SóProvas


ID
3880597
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base no Programa Previne Brasil, instituído pelo Governo Federal por meio da Portaria n° 2.979, de 12 de novembro de 2019, analise as assertivas a respeito do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e assinale a alternativa correta.


I. O gestor municipal poderá manter os profissionais das equipes multiprofissional apenas no estabelecimento de Atenção Primária sem vinculação a nenhuma equipe.

II. A revogação dessa normativa não impacta no credenciamento de novas equipes de NASF-AB, nem nas solicitações encaminhadas anteriormente.

III. O objetivo de tal normativa é dar autonomia ao gestor municipal e flexibilidade na construção da Atenção Primária à Saúde, favorecendo o desenvolvimento de melhorias na situação sanitária e epidemiológica da população.

IV. Nesse novo modelo de financiamento haverá prejuízos nos valores repassados quando comparados aos valores repassados anteriormente.

Alternativas
Comentários
  • Pode cadastrar os profissionais:

  • -> A portaria 2979 de 12/11/2019 revogou a portaria 3124 de 28/12/2012, onde acaba com as modalidades NASF 1, 2 e 3 e institui o programa " PREVINE BRASIL" que passou a ser o novo modelo de financiamento da AB.

    ->FORAM TAMBÉM REVOGADOS:

    -> Os parâmetros de custeio do NASF - AB

    -> DESTA FORMA -> a composição de equipes multiprofissionais deixa de estar vinculadas às equipes do NASF -AB -> 1, 2 e 3.

    -> NESSE CASO -> o gestor municipal passa a ter autonomia para compor suas equipes multiprofissionais definindo -> os profissionais, a carga horária e os arranjos da equipe.

    -> O gestor municipal pode cadastrar esses profissionais da seguinte forma:

    -> Equipes multiprofissionais -> cadastrar diretamente nas eSF e eAP ampliando sua composição mínima;

    -> poderá, ainda, manter os profissionais cadastrados no SCNES como equipe NASF-AB;

    *Nesse caso, o município que irá custear, se quiser manter esse vinculo.

    -> ou cadastrar os profissionais apenas no estabelecimento de AP sem vinculação a nenhuma equipe.

    SE LIGA !!!

    -> A partir de 2020, o MS não realizará mais o credenciamento de NASF-AB e as solicitações serão arquivadas.

  • Gabarito está errado! 1- O gestor poderá alocar os profissionais nas eAP e eSF ou deixa-los cadastrados no estabelecimento de saúde sem vinculo a nenhuma equipe. 2- Não serão mais aceito novos credenciamentos de NASF-AB. 3- Certa. 4- Não vi em nenhum lugar da portaria que esse programa vai atrapalhar o financiamento da AB.