- ID
- 3880417
- Banca
- Instituto UniFil
- Órgão
- Prefeitura de Cunha Porã - SC
- Ano
- 2020
- Provas
- Disciplina
- Fisioterapia
- Assuntos
Há inúmeras alterações cognitivas que podem acometer indivíduos que sofreram acidente vascular encefálico (AVE), dentre essas alterações há a apraxia que consiste na incapacidade de executar, sob solicitação, tarefas que exijam combinação de atos motores em sequência lógica, para sua completa realização. Analise as definições abaixo, relacione com o tipo de apraxia a qual se refere, e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
1. Caracteriza-se pela falta de memória dos padrões cinestésicos necessários à execução da tarefa solicitada e é observada em lesões do giro pré-central.
2. Caracteriza-se pela falta de alcance e fixação da finalidade dos movimentos que compõem a tarefa solicitada e é notada em lesões difusas.
3. Caracteriza-se pela incapacidade de execução de determinada tarefa, embora os movimentos desse ato estejam presentes em ações automáticas, esse tipo de apraxia é observado geralmente em lesões do hemisfério dominante, envolvendo o giro supramarginal.
4. Denota uma perturbação da transferência inter-hemisférica pela secção calosa, o que provoca a ignorância de um hemicorpo em relação ao outro, é caracterizada clinicamente por um comportamento conflitante intermanual.
5. Designa, num doente não parético, a incapacidade de usar os membros inferiores, sendo que o sujeito não consegue avançar os membros de forma alternada ou faz isso de maneira rudimentar, com tendência a retropulsão, é observada nas lesões frontais ou nos casos de demência.
A. Apraxia magnética.
B. Apraxia ideomotora.
C. Apraxia de marcha.
D. Apraxia motora.
E. Apraxia ideatória.