SóProvas


ID
3874225
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Coronel Bicaco - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XIV, a Itália renovou-se pelo interesse às artes clássicas da Grécia e de Roma. Período histórico, conhecido como uma era “gloriosa”, com rompimentos a estagnação cultural, trata-se de uma atmosférica artística e intelectual de caráter urbano. Em outras palavras, esse novo olhar cultural é chamado na historiografia de:

Alternativas
Comentários
  • Renascimento Cultural foi um movimento que se iniciou na Península Itálica no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Os artistas e pensadores inspiravam-se no humanismo e na revalorização da Antiguidade Clássica. Na idade Moderna, a arte e o saber se voltaram para o mundo concreto e a capacidade do ser humano em transformá-lo.

    Uns dos traços mais marcantes do Renascimento foi o racionalismo e o humanismo.

    As obras existentes na Península Itálica, favorecida por haver sido a sede do Império Romano, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura, a cultura e a filosofia da Antiguidade greco-romana serviriam de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a transformação de seus valores e ideias.

    Fonte: Toda Materia

  • a própria introdução já fala em cultura, e séc. XIV tá ligado o Renascimento cultural.

  • Surgido na Itália no século XIV, e se estendendo até o século XVII por toda a Europa (ou seja, na passagem da Idade Média para a Moderna), o RENASCIMENTO, aqui chamado de Renascimento Cultural, foi um movimento que promoveu a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos seguintes segmentos:

    ·     Artes;

    ·     Cultura; e

    ·     Ciências.

    Resposta: C