SóProvas


ID
3873001
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Sobre os padrões de potabilidade e controle da qualidade da água, é FALSO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GAB: Alternativa D está ERRADA

     

    Art. 34 - É obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/L de cloro residual livre ou 2 mg/L de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/L de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede).

  • Gabarito letra D, ok.

    Porém a alternativa C está bem estranha ao meu ver.

    As águas devem PELO MENOS passar por processos de desinfecção (classe especial), até ai ok. Porém, não creio ser o fato de estar em manancial superficial que vai dizer se precisa ou não de filtração, mas sim a classe a que está enquadrada.

    Ex.: classe especial (desinfecção); classe 1 (trat. simplificado); classe 2 (trat. convencional); classe 3 (trat. avançado).

    Há mananciais superficiais enquadrados como classe especial por aí.

    Se estiver equivocado, podem me corrigir.

  • A) Certa.

    Art. 35. No caso do uso de ozônio ou radiação ultravioleta como desinfetante, deverá ser adicionado cloro ou dióxido de cloro, de forma a manter residual mínimo no sistema de distribuição (reservatório e rede), de acordo com as disposições do art. 34. (Origem: PRT MS/GM 2914/2011, Art. 35)

    B) Certa.

    C) Art. 24. Toda água para consumo humano, fornecida coletivamente, deverá passar por processo de desinfecção ou cloração.

    Parágrafo Único. As águas provenientes de manancial superficial devem ser submetidas a processo de filtração