-
Conciso é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras. Não se deve de forma alguma entendê-la como economia de pensamento, isto é, não se deve eliminar passagens substanciais do texto com o único objetivo de reduzi-lo em tamanho.
Fonte: MRPR, 3ª ed.
gab. A
-
A meu ver, se o cidadão teve dificuldades na leitura do texto oficial, o atributo que desrespeitado foi a clareza e não a concisão.
-
Essa é uma questão que exige do candidato
conhecimento a respeito dos atributos da redação oficial.
a) O atributo da concisão determina que conciso
é o texto que consegue transmitir o máximo de informações com o mínimo de
palavras. Ou seja, sem palavras inúteis,
redundâncias e passagens que nada acrescentem ao que já foi dito. Dessa forma, observamos que foi a ausência dele que dificultou a leitura realizada pelo empregado do Sesc-DF.
b) A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se
definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo
leitor. Nesse sentido, identificamos que não foi esta a característica que deixou de ser seguida no caso hipotético.
c) A impessoalidade decorre da ausência de impressões individuais de quem comunica; da
impessoalidade de quem recebe a comunicação; e do caráter impessoal do
próprio assunto tratado. Assim, verificamos que não foi esta a característica que deixou de ser contemplada no caso hipotético.
d) A formalidade diz respeito à civilidade no próprio enfoque dado ao assunto do qual cuida a comunicação e, também, à necessária uniformidade das comunicações. Desse modo, verificamos que não foi esta a característica que deixou de ser considerada no caso hipotético.
e) A padronização estabelece a digitação sem erros, o uso de papéis uniformes para o texto definitivo, nas exceções em que se fizer necessária a impressão, e a correta diagramação do texto. Sendo assim, é possível verificar que não foi esta a característica que deixou de ser contemplada no caso hipotético.
-
GABARITO: A
Observe o trecho grifado que valida o gabarito:
Um empregado do Sesc-DF recebeu um memorando de outro setor e, ao ler o documento, teve dificuldades na leitura devido ao fato de o texto ser redigido sem objetividade, com muitas redundâncias.
→ Se ele enviou o texto com redundâncias (repetições desnecessárias), feriu o principio da concisão, que diz que a informação deve ser passada de forma econômica, sem muitas repetições. Imagine que você escreva um texto assim: "Eu entrarei para dentro, virarei à esquerda e subirei as escadas para cima. Na sala, irei encarar de frente o patrão"
Para aplicar o principio da concisão (texto pequeno, sem redundâncias) ao escrever, utilize, por exemplo, "ele subirá" em vez de "ele subirá para cima" ou, ainda, "encarar" em vez de "encarar de frente".