Gabarito: C
Questão interpretativa. Isso dificulta, um pouco, a assimilação com o conteúdo. Todavia, deixo a minha singela contribuição (mesmo errando a questão).
O fato, é que a Teoria de Herzberg, não diverge da Teoria de Maslow. O motivo, é que as "necessidades fisiológicas", por exemplo, mais as "necessidades de segurança", equivalem aos fatores "higiênicos" de Herzberg. Já as "necessidades de estima" e de "autorrealização" de Maslow, equivalem aos fatores motivacionais de Herzberg.
OBS.:
Me baseei no material resumido da Prof. Ana Paula - do IAP CURSOS.
A teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow busca estabelecer que as pessoas são motivadas por cinco tipos distintos de necessidades: fisiológicas, de segurança, de afeto, de estima e de autorrealização. Qual outra teoria alternativa que pode se apresentar como substituta para a teoria de Maslow?
X A teoria das Diferenças Individuais.
A teoria da Hierarquia das Necessidade de Maslow estudou o comportamento para motivar pessoas, já na Teoria das Diferenças Individuais de Hans Eysenck associou o estudo do temperamento.
X A teoria das Hierarquias Alternativas.
✓ A teoria do Comportamentalismo.
Utiliza-se em suas bases conceituais a teoria da Hierarquia das Necessidades desenvolvida por Abraham Maslow, na qual o comportamento e motivação das pessoas dentro de seu ambiente de trabalho estão diretamente relacionados à satisfação de certas necessidades.
X A teoria das Necessidades Secundárias de Mcclelland.
As teorias de motivação podem ser divididas em teorias de processo e de conteúdo. As teorias de processo procuram explicar o modo em que o comportamento é motivado – o como.
Já as teorias de conteúdo se concentram nas razões que levam o indivíduo a ficar motivado.
A teoria de Mcclelland não foi comportamental (processo), mas sim de conteúdo.
A teoria das necessidades de Mcclelland (1953) embora, como Maslow, trate as necessidades como de origem biológica, não as considera pela perspectiva da hierarquia. Afirma que há 3 tipos de necessidades: poder, afiliação e realização; que se interrelacionam e e apresentam em níveis variados de intensidade nas pessoas, conforme seus perfis psicológicos e os processos de socialização aos quais estiveram submetidas.
X A teoria de Herzberg.
Ele desenvolveu uma teoria bifatorial, composta por fatores higiênicos, que são extrínsecos ao indivíduo, e por fatores motivadores, considerados intrínsecos ao trabalho.
Pela teoria os fatores que motivam os funcionários são intrínsecos e associados a sentimentos positivos, enquanto os fatores extrínsecos, denominados de higiene, apenas previnem a insatisfação, mas não são suficientes para gerar motivação.
▬ Intrínsecos – Fatores motivacionais
↪ Conteúdo do cargo
↪ Sob controle do funcionário
↪ Crescimento individual, autorrealização
↪ Natureza do cargo
↪ São motivadores
↪ Se presentes provocam motivação
▬ Extrínsecos – Fatores higiênicos
↪ Ambiente de trabalho
↪ Fora do controle dos funcionários
↪ Salário, chefia, benefícios, normas, etc.
↪ São preventivos
↪ Evitam a insatisfação
↪ Não é que leva à insatisfação, mas evita a insatisfação
Fonte: Tecconcursos