-
O remanso hidráulico é uma sobre-elevação brusca da superfície líquida.
Essa é a definição de ressalto hidráulico, não?
https://engucm.files.wordpress.com/2015/05/classificacao-dos-escoamentos-livres.jpg?w=1024&h=424&crop=1
-
Questão passível de anulação pra mim.
-
Essa afirmativa I eu já vi em mais de uma questão. Se alguém puder explicar um pouco eu ficaria muito agradecido. Honestamente não consigo entender. É óbvio que depende de circunstâncias... não é simplesmente uma questão de velocidade, mas do raio hidráulico também. Porém...sendo V = A x V, considerando uma seção molhada fixa, acredito que o item deveria estar incorreto, não?
-
Não sei se estou certo, mas de acordo com a minha pesquisa a resposta deveria ser a letra a.
I. CORRETO.
Segundo esse link https://wp.ufpel.edu.br/hugoguedes/files/2018/12/Canais.pdf, a vazão máxima em canais circulares acontece a uma profundidade diferente da velocidade máxima.
II. INCORRETO. Não encontrei nada que embasasse essa afirmação. Pelo contrario, no Manual de Hidráulica (NETTO, 1998) é demonstrado a passagem do regime crítico para o subcrítico e supercrítico em canais, o que faz a gnt supor que existe sim esse tipo de regime nos canais.
III. INCORRETO. O item confunde remanso hidráulico com ressalto hidráulico. O remanso é a sobreelevação das águas, influenciando o seu nível a um grande distância a montante. Seria, por exemplo, a área inundada após a construção de uma barragem.
-
Absurdo esse gabarito.
única correta = I
-
A própria banca, nas justificativas para os recursos, afirmou que a única assertiva correta da questão é a assertiva I, no entanto, a mesma mantém o gabarito como letra E. Estranho.
QUESTÃO: 49 - MANTIDA alternativa 'E'. A primeira assertiva está correta, conforme pode ser consultado no Manual de Hidráulica Azevedo Netto na 9ª edição (referência básica no estudo de hidráulica) pág. 358, enquanto as assertivas II e III estão erradas conforme págs. 348 e 352 respectivamente (cap A-14).