( ) As contas do Ativo são apresentadas no Balanço Patrimonial segundo sua ordem decrescente de exibilidade.
Falso. As contas do ativo seguem a ordem decrescente de LIQUIDEZ (primeiro as mais fáceis de serem convertidas em dinheiro). As contas do passivo seguem a ordem decrescente de exigibilidade (as mais próximas do vencimento em primeiro).
( ) A conta Caixa é uma conta patrimonial, cuja natureza do saldo é devedora e compõe o Ativo.
Verdadeiro. A conta Caixa é parte do Ativo, ou seja, faz parte do patrimônio de uma empresa. Por ser uma conta do Ativo, sua natureza é devedora.
Dica: Dá pra guardar contas do passivo sendo credoras pois são as obrigações que uma empresa deve pagar, assim como nós pagamos nosso cartão de crédito. Ou seja, todo crédito concedido que nos torna capazes de operar, assim já é possível resumir como credoras as contas do passivo e PL. As receitas também são credoras, pois esse crédito resulta em receita.
Já ativos são devedores pois sua natureza é dever/prover a nossa operação, ou seja, ser despendido/gasto com o intuito de gerar atividade. Logo uma despesa também é devedora, pois compartilha o mesmo intuito.
( ) A conta Duplicatas Descontadas é apresentada no Ativo e seu saldo é credor.
Falso. Duplicatas descontadas são vistas como uma espécie de empréstimo, portanto é uma obrigação que a qualifica como uma conta do passivo. Sendo do passivo, como dito no item anterior, sua natureza é credora.
( ) Fornecedores e Salários a pagar compõem o conjunto de contas representativas das origens dos recursos e o seu saldo é credor.
Verdadeiro. Fornecedores e Salários a pagar são contas do passivo, logo são credoras. O passivo é entendido como o crédito que terceiros oferecem para que a empresa se torne capaz de operar. O ativo é a aplicação desses recursos para gerar resultado.
( ) A conta Vendas é uma conta de resultado e seu saldo é devedor.
Falso. A conta Vendas é uma conta de resultado (não é do balanço patrimonial) podendo ser qualificada como receita. A receita é resultado do crédito que nos torna capazes de operar, como dito anteriormente, então tem natureza credora. As despesas que possuem natureza devedora pois são resultado do dever/prover a operação.