SóProvas


ID
3864121
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Santo Augusto - RS
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Oliveira-Formosinho, a pedagogia ___________________ reconhece crianças e adultos como pessoas e utiliza uma pedagogia de envolvimento, que reconhece o conhecimento e experiência prévios dos participantes e os envolve ativamente nos processos da sua própria mudança.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • isomórfica

    Nunca ouvi falar disso..kkk

  • Resolvendo e aprendendo!

    D - Isomórfica

  • Jesus! isomórfica?
  • Letra C

    Isomórfico: iguais parecidos

  • Típica questão para garantir que ninguém irá acertar 100% da prova ¬¬ Nem sei pra que isso

  • Pedagogias Participativas

    As pedagogias participativas produzem a rutura com uma pedagogia tradicional transmissiva para promover outra visão do processo de ensino-aprendizagem e do(s) ofício(s) de aluno e professor. O desenvolvimento das pedagogias participativas (Oliveira-Formosinho, Kishimoto e Pinazza, 2007) requer a desconstrução do modo tradicional, transmissivo, bancário (Freire, 2005) de fazer pedagogia, a fim de criar uma conscientização sobre finalidades e objetivos, sobre meios e metas, contextos, processos e realizações. Os objetivos das pedagogias participativas são os do envolvimento na experiência e a construção da aprendizagem na experiência contínua e interativa. A imagem da criança é a de um ser com competência e atividade. A motivação para a aprendizagem sustenta-se no interesse intrínseco da tarefa e nas motivações intrínsecas das crianças. 

    A atividade da criança é entendida como colaboração no âmbito do quotidiano educativo. O papel do professor é o de organizar o ambiente e observar e escutar a criança para a compreender e lhe responder. O processo de aprendizagem é pensado como um espaço partilhado entre a criança e o adulto. Os espaços e os tempos educativos são pensados para permitir a interatividade e a continuidade educativa. As atividades e projetos são concebidos como ocasião de as crianças fazerem aprendizagens significativas.

  • Pedagogias participativas

    As pedagogias participativas produzem a rutura com uma pedagogia tradicional transmissiva para promover outra visão do processo de ensino-aprendizagem e do(s) ofício(s) de aluno e professor. O desenvolvimento das pedagogias participativas (Oliveira-Formosinho, Kishimoto e Pinazza, 2007) requer a desconstrução do modo tradicional, transmissivo, bancário (Freire, 2005) de fazer pedagogia, a fim de criar uma conscientização sobre finalidades e objetivos, sobre meios e metas, contextos, processos e realizações. Os objetivos das pedagogias participativas são os do envolvimento na experiência e a construção da aprendizagem na experiência contínua e interativa. A imagem da criança é a de um ser com competência e atividade. A motivação para a aprendizagem sustenta-se no interesse intrínseco da tarefa e nas motivações intrínsecas das crianças. O processo de aprendizagem é pensado como um espaço partilhado entre a criança e o adulto. 

  • mais um pseudo intelectual desocupado para ficar escrevendo teorias babosóicas que de nada servem para a educação. Em que isso modifica o sistema educacional fragmentado? E temos que ficar estudando esses lixos teóricos.

  • Nem conhecia essa pedagogia.kkk