-
Gabarito: B
Na escola científica, o foco são as tarefas. Importantes métodos científicos são a observação e a mensuração.
Características da administração científica:
1. Análise do trabalho e do estudo de tempos e movimentos.
2. Estudo da fadiga humana.
3. Divisão do trabalho e especialização do operário.
4. Desenho de cargos e de tarefas.
5. Incentivos salariais e prêmios de produção.
6. Conceito de homo economicus (movido por recompensas financeiras)
7. Condições ambientais de trabalho.
8. Padronização
9. Supervisão funcional
Bons estudos!
-
É um absurdo esse gabarito. Incentivos salariais eram um objetivo da Administração Científica? Os donos das fábricas queriam pagar mais? Nossa senhora...
Isso era um método para conseguir o objetivo, que era o aumento da produtividade.
-
Carlos Felipe, Taylor foi o percursor do conceito de "homo economicus", segundo o qual o único incentivo que faria o homem trabalhar mais seria o dinheiro. Segundo ele também, o trabalhador era preguiçoso e trabalhava aquém do que podia. Então ele começou a pagar os operários por produtividade; quem produzia acima dos padrões recebia mais. Não pagava mais porque era bonzinho, e sim porque ele queria que a produção aumentasse..
-
Precursor** corrigindo meu comentário.
-
"Taylor procurou aplicar a Administração Científica nos padrões de produção: padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para a execução de tarefas e prêmios de produção para incentivar a produtividade. Embora Taylor se preocupasse mais com a filosofia – com a essência da ideia que exige uma revolução mental tanto da parte da direção como da parte dos operários –, a tendência de seus seguidores foi uma preocupação maior com as técnicas do que com a filosofia da Administração Científica.
O principal objetivo da administração é assegurar, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao patrão e ao empregado. Assim, deve haver identidade de interesses entre empregados e empregadores". (Fonte: Chiavenato!)
-
Gabarito Letra B
Administração Científica
*Taylor enfocava o estudo dos tempos e movimentos dos empregados como forma de melhorar o desempenho do chão de fábrica.
*Os métodos científicos ficaram conhecida como Organização Racional do Trabalho (ORT), que tem os seguintes fundamentos: (princípios da ORT).
1. Análise do trabalho em si e estudo dos tempos e movimentos: ESTE É FEITO PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DO TRABALHO COM MAIOR EFICIÊNCIA, FAZER MAIS COM MENOS.
2. Estudo da fadiga humana:
3. Divisão do trabalho e especialização do trabalhador:
4. Desenho de cargos e tarefas:
5. Incentivos e prêmios salariais por produção:
6. A ideia do Homo Economicus:
7. O ambiente de trabalho:
8. Padronização:
-
-
Adm. Científica: Taylor – Tarefas, operacional, homo economicus, estudos de tempos e movimentos, prêmios por produção e incentivos.
Clássica: Fayol: estrutura, tático, divisão do trabalho. Previsão, Organização,Coordenação, Comando e Controle. (POC3C) - Mecanicista