SóProvas


ID
3870109
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Conceição - PB
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema abaixo para responder a questão.


Moraliza o poeta nos ocidentes do sol a inconstância dos bens do mundo

Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,

Depois da Luz se segue a noite escura,

Em tristes sombras morre a formosura,

Em contínuas tristezas a alegria.


Porém se acaba o Sol, por que nascia?

Se formosa a Luz é, por que não dura?

Como a beleza assim se transfigura?

Como o gosto da pena assim se fia?


Mas no Sol, e na Luz, falte a firmeza,

Na formosura não se dê constância,

E na alegria sinta-se tristeza.


Começa o mundo enfim pela ignorância,

E tem qualquer dos bens por natureza

A firmeza somente na inconstância.


In: MATOS, Gregório de. Obra poética. Org. James Amado. Prep. e notas Emanuel Araújo. Apres. Jorge Amado. 3.ed. Rio de Janeiro: Record, 1992

Assinale a alternativa CORRETA quanto à figura de linguagem presente no último verso da primeira estrofe do poema:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    ➥ Em tristes sombras morre a formosura / Em contínuas tristezas a alegria”.(elipse).  

    ➥ O gramático Cegalla definie a elipse como a omissão de um termo ou oração que facilmente podemos subentender no contexto. É uma espécie de economia de palavras. Aqui só interessa a elipse como figura de estilo. Exemplos: As mãos eram pequenas e os dedos, finos e delicados. [elipse do verbo eram]”. A partir disso, conclui-se que a elipse representa a supressão de um termo que pode ser identificado pelo contexto com grande facilidade. Nos versos Em tristes sombras morre a formosura / Em contínuas tristezas a alegria”, vê-se que o termo “morre”, presente no penúltimo verso da primeira estrofe, não aparece no último, mas, pelo contexto, sabe-se que ele está lá, subtendido: - Em tristes sombras morre a formosura / Em contínuas tristezas (morre) a alegria”.

    ➥ Nesse contexto, vale destacar, ainda, que muitos gramáticos diferenciam elipse de zeugma, pois a supressão de um termo já citado seria um zeugma, como no caso acima, enquanto a supressão de um termo não citado, mas facilmente identificável seria a elipse, como em “fomos ao cinema”, em que a não escrita do pronome “nós” configuraria uma elipse, uma vez que ele não fora citado anteriormente, mas pode ser identificado sem grandes dificuldades. Todavia, cabe assegurar que zeugma é uma forma de elipse. Portanto, o candidato só fara a diferenciação citada caso a questão traga zeugma e elipse nas alternativas. Assim, o item D está correto.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Em contínuas tristezas morre a alegria.

    Logo, é uma elipse, pois há omissão de uma palavra.

  • Para muitas gramáticas, em vez de elipse teríamos um zeugma, já que o verbo "morrer" já foi mencionado e ocultado no verso seguinte.

    Neste contexto, elipse se difere do zeugma, pois na elipse o verbo foi ocultado, porém não houve sua ocorrência anterior.

    Gabarito letra D!