SóProvas


ID
3880609
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Conselho Federal de Enfermagem, através da Resolução n° 567 de 2018, regulamenta a atuação da equipe de enfermagem no cuidado aos pacientes com feridas. Com relação ao tema de feridas, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.


I. A contaminação refere-se a presença do microorganismo dentro da ferida com limitada proliferação, ainda sem estimular criticamente a resposta do hospedeiro. Nesta condição, a presença de bactérias não impede a cicatrização.

II. A colonização refere-se a presença de microorganismos não proliferativos dentro da ferida e que não parecem estimular criticamente a resposta imune do hospedeiro. Todas as feridas abertas são contaminadas com micro-organismos.

III. Infecção local ocorre quando bactérias ou outros micro-organismos penetram profundamente dentro do tecido da ferida e sua proliferação atinge um quantitativo que estimula o sistema imune do hospedeiro, mas de forma restrita a um ambiente, sistema ou estrutura.

Alternativas
Comentários
  • Contaminação e infecção têm significados diferentes: contaminação é a transmissão de impurezas ou de elementos nocivos capazes de prejudicar a ação normal de um objeto. Infecção é a invasão de tecidos corporais de um organismo hospedeiro por parte de organismos capazes de provocar doenças.

  • Contaminação - Presença de micro-organismos não proliferativos dentro da ferida e que não parecem estimular criticamente a resposta imune do hospedeiro. Todas as feridas abertas são contaminadas com micro-organismos. Feridas crônicas tornam-se contaminadas através da própria microbiota do hospedeiro e das mãos profissional de saúde que não realizam a correta higienização das mãos, além da exposição a bactérias do ambiente, superfícies e artigos utilizados na assistência. Se o hospedeiro não for imunocomprometido, ele rapidamente vai destruir estas bactérias contaminantes através da fagocitose.

    Colonização - A presença do micro-organismo dentro da ferida com limitada proliferação, ainda sem estimular criticamente a resposta do hospedeiro. Nesta condição, a presença de bactérias não impede a cicatrização. Os micro-organismos nesta fase, podem ser provenientes da microbiota normal ou de fontes exógenas como os ambientes hospitalar e ambulatorial.

    Infecção Local – Ocorre quando bactérias ou outros microorganismos penetram profundamente dentro do tecido da ferida e sua proliferação atinge um quantitativo que estimula o sistema imune do hospedeiro, mas de forma restrita a um ambiente, sistema ou estrutura. Em feridas crônicas a infecção local apresenta se frequentemente com sinais sutis que podem evoluir para mais evidentes sinais clássicos de infecção. 

    Fonte: 1a RECOMENDAÇÃO BRASILEIRA PARA O GERENCIAMENTO DE BIOFILME EM FERIDAS CRÔNICAS E COMPLEXAS 2018. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENFERMAGEM EM FERIDAS E ESTÉTICA - SOBENFEE