo o que poderia confundir o candidato é a palavra "seção". Vejamos as outras formas parecidas:
Seção (parte, divisão, departamento) / Sessão (reunião de pessoas para um determinado fim) / Cessão (doação, ato de ceder)
b) A entrada é proibida.
Correta. O examinador tentou confundir o candidato quanto à concordância. O adjetivo (predicativo do sujeito), em expressões como é preciso, é necessário, é bom, é proibido, é permitido, fica invariável quando se liga a um substantivo com sentido genérico, seguido de muito(a) ou não determinado. Mas... quando o substantivo está determinado, o adjetivo vai variar obrigatoriamente
c) Cerveja é bom.
Correta. Aplica-se a regra explicada acima aqui. Notem que não temos os artigo, por isso fica no masculino.
✔Cerveja é bom (correto)
✔A cerveja é boa (correto).
❌Cerveja é boa (errado).
❌A cerveja é bom (errado).
d) Foi uma decisão tomada a nível de Presidência.
Incorreta. A expressão (ao nível de) tem a ideia de “à mesma altura”; e (em nível de) exprime “hierarquia”. A expressão “a nível de” é um erro.
GABARITO D