SóProvas


ID
3873850
Banca
AOCP
Órgão
COREN-SC
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Qual princípio orçamentário que deve conter todas as receitas e todas as despesas do estado e está claramente incorporado na legislação orçamentária brasileira, podendo ser constatado na lei 4.320/64 art.2, conforme texto abaixo, o seu dever de cumprimento a regra? Art.2. A lei do orçamento conterá a discriminação da receita e despesa, de forma a evidenciar a política econômica-financeira e o programa de trabalho do governo, obedecidos os princípios de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • GABARITO: Letra B.

    Art. 2º da Lei 4.320/65.

    Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos os princípios de unidade, universalidade e anualidade.

    Bons estudos.

  • CF88, LEI 4320/64 nos ensina:

    ☆UNIVERSALIDADE☆

    Estabelecido, de forma expressa, pelo caput do art. 2º da Lei no 4.320/ 1964, recepcionado e normatizado pelo § 5º do art. 165 da Constituição Federal, determina que a LOA de cada ente federado deverá conter todas as receitas e despesas de todos os poderes, órgãos, entidades, fundos e fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

    ☆Gabarito letra B☆

  • unidade, universalidade e anualidade

  • Bizu dos principais princípios da AFO:

    Unidade

    o orçamento deve ser uno, isto é, apenas um orçamento para cada ente federativo.

    Totalidade

    visa possibilitar a coexistência de múltiplos orçamentos que, entretanto, devem sofrer consolidação de forma a permitir uma visão geral do conjunto das finanças públicas.

    Anualidade

    dispõe que o orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano.

    Exclusividade

    dispõe que a lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou finaceira, não contento dispositivo estranho à previsão da receita e a fixação da despesa. Ou seja, limita o conteúdo da lei orçamentária, impedindo que nela se inclua normas pertencentes a outros campos jurídicos, como forma de se tirar proveito de um processo legislativo mais rápido.

    Equilíbrio

    dispõe que o montante da despesa autorizada em cada exercício não poderá ser superior ao total da receita estimada para o mesmo período. (Evita o defícit fiscal)

    Especialização ou discriminação

    dispõe que as receitas e despesas devem aparecer de forma discriminada, de tal forma que se possa saber de forma detalhada, as origens dos recursos e sua aplicação.

    Orçamento bruto

    todas as parcelas da receita e da despesa devem aparecer no orçamento em seus valores brutos, sem qualquer redução, visando impedir, portanto, a inclusão de valores líquidos.

    Universalidade

    o orçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas.

    Não vinculação do produto dos impostos

    proíbe a vinculação da receita de impostos a órgão, fundo ou despesa.

    Unidade de tesouraria

    estabelece que o recolhimento de todas as receitas far-se-á em estrita observância ao princípio de unidade de tesouraria, vedada qualquer fragmentação para criação de caixas especiais.

    Estratégia concursos/ Profº Leandro Ricardo M. Silveira