SóProvas


ID
3864391
Banca
AJURI
Órgão
Desenvolve - RR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft Office é uma suíte (pacote) de aplicativos para escritório, líder de mercado, que contém programas como: editor e processador de textos, editor de planilhas eletrônicas, gerenciador de bancos de dados, editor de apresentações gráficas, gerenciador de e-mails, entre outros. No entanto existem outras opções de pacotes disponíveis, como por exemplo o LibreOffice, que possuem alguns aplicativos com funcionalidades equivalentes aos do Microsoft Office.

Considerando o contexto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. O editor de textos WRITER e o editor de planilhas CALC, assim como o sistema operacional LINUX, são exemplos de softwares proprietários.

PORQUE

II. Softwares proprietários são aqueles cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida controlados pelo seu criador ou distribuidor. Normalmente, a fim de que se possa utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo: será necessário, portanto, adquirir uma licença, tradicionalmente onerosa, para cada uma destas ações.

A respeito das asserções I e II, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Software de código aberto é o software de computador com o seu código fonte disponibilizado e licenciado com uma licença de código aberto no qual o direito autoral fornece o direito de estudar, modificar e distribuir o software de graça para qualquer um e para qualquer finalidade.

    Por outro lado, o software proprietário, privativo ou não livre, é um software para computadores que é licenciado com direitos exclusivos para o produtor. Conforme o local de distribuição do software este pode ser abrangido por patentes, direitos de autor assim como limitações para a sua exportação e uso em países terceiros. Ex: Microsoft Office.

  • Softwares proprietários: Windows e Microsoft Office

    Softwares livres: GNU Linux e Libre Office

  • Não confundir = Software gratuito ou freeware é qualquer programa de computador cuja utilização não implica o pagamento de licenças de uso ou royalties. É importante não confundir o free de freeware com o free de free software, pois no primeiro uso o significado é de gratuito, e no segundo de livre.

    Fonte : Wiki

  • mas existe a possibilidade de cobrar um software proprietário para redistribuí-lo?

  • Como diz a asserção II, softwares proprietários são aqueles cuja cópia, redistribuição ou modificação são em alguma medida controlados pelo seu criador ou distribuidor. O editor de textos WRITER e o editor de planilhas CALC são softwares livres, cujo código-fonte está aberto e disponível para que o usuário possa ter acesso ao código-fonte com o intuito de utilizá-los, executá-los, estudá-los, modificá-los e distribuí-los livremente de acordo com os termos da licença.

  • questão mais ou menos.

    A primeira está errada e não justifica a segunda.

  • Tanto o BR OFFICE COMO O LINUX São Softwares LIVRES

    Codigo ABERTO (I Errada)

    Softwares proprietarios (FECHADOS) sao softwares pagos que normalmente se paga uma licença pra usar caso do Windows e do Microsoft Office CÓDIGO FECHADO. (II CORRETA)

    Apesar de Existir versoes pagas do linux a grande diferença é que um software livre tem o código fonte alterável ao contrario dos softwares proprietários

  • Mas tipo.. eu adquiro o Windows 10, que e software proprietário, quer dizer que posso, nas palavras da banca: utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir, deve-se solicitar permissão ao proprietário, ou pagar para poder fazê-lo. Não tem sentido. Generalizou demais!

  • Ué??????????

    Mas se o Linux tem código-fonte aberto, por que eu iria pagar para ter acesso ao mesmo?

    Algo de errado não esta certo.

  • Gabarito: C