SóProvas


ID
3869911
Banca
FUNDATEC
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Relativamente à preservação de acervos bibliográficos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1
1. Conservação preventiva.
2. Conservação.
3. Restauração.

Coluna 2
( ) Consiste em ações diretas no bem cultural danificado ou deteriorado, com o objetivo de facilitar a sua percepção, apreciação e riscos potenciais de compreensão, respeitando suas propriedades estéticas, históricas e físicas.
( ) Conjunto de medidas que atuam contra a deterioração do acervo, com o objetivo de prevenir danos.
( ) Consiste em ação direta no bem cultural degradado, com o objetivo de estabilizar suas condições e retardar deterioração.
( ) Busca medidas que previnam danos ou reduzam a ação de potenciais riscos nas coleções.
( ) Conjunto de técnicas utilizadas para a recuperação dos suportes e/ou eliminação dos danos causados na documentação.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Conforme a USP (2008, p. 30-31):

    Conservação Preventiva: “consiste em ações indiretas para retardar a deterioração e prevenir danos através da criação das condições ideais para a preservação do bem cultural de acordo com a compatibilidade de seu uso social”. A conservação preventiva atua na busca de medidas que previnam danos ou reduzam a ação de potenciais riscos nas coleções, minimizando a deterioração para evitar tratamentos invasivos de estabilização.

    Conservação: consiste principalmente em ações diretas no bem cultural degradado, com o objetivo de estabilizar suas condições e retardar sua deterioração.

    Restauração: consiste em ações diretas no bem cultural danificado ou deteriorado com o objetivo de facilitar a sua percepção, apreciação e riscos potenciais de compreensão, respeitando suas propriedades estéticas , históricas e físicas.

    Gab. C

    Fonte: http://www.sibi.usp.br/wp-content/uploads/2016/11/Cadernos_de_Estudos_11_2008-Di%C3%A1logos-conserva%C3%A7%C3%A3o-de-acervos-de-bibliotecas.pdf