Gabarito''E''.
A designação “Bioma Caatinga” é uma classificação regional para o território brasileiro. São áreas cuja vegetação se desenvolve sob um clima do tipo semiárido com médias anuais entre 25° C e 32° C e baixos índices pluviométricos, raramente passando dos 800 mm anuais. Nas regiões mais áridas do bioma, os cactos são elementos comuns, adaptados às condições secas e se destacam nas paisagens, principalmente nos períodos mais críticos. Na Caatinga ocorre as matas brancas, vegetação de formação florestal com espécies que perdem mais de 50 % da sua massa foliar, também conhecidas como florestas decíduas.
- I. É um bioma exclusivamente brasileiro. (CORRETO)
Na classificação regional dos biomas para o território brasileiro, a Caatinga é um bioma que ocorre no Nordeste do Brasil e no Norte de Minas Gerais, sem consideração de registros em outros locais, ocupando segundo IBGE, pouco mais de 10% do território Brasileiro.
- II. Os solos contém boa quantidade de minerais, porém são rasos, pedregosos e com pouca umidade, o que dificulta a atividade agrícola. (CORRETO)
Em função do baixo volume de chuvas e o alto teor de argila nos solos da Catinga, os minerais contidos nesses solos não são lixiviados do mesmo modo com o que ocorre nos outros biomas. Dessa forma, esses solos são considerados ricos em minerais.
- III. A vegetação é formada por espécies xerófitas, plantas que se adaptam à baixa umidade, das quais muitas são endêmicas. (CORRETO)
Devido ao clima semiárido e solos com baixa umidade, as espécies que são capazes de se desenvolverem nesse ambiente possuem adaptações especificas, como a perda de massa foliar em períodos de grande escassez de água ou grande volume de espinhos. Sendo assim, muitos dessas espécies são próprios desse ambiente. Essas plantas são classificadas como xerófitas, tendo as cactáceas como um importante exemplo de grupo de espécies desse tipo.
Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!
CAATINGA
↳ A Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro e compreende cerca de 11% do território nacional e 70% da Região Nordeste. Apresenta uma grande biodiversidade.
[...]
Características:
↳ A Caatinga apresenta diversas particularidades, principalmente em relação à adaptação climática das plantas e animais. Esse bioma é afetado por secas extremas e períodos de estiagem, característicos do clima semiárido. Por essa razão, a vegetação precisou desenvolver mecanismos de sobrevivência em razão da pouca disponibilidade de água. A fauna é bastante diversificada e também é marcada pelas adaptações ao clima, como as recorrentes migrações nos períodos de estiagem.
[...]
Localização:
↳ A Caatinga localiza-se na Região Nordeste do Brasil e compreende os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Pernambuco, Sergipe e Bahia. Também ocorre em algumas faixas da Região Sudeste que ficam ao norte do estado de Minas Gerais.
[...]
Clima:
↳ O clima que compreende a região da Caatinga é o tropical semiárido. Esse clima é marcado por longos períodos de estiagem, isto é, sem chuvas. O índice pluviométrico é abaixo dos 800 mm/ano. As temperaturas são geralmente elevadas, com uma média de 27 ºC, podendo alcançar números maiores, superiores a 32 ºC. Durante o período de chuva, os índices pluviométricos podem atingir os 1000 mm/ano. Já nos períodos mais secos, há uma baixa, chegando a 200 mm/ano.
[...]
Devastação:
↳ A Caatinga é considerada uma das 37 regiões do planeta que devem ser conservadas, pois contribui para a manutenção das características climáticas locais e globais, além de apresentar grande biodiversidade. Sua preservação é fundamental, principalmente porque esse bioma é o berço de diversas nascentes que abastecem o sertão nordestino.
↳ O bioma Caatinga é um dos mais devastados do Brasil, tendo sua área destinada a atividades agropecuárias, que aumentam o desmatamento.
A região semiárida abrangida por esse bioma é a mais povoada do mundo, sendo habitat para cerca de 28 milhões de pessoas, que tiram do bioma os recursos necessários para a sua sobrevivência. Além dessa intensa exploração dos recursos naturais, há o aumento da expansão da fronteira agrícola para viabilizar a produção agrícola e pecuária, acarretando então o aumento do desmatamento. Segundo o Ibama, até 2008, o desmatamento na Caatinga chegava a 45%. Dados do MapBiomas (Sistema de Monitoramento dos Biomas do Brasil) apontam que a Caatinga perdeu aproximadamente 11 milhões de hectares entre 2000 e 2016.
[...]
Causas de Desmatamento:
- Extração de Lenha (causa principal);
-Atividades agropecuárias; e
- Desertificação.
[...]
____________
Fontes: Brasil Escola; Questões da CESPE.