SóProvas


ID
3873382
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos aspectos de crescimento e desenvolvimento, verifique as assertivas sobre os reflexos da criança e assinale a alternativa correta.

I. Reflexo cutâneo plantar: obtido pelo estímulo da porção lateral do pé. No RN, desencadeia extensão do hálux. A partir do 13º mês, ocorre flexão do hálux. A partir desta idade, a extensão é patológica.
II. Reflexo de Moro: medido pelo procedimento de segurar a criança pelas mãos e liberar bruscamente seus braços. Deve ser sempre simétrico. É incompleto a partir do 3º mês e não deve existir a partir do 6º mês.
III. Reflexo tônico-cervical: rotação da cabeça para um lado, com consequente extensão do membro superior e inferior do lado facial e flexão dos membros contralaterais. A atividade é realizada bilateralmente e deve ser simétrica. Desaparece até o 3º mês.
IV. Apoio plantar, sucção e preensão palmar: desaparecem até o 6º mês.

Alternativas
Comentários
  • REFLEXOS: reflexo cutâneo plantar: estímulo da porção lateral do pé do RN → ocorre a extensão do hálux;a partir do 13º m → ocorre a flexão do hálux, a partir dessa idade a extensão é patológica; Reflexo Moro: segurar a criança pelas mãos e liberar bruscamente seus braços → simétrico; é incompleto aos 3º mês e não deve existir a partir do 6º mês;Reflexo tônico-cervical: rotação da cabeça p/ um lado, → extensão do Membro Superior (MS) e Membro Inferior (MI) do lado facial e flexão dos membros contralaterais; a atividade é realizada bilateralmente → simétrica. Desaparece até o 3º mês;apoio plantar, sucção e preensão palmar: desaparecem até o 6º mês. Fonte: Rômulo Passos. Gabarito correto: Letra C 

  • Reflexos:

    Apoio Plantar: sucção e preensão palmar, desaparecem até o 6° mês;

    Preensão dos artelhos: desaparece ate o 11°mês;

    Reflexo cutâneo plantar: estimulo da porção lateral do pé do RNocorre a extensão do hálux; a partir do 13°mês; ocorre a flexão do hálux; a partir dessa idade a extensão é patológica.