A linguagem cinematográfica é composta por vários elementos:
iluminação, deslocamento da câmera, enquadramento, ângulo, montagem, som e cor.
Quando tratamos do enquadramento selecionamos, dentre um
número de objetos em um certo cenário, o que fará parte de uma produção
artística e determinamos a maneira como aquele objeto será percebido pelo
receptor. Está relacionado intimamente a três aspectos: plano (“distância"
entre a câmera e o objeto), altura do ângulo e lado do ângulo.
Existem vários tipos de planos: geral, de conjunto, médio,
americano, meio primeiro plano, primeiro plano (close-up), primeiríssimo
plano (big close-up) e plano detalhe (extra big close-up) são os
mais usados.
Vamos analisar as assertivas:
1 –
Certo. O plano geral tem
como objetivo mostrar o ambiente, normalmente enquadrando os personagens e o
cenário por inteiro. Utiliza-se o ângulo visual aberto e a figura humana ocupa
espaço reduzido na tela.
2 –
Certo. O primeiríssimo
plano é utilizado para mostrar detalhes significativos de um objeto ou
personagem.
3 –
Errado. No plano
americano, os personagens são visualizados do joelho, e não da cintura para
cima.
4 –
Errado. O plano de
conjunto, também chamado de geralzinho, retrata o cenário, mas também dá
atenção às figuras humanas, sendo possível definir a fisionomia dos personagens
próximos à câmera.
Com base nessas explicações, podemos concluir que a
alternativa B é a
certa (somente as afirmativas
1 e 2 são verdadeiras).
Gabarito do professor: Alternativa B.
Bibliografia:
- Barbosa, Gustavo & Rabaça, Carlos Alberto. Dicionário
de comunicação. Codecri. 1978.
- Site Primeirofilme.