Conforme Fujita (2012, p. 19):
Houghton e Convey (1977) as funções de armazenamento e recuperação consistiam das operações para indexação:
⇒ Armazenamento
A análise do assunto do documento pelo indexador;
A tradução dos conceitos analisados para a linguagem de indexação do sistema;
A organização dos arquivos pelos quais a base de dados é composta.
⇒ Recuperação
A análise da questão da busca;
A tradução da questão em linguagem de indexação do sistema;
A formulação da estratégia de busca.
Gab. C
GIL LEIVA, Isidoro; FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. Política de indexação. São Paulo : Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2012. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Publicacoes/politica-de-indexacao_ebook.pdf
A questão aborda conceitos gerais sobre os processos de indexação.
A qualidade do processo de indexação reflete diretamente no processo de recuperação da informação em um sistema. Fatores como a análise precisa dos assuntos apresentados nos documentos e o uso de linguagens de indexação na representação padronizada e controlada dos descritores favorecem uma indexação de melhor qualidade.
A recuperação também é favorecida pela organização dos itens na base e o tempo de resposta do sistema.
Porém, um fator determinante na qualidade da indexação é a contextualização do processo em relação ao usuário, à unidade de informação e ao sistema.
Uma indexação de alta qualidade é aquela que consegue antecipar o processo de recuperação da informação, identificando como determinado documento será procurado, quais termos de busca seriam utilizados para encontrá-lo no contexto que a unidade de informação se insere.
Logo, a análise da questão de busca (letra C) se apresenta como a alternativa correta neste caso. Esta operação “ensaia" o comportamento do usuário diante do sistema dotado de determinada demanda informacional. Antecipar esta demanda no processo de indexação resultará em maior qualidade e precisão no processo de recuperação da informação.
Gabarito do Professor: Letra C .