Tipos de lajes
Lajes maciças: as lajes maciças ou convencionais são elementos planos que são apoiados em vigas e consistem no tipo de laje mais comumente utilizado.
Lajes nervuradas: as lajes nervuradas apresentam vigotas ou nervuras em uma ou duas direções abaixo do plano da laje que permitem aumentar a rigidez desta peça (Figura 7). Uma das vantagens do uso de lajes nervuradas é que o aumento da rigidez possibilita vencer vãos mais longos ou suportar maiores sobrecargas, utilizando-se uma menor quantidade de concreto com relação às lajes maciças.
*A zona de tração nas lajes nervuradas localiza-se na região das nervuras. Logo, o restante da laje está geralmente sob compressão.
Lajes lisas: diferentemente das lajes maciças convencionais, as lajes lisas não são apoiadas nas vigas, pois elas se apoiam diretamente nos pilares. A principal vantagem da laje lisa é a facilidade de execução, pois, como não há vigas, a montagem das fôrmas é bem mais simples do que no caso de outros tipos de lajes. Por outro lado, as lajes lisas geralmente consomem mais concreto e aço, pois resultam em espessuras de lajes bem superiores ao das lajes maciças convencionais (Figura 7).
Lajes cogumelo: as lajes cogumelo, assim como as lajes lisas, também se apoiam diretamente nos pilares, mas elas apresentam capitel, que consiste no aumento da espessura da laje na região próxima aos pilares, criando uma forma semelhante à de um cogumelo, originando assim, o nome deste tipo de laje. A função do capitel é fazer a transição do pilar com a laje, distribuindo mais as tensões em uma região crítica de concentração de esforços. Com isso, os capitéis reduzem a força transmitida na região de ligação do pilar com a laje, evitando um problema da concentração esforços de cisalhamento (também chamados esforços cortantes) nessa região, configurando o fenômeno de puncionamento ou punção. A laje cogumelo apresenta as mesmas vantagens e desvantagens da laje lisa (Figura 8), sendo empregada no caso de estrutura sujeita a esforços de maior magnitude.
Saiba que podem ainda existir combinações dos tipos de laje já apresentados, tais como:
Laje lisa nervurada: Nessa combinação a laje apresenta nervuras e descarrega diretamente nos pilares não havendo vigas;
Laje cogumelo nervurada: Nessa combinação a laje apresenta nervuras e descarrega diretamente nos pilares, não havendo vigas. Além disso, no encontro entre laje e pilar há um capitel.
Jonas, Estratégia.