✅ Gabarito: C
✓ Temos um texto dissertativo-expositivo, o seu objetivo é de informar o leitor. A função da linguagem predominante é a referencial ou denotativa ou informativa.
➥ Nela o referente é o centro da mensagem; destaca-se o objeto, o assunto da mensagem de forma clara e objetiva; algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3ª pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc.; encontramos tal função predominantemente em textos jornalísticos, científicos, didáticos e afins (não literária).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
A questão é sobre função da linguagem e temos que informar qual função predomina no texto exposto
Ao ler o texto percebe-se que a ideia principal é passar uma informação de maneira clara sobre a vacina de uma determinada doença e que essa informação é passada de forma impessoal na terceira pessoa. Tendo essas informações podemos ver qual alternativa traz esses conceitos.
a) Função fática
Incorreta. Função fática o canal é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Observe o diálogo que compõe o texto abaixo.
Os exemplos mais típicos da predominância da função fática da linguagem são os cumprimentos diários ("bom dia", "boa tarde", ·oi", "Tudo bem?", "Como vai?"). as conversas de elevador ("Está quente. não?") ou as primeiras palavras de qualquer interação, quando não há ainda um assunto em foco e o objetivo dos interlocutores é começar a conversa.
b) Função conativa
Incorreta. Função conativa (ou apelativa) o locutário {receptor) é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Nesse tipo de função pode ocorrer também a exploração de recursos sonoros. Os textos publicitários são exemplos típicos da predominância da função conativa, pois geralmente têm como objetivo principal persuadir os interlocutores a aderir a uma ideia ou comprar determinado produto.
Ex: O comercia antigo do batom" “Compre batom, seu filho merece batom”, a frase era hipnótica.
c) Função referencial
Correta. A função referencial o referente é o foco, ou seja. ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Algumas marcas gramaticais e discursivas: uso da 3 a pessoa, denotação, impessoalidade, precisão, frases declarativas etc.; A função principal desse texto é informar o leitor, esclarecendo-o.
d) Função expressiva
Incorreta. Função emotiva (expressiva) o locutor (ou emissor) é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. O poema centra-se na expressão dos sentimentos, emoções e opiniões do eu lírico, sendo um texto muito pessoal. subjetivo. Esse destaque dado ao eu que enuncia é reforçado pela presença de verbos e pronomes na 1' pessoa: "vou de branco pela rua cinzenta." "Devo seguir até o enjoo?"
e) Função metalinguística
Incorreta. Função metalinguística o código é o foco, ou seja, ele determina as escolhas feitas na construção do texto. Leia este texto chamado poesia, de Carlos Drummond de Andrade: ".Gastei uma hora pensando em um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto. vivo."
A começar pelo título, "Poesia", percebe-se que o texto compõe-se de versos que falam sobre poesia. Nesse caso, no qual um poema fala de poesia, a função metalinguística é a predominante no texto.
Referência bibliográfica.
CEREJA, William Roberto Conecte : gramática reflexiva / William Roberto Cereja, Thereza Cochar Magalhães - 2. ed. - São Paulo: Saraiva, 2013.
GABARITO C
GABARITO LETRA C - CORRETA
Função referencial
Relembrando (minhas anotações resumidas de Guia do estudante - Abril)
Função referencial ou denotativa (também chamada de informativa) = Transmite dados e informações de modo aparentemente neutro e objetivo. É a linguagem típica dos textos jornalísticos.
Função Apelativa ou Conativa = convencer, conselhos, ordens
Função Expressiva ou emotiva = ponto de vista, emoção, subjetiva
Função Poética = Linguagem figurada, criativa, poesia, publicidade
Função Fática = início ou fim da conversa (sim, claro, sem dúvida)
Metalinguística = Código explica código (ex. uma poesia sobre poeta)