SóProvas


ID
3875878
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir sobre o sistema imunológico humano.

I. Um dos mecanismos de defesa imunológica dos seres humanos são células que fagocitam antígenos, que por ventura entrem em contato com o nosso organismo. Entre essas células pode-se citar os neutrófilos, os macrófagos e os linfócitos “assassinos naturais” (linfócitos NK).

II. A resposta imunológica é ativada quando os linfócitos B e T identificam uma proteína ou um polissacarídeo estranho ao corpo humano.

III. Uma outra forma de atuação do sistema imune é a produção de substâncias chamadas de interferons. Essas proteínas proporcionam uma forma de defesa inata contra infecções virais.

IV. Quando se entra em contato com um vírus pode-se afirmar, por exemplo, que a intensidade da resposta é a mesma em todos os contatos com o antígeno, pois o sistema imunológico é dotado de uma propriedade chamada de memória imunológica.

Estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Explicando a diferença da resposta imunológica inata e adquirida.

    Inata: não é especifica mas é rápida. Nela temos as primeiras linhas de defesas como a pele já a segunda linha de defesa estão os interferons, o sistema complemento e a inflamação.

    Adquirida: específica e mais lenta essa resposta pode ser: Celular- sem anticorpos, tem a participação do linfócitos TCD8. Já na resposta humoral tem anticorpos, aqui vão participar os linfócitos CD4 e B.

  • I - Incorreta - Pois linfócitos NK não realizam fagocitose, mas realizam funções apoptóticas semelhantes as células T citotóxicas em células infectadas.

    IV - Incorreta - Pois a resposta imune gerada pela memória imunológica graças a exposição secundária ao mesmo antígeno é conhecida como resposta secundária.

    Ela é uma reposta mais intensa e mais rápida que elimina o antígeno rapidamente, diferente da resposta primária que é gerada após a primeira exposição ao antígeno, cujo é lenta e de baixa magnitude.

    Conclusão a intensidade da resposta não é a mesma em todos os contatos, diferente da imunidade inata que responde da mesma forma após vários contatos seguidos do mesmo patógeno.

  • A questão cabe recurso. A afirmativa II também está incorreta. A resposta imunológica é ativada quando macrófagos e células dendríticas residentes no tecido reconhecem PAMPS e DAMPS. Os macrófagos liberam citocinas pró-inflamatórias e quimiocinas para atrair neutrófilos e monócitos da corrente sanguínea, enquanto as células dendríticas migram para os linfonodos para apresentar o antígeno para os linfócitos T. Até tem a sub-população de linfócitos da imunidade inada, com um repertório de TCRs para reconhecer um número limitado de antígenos. Mas, não temos uma resposta imune adaptativa se não tivermos a expansão clonal de linfócitos T, só possível se a célula dendrítica apresentar o antígeno.