SóProvas


ID
3881113
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A tendência liberal renovada manifesta-se por várias versões: a renovada progressista ou pragmática; a renovada não-diretiva; a culturalistas; a piagetiana; entre outras, todas relacionadas com os fundamentos da Escola Nova ou Escola Ativa. Dentre as citadas, qual tem John Dewey e Anísio Teixeira como seus representantes mais significativos?

Alternativas
Comentários
  • Renovada progressista ou pragmática.

  • TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

    As tendências pedagógicas são visões de mundo que carregam consigo diferentes concepções filosóficas da história, da sociedade e da humanidade. A tendências pedagógicas são divididas, segundo Libâneo (1990) e Saviane (1977), em dois grandes grupos: Liberais e Progressistas. Cada um desses grupos contém tendências que se diferenciam entre si.

    TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL

    As tendências pedagógicas liberais caracterizam-se por serem conservadoras e por visarem a formação de alunos para desempenhar papéis sociais dentro da sociedade, ignorando-se as desigualdades sociais.

    Tradicional: pautada na transmissão de conhecimentos, padrões, normas e modelos dominantes para os alunos. O aluno aprende de maneira mecânica e repetitiva, o professor é o centro do ensino-aprendizagem.

    Renovadora Progressista: Caracteriza-se por se centralizar no aluno, que passa a ser um ser ativo e curioso. A ideia predominante é a do “só aprende fazendo”. O professor é um facilitador.

    Renovadora não diretiva (Escola Nova): Anísio Teixeira foi o grande pioneiro dessa tendência no Brasil, seguindo as ideias de John Dewe. Caracteriza-se por se centrar no aluno. Preocupa-se mais com o psicológico do que com o social ou pedagógico.

    Tecnicista: Skinner foi o expoente principal dessa corrente psicológica, também conhecida como behaviorista. Se caracterizava por ter o professor como depositário do conhecimento, também como detentor e controlador do conhecimento a ser ensinado aos alunos. Tinha por objetivo, dentre outros, o de capacitar alunos para o mercado de trabalho.

    TENDÊNCIA PEDAGÓGICA PROGRESSISTA

    Partem de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação e é uma tendência que não condiz com as ideias implantadas pelo capitalismo.

    Libertadora: Tem como expoente o professor Paulo Freire, autor do livro “Pedagogia da Autonomia”. Essa tendência vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido. Visava a transformação social por meio da consciência de o oprimido deve saber que o é. O professor coordena atividades e atua juntamente com os alunos.

    Libertária: Espera-se, nessa tendência, que o aluno se torne libertário e autogestionário do conhecimento. Os conteúdos, apesar de disponibilizados, não são cobrados do aluno, e o professor é tido como um conselheiro/orientador à disposição do aluno.

    “Crítico-social dos conteúdos” ou "Histórico-Crítica": Essa tendência ganhou força no Brasil nos anos 1970, e caracteriza-se por focar os conteúdos no seu confronto com a realidade. O aluno é preparado para a vida adulta e o professor é o mediador entre conhecimento/conteúdo e o aluno

  • Gente, Renovada Progressista? Não seria Renovada Progressivista?

  • ELES SÃO DA NAO DIRETIVA OU PROGRESSISTAS? FIQUEI NA DUVIDA AGORA.

  • Essa questão está errada???? John Dewey e Anísio Teixeira são das tendências PROGRESSIVISTA. ??????????

  • QUESTÃO COMPLETAMENTE ERRADA! VISTO QUE AS TENDÊNCIAS SE DIVIDEM EM LIBERAIS E PROGRESSISTAS. A PROGRESSIVA OU PROGRESSIVISTA ESTÁ DENTRE AS LIBERAIS.

  • QUESTÃO ERRADA!!! TRATA-SE DA TENDENCIA RENOVADA PROGRESSIVISTA!!! PORTANTO QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO,POIS NÃO HÁ NENHUMA ALTERNATIVA CORRETA.

  • John Dewey e Anísio Teixeira são representantes da pedagogia renovada “progressista” ou pragmática. Note que a banca utilizou o termo “progressista” vinculando-o à pedagogia renovada. Embora particularmente eu prefira o termo “progressista” é possível encontrar na literatura quem utilize o termo trazido pela questão (“progressista”). Fiquem atentos a essa sutil diferença!

    GABARITO: alternativa “D”

  • Renovada progressista não existe. O correto seria renovada progressivista.

  • Essas duas formas são corretas, renovada progressista, renovada progressivista e pode ser chamada também de renovada progressiva.

  • Renovada progressivista. As progressistas são: Libertária, Libertadora e Crítico- Social dos conteúdos.