-
Bom Dia QConcursos.
Fiquei na duvida sobre a resposta correta dessa questão. Gostaria de ter um comentário de um Professor que esclarecesse a resposta desta questão. Marquei E, mas o gabarito foi B. Gostaria de esclarecimentos, porque foi B a resposta correta.
Aguardo resposta Q Concursos.
Obrigada
-
Conforme o artigo citado na questão (“A dimensão investigativa no exercício profissional”, Yolanda Guerra):
I - "A formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, desde meados da década de 1990, dispõe de um projeto pedagógico que contempla um conjunto de valores e diretrizes, que lhe dão a direção estratégica e contempla um determinado perfil de profissional. Como resultado das transformações sociais que se traduzem nas particularidades da profissão, bem como do investimento feito pelas entidades da categoria, no sentido da formação de uma massa crítica, o referido projeto estabelece 'as dimensões investigativa e interventiva como princípio formativo e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade' (ABESS, 1997, p. 61)" - DÉCADA DE 1990 E NÃO 1960, CONFORME O ITEM NA QUESTÃO
III - "Partindo do suposto de que o significado que o trabalho profissional do assistente social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades das classes sociais que polarizam sua intervenção, os distintos sujeitos sociais e os interesses antagônicos que o demandam, os espaços ocupacionais, as competências e atribuições profissionais, cabe situar a importância da produção de conhecimento para o Serviço Social". - NESSE ITEM, ACREDITO QUE O QUE O TORNA INCORRETO SEJA A EXPRESSÃO "NOVA QUESTÃO SOCIAL"
-
Erros das acertivas
I - A formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, desde meados da década de 1960, dispõe de um projeto pedagógico que contempla um conjunto de valores e diretrizes, que lhe dão a direção estratégica e contempla um determinado perfil de profissional, o referido projeto estabelece “as dimensões investigativa e interventiva como princípio formativo e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade”.
R: década de 90
II - Parte-se do suposto de que o significado que o trabalho profissional do assistente social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades dos estratos sociais, que polarizam sua intervenção em meio a nova Questão Social.
R: não existe nova questão social. A base de fundamental dessa questão social ainda é a mesma: o capitalismo. O que existe são novas expressões da questão social.
Me acompanhem no instagram: @estanteservicosocial e YouTube : Nai Rocha, Estante Serviço Social
-
Gabarito B)
(F) A formação profissional dos assistentes sociais brasileiros, desde meados da década de 1960, dispõe de um projeto pedagógico que contempla um conjunto de valores e diretrizes, que lhe dão a direção estratégica e contempla um determinado perfil de profissional, o referido projeto estabelece “as dimensões investigativa e interventiva como princípio formativo e condição central da formação profissional e da relação teoria e realidade”.
de 1930 a 1940 tomismo e neotomismo forte
de 1940 a 1960 positivismo forte
a partir de 1960 positivismo perde força dando origem ao movimento de reconceituação
projeto pedagógico conforme exposto na questão somente a partir de 1990.
(F) Parte-se do suposto de que o significado que o trabalho profissional do assistente social adquire no processo de produção e reprodução das relações sociais só pode ser interpretado e compreendido na relação entre as necessidades dos estratos sociais, que polarizam sua intervenção em meio a nova Questão Social.
A questão social é singular e já conceituada! não existe nova questão social! já novas expressões da questão social é possível!
(V) Ao assistente social, no âmbito da sua inserção na divisão social e técnica do trabalho, cabe captar como as diversas expressões da questão social se particularizam em cada espaço sócio-ocupacional e chegam como demandas que dependem de sua intervenção profissional.