SóProvas



Questões de Cinema


ID
213421
Banca
FUNIVERSA
Órgão
MPE-GO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sequência de desenhos que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou programa a ser realizado.

Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa. Dicionário de Comunicação. São Paulo: Ática, 1987.

Assinale a alternativa correspondente ao conceito apresentado acima.

Alternativas
Comentários
  • Layout - Layout gráfico (em inglês: Page layout) é um esboço mostrando a distribuição física, tamanhos e pesos de elementos como texto, gráficos ou figuras num determinado espaço. Pode ser apenas formas rabiscadas numa folha para depois realizar o projeto ou pode ser o projeto em fase de desenvolvimento.

    A configuração de instalação (em inglês layout) estabelece a relação física entre as várias actividades. O layout pode ser simplesmente o arranjar ou o rearranjar das várias máquinas ou equipamentos até se obter a disposição mais agradável

    Rough - em publicidade, rough (lê-se "raf") é o termo usado para designar um rascunho normalmente desenhado à mão. O termo também é usado para designar esboços soltos e descompromissados feitos por roteiristas de histórias em quadrinhos.
     

    Storyboard são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.

    O processo de storyboarding, no formato em que é conhecido atualmente, foi desenvolvido pelo Walt Disney Studios durante o começo da década de 1930, depois de anos de utilização de processos similares em outros estúdios de animação.

    Na área de Engenharia de Software é ultilizado para melhoria na documentação dos requisitos no processo de desenvolvimento de software.

    Check-List é uma lista de verificação. Uma relação de itens a serem observados.
     

    Teaser (em inglês "aquele que provoca" (provocante), do verbo tease, "provocar") é uma técnica usada em marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informação enigmáticas no início da campanha.

    Gabarito C

  • Segundo Rabaça/Barbosa, em Dicionário Essencial de Comunicação, na pág. 262:

     

    Story-board - Sequência de desenhos que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou propaganda a ser realizado. Quando produzida em um sistema eletrônico de processamento de imagens, é chamado de story-board eletrônico.

     

    Ver Q197783.


ID
231445
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As diferenças entre a Internet em relação à Mídia Tradicional (televisão, rádio, cinema, jornal e revista) são bem distintas. Quais são os aspectos críticos que diferenciam a rede mundial dessas mídias?

Alternativas
Comentários
  • Segundo J. B. PInho (Jornalismo na Internet: planejamento e produção da informação on-line), os aspectos críticos que diferenciam a Internet da mídia tradicional são: NÃO-LINEARIDADE, FISIOLOGIA, INSTANTANEIDADE, QUALIFICAÇÃO, CUSTOS DE PRODUÇÃO E DE VEICULAÇÃO, INTERATIVIDADE, PESSOALIDADE, ACESSIBILIDADE E RECEPTOR ATIVO (P. 49).

    RESPOSTA E
  • Sistema não linear refere-se a todas as estruturas que não apresentam um único sentido. Um documento interno é um meio  linear já que  é lido a partir do canto superior esquerdo, palavra por palavra, mesmo tendo  diversas páginas, o leitor começa pela primeira, pois não faz sentido qualquer outra ordem de leitura, do mesmo modo um jornal, que  também não possibilita a transmutação do leitor a uma outra plataforma.Já a informação alojada na Internet é não-linear. Nela, o hipertexto permite que o usuário se movimente através das estruturas de informação do site sem uma seqüência pré-determinada, mas sim saltando entre os vários tipos de dados que necessita. A principal característica do hipertexto é a sua maneira natural de processar informação, funcionando de uma maneira parecida com a mente humana, que trabalha por associações de idéias e não recebendo a informação linearmente.

    Portanto, estruturas lineares apresentam um sentido único e estruturas não-lineares, diversos sentidos.

  • Uma das características que diferencia as novas mídias das mídias offline (tradicionais) é a não linearidade. Os modelos anteriores são focados na transmissão vertical de conteúdo, enquanto a internet. é horizontal. 
  • O que ele quer dizer com fisiologia? Estrutura do conteúdo? 

  • A verdade é que jornais e revistas já seguiam a não linearidade, pois neles se têm: box, gráficos, imagens, editorias e etc. Ou seja, vc não precisa começar a ler um jornal da primeira página e passando por tudo até chegar em outra editoria. Você tem a opção não linear de ir direto para outro bloco do jornal. O mesmo acontece  dentro de uma matéria de jornal ou revista.... vc pode parar no meio do texto e ir dar uma olhada no box/ infográfico e etc, Ao contrário do que muitos pensam, a não linearidade é um estudo antigo e já estava presente antes da internet!



    Letra E


ID
265288
Banca
FUNIVERSA
Órgão
EMBRATUR
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em função do número cada vez maior de meios e veículos de comunicação, o profissional de mídia reconhece que alguns meios proporcionam maior memorização da mensagem publicitária. Entre eles, estão

Alternativas
Comentários
  • Essa  resposta é um absurdo e prova de pegadinhas em concurso, pois o cinema hoje é considerado, sim um meio publicitário, mas não atinge numeros cruciais para ser considerado resposta nesta questão muito menos mobiliário urbano, onde pela pressa do dia-a-dia nem olhamos para as publicidades espalhadas nas ruas. Deixo aqui minha indgnação pela má fé dos professores que formulam essas provas. 
  • Em várias fontes de pesquisa encontrei a televisão como veículo que proporciona maior memoraização publicitária. Não concordo com questão. E conforme dados do IBGE, em 1999 a maior parte dos investimentos publictários destinam-se à televisão aberta (56%), seguida por jornal (24%), revista (10%) e rádio (5%). A propaganda em TV por assinatura, outdoor e outras mídias fica com os 5% restantes. O setor que mais investe em publicidade é o do comércio varejista - 3,6 bilhões de reais em 1999.
  • No cinema, há uma imersão total e não há nenhum outro elemento que roube a atenção de quem assiste às propagandas, ao contrário do rádio,que possibilita o desemepnho de multiplas tarefas e não demanda atenção exclusiva. No livro Propaganda: teoria e prática, de  Armando Santanna, este argumento é apresentado.

    Assim como os colegas citaram, discordo que o mobiliário urbano seja o meio mais adequado à memorização. Como afirma Santanna, o mobiliario urbano tem a vantagem de permitir ampla cobertura, exposição 24h por dia, mas é limitado no quesito retenção da mensagem devido à visualização rápida, da correria do cotidiano,
  • a questão fala em maior memorização. claro que o cinema proporciona isso, uma vez que o espectador está muito envolvido com e atento ao que passa na tela.

  • No meu ponto de vista, o Cinema realmente é uma mídia que geral lembrança, pois além das atenções voltadas praticamente com exclusividade para a mensagem que será transmitida na tela, ainda existe o envolvimento emocional com o momento.

    Com relação ao mobiliário urbano, vejo algumas características que podem contribuir para a memorização da mensagem publicitária, entre eles: o impacto visual da peça publicitária e a frequência (quando passamos inúmeras vezes pelo mesmo local no qual está exposto um Front Light, por exemplo).

  • gente, a pessoa está muito envolvida com o que se passa na tela do cinema antes do filme começar? vcs não vão ao cinema, né?


ID
289399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para estabelecer uma comunicação mais efetiva, o emissor deve
conhecer bem o receptor que pretende alcançar, prever as possíveis
reações provocadas pela comunicação e construir a mensagem com
base em códigos de compreensão mútua. Acerca das mensagens no
âmbito da publicidade e propaganda, julgue os itens subsequentes.

A partir dos elementos descritivos do master scene, padrão de formatação de roteiro da indústria cinematográfica norte-americana, estabeleceu-se uma forma simplificada de formatação, mais utilizada na produção comercial de vídeo. Nesse padrão de formatação, o roteiro é dividido em duas colunas de descrições: a da esquerda, para as imagens; a da direita, para os sons correspondentes.

Alternativas
Comentários
  • MASTER SCENE

    Existem muitos modelos de formato de roteiro. Esta é uma das opções de formato: Master Scenes, uma vez que este tem sido o mais utilizado, atualmente, tanto em cinema quanto em televisão. Além disto, este formato possui uma série de vantagens práticas. Entre elas podemos destacar: A facilidade de visualização da cena para os profissionais envolvidos no projeto. Cada página de roteiro equivale, em média, a um minuto de obra filmada, o que dá ao roteirista uma idéia do tamanho e ritmo que seu texto deve ter. Seguindo o modelo, o autor pode se dedicar exclusivamente a trama da história sem outras preocupações. As regras são de fácil assimilação.O roteiro é formado por cenas e cada cena tem um espaço específico para cada informação. No roteiro publicitário o modelo básico vídeo/áudio é recomendado para filmes curtos. Já a divisão por cenas  no modelo Master Scenes é recomendado para filmes com qualquer duração e com cenas bem determinadas. Primeiro, se insere um cabeçalho para cada cena, com algumas informações básicas. Em seguida, descreve, em texto corrido, as imagens que o espectador vai ver e os efeitos sonoros que ele vai ouvir. As narrações, falas e diálogos entram logo abaixo, com um recuo em relação à margem esquerda da página.

ID
289414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os seguintes itens, referentes ao vídeo no contexto
empresarial, que constitui instrumento de apoio para atingir metas
institucionais, comerciais e administrativas da organização.

No cinema e na TV, é a partir do roteiro que se estabelecem os recursos humanos, financeiros e materiais para a realização do projeto, que normalmente terá investimentos de patrocinadores ou retorno por meio de anunciantes. Tratando-se de vídeo-empresa, os recursos disponíveis é que norteiam as características do roteiro, sobretudo no que diz respeito à relação custo/benefício, visto que o investimento visa atingir lucratividade, produtividade ou ampliação dos negócios.

Alternativas
Comentários
  • Se os recursos disponíveis norteiam as características do roteiro, então como é que o roteiro estabelece os recursos humanos?! Os recursos norteiam aquilo que estabelece os recursos? Não faz sentido!

  • Em resposta à Monica Geller, na verdade a questão está separando duas realidades. Na TV e no cinema o roteiro é livre, pois não vale a pena reduzir o potencial criativo do roteirista limitando sua arte com questões de orçamento. Depois a euqipe técnica que se vire para adequar o produto ao roteiro.

    Já no caso de um vídeo-empresa existe um orçamento pré-definido que não tem muita margem para extrapolação. O roteiro deve ser criado para atingir o orçamento proposto, pois a empresa não poderá arcar com elevações de custo.

    Cinema e TV podem arcar com custos mais elevados porque essa é atividade fim deles, ou seja, eles projetam lucro em cima desse produto.


ID
323173
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação a televisão, julgue os itens que se seguem.

Documentário é um filme que se baseia em situações verídicas. Como tal, esse tipo de filme não pode incorporar elementos externos aos acontecimentos, como comentários, opiniões e interpretações sociológicas, políticas e psicológicas.

Alternativas

ID
398896
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de roteiros no âmbito da produção audiovisual, julgue os itens subsequentes.

O roteiro dramático concentra-se nas ações dos personagens, enquanto o roteiro épico conta uma história e o roteiro lírico trata da subjetividade dos atores.

Alternativas

ID
543247
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considere as colunas abaixo.

I. Grande Plano Geral (GPG)

II. Plano Geral (PG)

III. Plano Médio (PM)

IV. Primeiro Plano (PP)

V. Plano de Detalhe (PD)

a. É o enquadramento em que o sujeito preenche o quadro - os pés sobre a linha inferior, a cabeça encostando na superior do quadro, até o enquadramento cuja linha inferior corte o sujeito na cintura.

b. Isola uma parte do rosto do sujeito. Evidentemente, é um plano de grande impacto pela ampliação que dá a um pormenor que, geralmente, não percebemos com minúcia.

c. O ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.

d. Enquadra o sujeito dando destaque ao seu semblante, gesto, à emoção, à fisionomia. Caracteriza- se por isolar o sujeito do ambiente, portanto, dirige a atenção do espectador.

e. Nesse enquadramento, o ambiente ocupa uma menor parte do quadro: divide, assim, o espaço com o sujeito. Existe aqui uma integração entre eles. Ele é usado para localizar o espaço da ação.

A correspondência correta entre o plano e o respectivo conceito é

Alternativas
Comentários
  • Essas referências variam um pouco, mas aqui achei uma bem clara que ajuda a responder a questão. 

    http://www.primeirofilme.com.br/site/o-livro/enquadramentos-planos-e-angulos/

  • GAB: D

    Grande Plano Geral (GPG): O ambiente é o elemento primordial. O sujeito é um elemento dominado pela situação geográfica.

    Plano Geral (PG): Nesse enquadramento, o ambiente ocupa uma menor parte do quadro: divide, assim, o espaço com o sujeito. Existe aqui uma integração entre eles. Ele é usado para localizar o espaço da ação. 

    Plano Médio (PM): É o enquadramento em que o sujeito preenche o quadro - os pés sobre a linha inferior, a cabeça encostando na superior do quadro, até o enquadramento cuja linha inferior corte o sujeito na cintura. 

    Primeiro Plano (PP): Enquadra o sujeito dando destaque ao seu semblante, gesto, à emoção, à fisionomia. Caracteriza- se por isolar o sujeito do ambiente, portanto, dirige a atenção do espectador. 

    Plano de Detalhe (PD): Isola uma parte do rosto do sujeito. Evidentemente, é um plano de grande impacto pela ampliação que dá a um pormenor que, geralmente, não percebemos com minúcia.


ID
593356
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Segundo Carlos Alberto Rabaça e Gustavo Guimarães Barbosa, em seu “Dicionário de Comunicação” (São Paulo, 1987), “Uma sequência de desenhos que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou propaganda a ser realizado”, conceitua:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rabaça/Barbosa, em Dicionário Essencial de Comunicação, na pág. 262:

     

    Story-board - Sequência de desenhos que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou propaganda a ser realizado. Quando produzida em um sistema eletrônico de processamento de imagens, é chamado de story-board eletrônico.

     

    Ver Q71138


ID
593413
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O profissional que gerencia a atividade de design e concepção artística de um produto audiovisual, incorporando uma série de funções empublicidade, design editorial, internet, cinema e propaganda, na agência é:

Alternativas
Comentários
  • Diretor de criação em propaganda e marketing é o responsável pelo departamento de criação, aprovar e lapidar as peças criadas pelo redator e diretor de arte.Além de supervisionar e aprovar as criações, orienta a equipe, dando ritmo e direção as campanhas para que estejam de acordo com o briefing de comunicação e de criação.Também sai para o campo físico a observar o mercado. Buscar certeza do seu desempenho e o que está pela frente ou a enfrentar. (wiki)

    Diretor de Arte é o responsável por criar o conceito visual de um filme e orientar sua equipe para a execução desse projeto. É como se ajudasse a dar tridimensionalidade ao roteiro, tirando as ideias do papel e transformando-as em cenários, objetos, figurinos etc. (https://www.aicinema.com.br/o-que-faz-um-diretor-de-arte/)

    Produtor Gráfico o serviço deste profissional começa na criação das peças a serem impressas, pois é esse profissional que vai avaliar a viabilidade de impressão, custos x benefícios, expectativas dos clientes, aproveitamento de papéis e insumos, formatos, tipos de impressão, tipos de acabamentos, tudo isso na forma de uma consultoria técnica.(http://www.aartedasartesgraficas.com.br/artigos/produtor-grafico.html)

    Redator publicitário ou copywriter (termo original em inglês), é o profissional de comunicação responsável pela criação do conteúdo das peças publicitárias.O redator publicitário trabalha em agências de publicidade (mas pode ser freelancer) e exerce a função de criativo em parceria com o diretor de arte. Em conjunto, formam a dupla de criação, uma equipe encarregada de criar e conceber ideias a partir do posicionamento definido pela agência para atender à necessidade apontada pelo marketing do cliente.A dupla de criação responde diretamente para o diretor de criação, responsável pela aprovação e direcionamento criativo das ideias apresentadas no departamento criativo.Além da autoria criativa de peças publicitárias e seus conteúdos, o profissional responsável pelas palavras, termos, traços estilísticos, discurso, e tudo mais que se refere à linguagem empregada nas peças, de acordo com a temática eleita para a campanha. Uma das principais atribuições do redator publicitário é conceituar: criar e estabelecer a linha comunicativa que vai traduzir o conceito definido pela equipe de criação. (wikipedia)

    O profissional de Mídia é o responsável por estabelecer as conexões entre a agência, o cliente e o veículo de comunicação que publica o anúncio. Ele realiza negociações, planejamento, compra e execução de todo o projeto de mídia do cliente.(http://www.fapcom.edu.br/blog/tecnologia/profissional-midia-publicidade.html)


ID
596941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca de acontecimento midiático, fato jornalístico e produção de
notícia, julgue os itens a seguir.

Controle mestre é o processo de elaboração e análise técnica do roteiro de um filme ou programa de TV.

Alternativas
Comentários
  • TRATAMENTO E REGISTROS VISUAIS (SETOR)

     

     

    1) OPERADOR DE CONTROLE MESTRE (MASTER)

    Opera o controle mestre de urna emissora, seleciona e comuta diversos canais de alimentação, conforme roteiro de programação e comercias preestabelecidos.

  • DECUPAGEM – Processo de elaboração e análise técnica do roteiro de um filme e ou programa de TV. Consiste na indicação de todos os detalhes necessários a filmagem ou a gravação dos anos (planos, ângulos, ordem e duração das chamadas, cenários, efeitos, diálogos, movimentos de câmera, lentes musicais e ruídos). O roteiro decupado serve de guia para a equipe técnica durante toda a realização.

  • - Controle mestre - local de onde é realizado o controle de toda a programação.

    - Master - possui o mesmo significado que "controle mestre".

    Obras jornalísticas: uma síntese. Ellis Regina Araújo, Elizete Cristina de Souza. 



  • CONTROLE MESTRE

    Central aonde chegam todos os sinais de áudio e vídeo produzidos pela emissora, ao vivo ou gravados, e de onde é gerado o sinal principal que vai para exibição.

    FONTE: https://www12.senado.leg.br/manualdecomunicacao/glossario/controle-mestre


ID
617095
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes a procedimentos e técnicas para
captação e apresentação de conteúdos jornalísticos para a TV.

Fade in e fade out, antigos recursos provenientes do cinema e ainda hoje usados em televisão, servem, respectivamente, para a introdução e o desaparecimento de imagens.

Alternativas

ID
739636
Banca
FCC
Órgão
MPE-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Quinze anos após o início da captação de recursos, que em fevereiro de 2006 chegavam a R$ 36,5 milhões em dinheiro público, o filme sobre um dos mais influentes empresários do jornalismo brasileiro ficou pronto, mas só em DVD. A informação foi dada pelo diretor Guilherme Fontes ao Ministério Público em junho de 2010. A película é uma adaptação da biografia escrita por Fernando Morais sobre

Alternativas

ID
1086901
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O significado de CONDECINE e sua principal função são, respectivamente:

Alternativas

ID
1086904
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A renovação estética do cinema na década de 1950 veio acompanhada por questões de ordem política: tratava-se de fazer filmes com uma nova linguagem e temática popular. Na fase inicial do chamado cinema brasileiro moderno foi grande a influência do neo-realismo italiano, que, pretendendo abordar os efeitos da guerra e problemas de ordem social, documentou a realidade através do cinema. Pode-se relacionar à fase inicial do cinema moderno brasileiro, os seguintes filmes:

Alternativas

ID
1086907
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

FALOU AMIZADE

Falou amizade E por toda cidade ecoa Aletra dos livros voa Falando amizade Por toda cidade boa Osonho já tinha acabado quando eu vim E cinzas de sonho desabamsobremim Mil sonhos já foramsonhados Quando nós Perguntamos ao passado Estamos sós? Estamos sós? Mil sonhos serão urdidos na cidade Na escuridão, no vazio, na amizade Avelha amizade Esboça umpaísmais real Umpaísmais que divino Masculino, feminino e plural.

Veja acima a letra da canção de Caetano Veloso que fez parte da trilha sonora do filme “Dedé Mamata”, de Rodolfo Brandão, de 1987 e identifique, nas opções a seguir, a proposição que corresponde ao momento político-social representado poeticamente na canção, assimcomo no filme

Alternativas

ID
1086910
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O verso “A letra dos livros voa”, da canção acima, sugere as transformações que os novos tempos iriam trazer para a letra impressa, quando esses textos circulariam através de outros meios, atingindo públicos mais plurais. Em relação às transformações por que tem passado a imagem em movimento na última década, pode-se dizer, por analogia, que o vôo das imagens, nesse caso, representa:

Alternativas

ID
1086916
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A afirmação que NÃO corresponde a uma característica do parque exibidor brasileiro neste início do século XXI é a:

Alternativas

ID
1086919
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O sistema de estúdios, tal como criado por Hollywood, assim como as redes de televisão aberta e as grandes gravadoras, que mantêm contratos de exclusividade com atores e cantores, são alguns exemplos de uma estrutura de produção cultural que perde sua força ano após ano. Em seu lugar, surge um cenário em que ficou mais fácil para cada indivíduo produzir e fazer circular a sua obra, seja ela um poema, uma canção ou um filme. A opção em que todos os termos estão relacionados a este novo cenário apontado acima é:

Alternativas

ID
1086922
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Encontro Nacional de Comunicação, promovido pela Câmara dos Deputados, em 2007, redigiu uma carta aberta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta carta, destaca- se o seguinte alerta: "O modelo (de comunicação) vigente é marcado pela concentração e a hipertrofia dos meios em poucos grupos comerciais, cujas outorgas são obtidas e renovadas semcontrole da sociedade.Opredomínio damídia comercialmarca tambéma fragilidade dos sistemas público e estatal". Diante do quadro descrito acima, é verdadeira a seguinte afirmativa:

Alternativas

ID
1086925
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os itens abaixo podem ser considerados como as estratégias desenvolvidas pelo Ministério da Cultura que têm por objetivo promover o pluralismo e a diversidade cultural:

I. o projeto “Revelando os Brasis”;

II. as Leis de Incentivo à Cultura;

III. os Pontos deCultura;

IV. a Secretaria doAudiovisual.

Estão corretas as opções:

Alternativas

ID
1086928
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A Convenção da Diversidade Cultural da UNESCO, em seu Artigo 6 Direitos das Partes no âmbito nacional determina que “No marco de suas políticas e medidas culturais, tais como definidas no artigo 4.6, e levando em consideração as circunstâncias e necessidades que lhe são particulares, cada Parte poderá adotar medidas destinadas a proteger e promover a diversidade das expressões culturais emseu território.” Essa determinação leva emconta que:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    19º parágrafo da introdução da Convenção:

    "Constatando que os processos de globalização, facilitado pela rápida evolução das tecnologias de comunicação e informação, apesar de proporcionarem condições inéditas para que se intensifique a interação entre culturas, constituem também um desafio para a diversidade cultural, especialmente no que diz respeito aos riscos de desequilíbrios entre países ricos e pobres,"

  • Ótimo passo a passo!


ID
1087036
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os bens de natureza material e imaterial, tomados de forma individual ou coletiva, que sejam portadores de referência à identidade, à nação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira e nos quais se incluem as formas de expressão; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais são definidos e têm a preservação garantida em:

Alternativas
Comentários
  • Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:

    I - as formas de expressão;

    II - os modos de criar, fazer e viver;

    III - as criações científicas, artísticas e tecnológicas;

    IV - as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;

    V - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

    Mais informações: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/ConstituicaoCompilado.htm

    Bons estudos!


ID
1087039
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Podem beneficar-se dos incentivos fiscais à cultura até o limite de 4% para utilização da Lei Rouanet:

Alternativas
Comentários
  • O QUE É LUCRO REAL?

    Equipe Portal Tributário

    Lucro Real é a regra geral para a apuração do Imposto de Renda (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) da pessoa jurídica.

    Ao mesmo tempo em que é o “regime geral” também é o mais complexo.

    Neste regime, o imposto de renda é determinado a partir do lucro contábil, apurado pela pessoa jurídica, acrescido de ajustes (positivos e negativos) requeridos pela legislação fiscal, conforme esquema a seguir:

    Lucro (Prejuízo) Contábil

    (+) Ajustes fiscais positivos (adições)

    (-) Ajustes fiscais negativos (exclusões)

    (=) Lucro Real ou Prejuízo Fiscal do período

    Quando se trata do regime de Lucro Real pode haver, inclusive, situações de Prejuízo Fiscal, hipótese em que não haverá imposto de imposto de renda a pagar.

    Olhando somente pelo lado do imposto de renda, para uma empresa que opera com prejuízo, ou margem mínima de lucro, normalmente optar pelo regime de Lucro Real é vantajoso. Porém, sempre é prudente que a análise seja estendida também para a Contribuição Social sobre o Lucro e para as contribuições ao PIS e a COFINS, pois a escolha do regime afeta todos estes tributos.


ID
1087042
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em novembro de 2008, na Turquia, a UNESCO incluiu 90 obras-primas em sua Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. ALista é composta por 26 obras do Leste da Ásia; 20 da Europa; 18 da África; 7 da região árabe e 19 daAmérica Latina e Caribe. Entre elas:

Alternativas

ID
1087048
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Apartir daNova Política nacional doCinema, as atividades cinematográfica ficam assentadas em um tripé responsável pela implantação e fortalecimento da indústria do audiovisual, pelo chamado cinema cultural e pela formulação da política do audiovisual. Os órgãos responsáveis que compõe esse tripé são:

Alternativas

ID
1087051
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O Decreto nº 3.551, de 4 de agosto de 2000, instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que Constituem Patrimônio Cultural Brasileiro e, para identificação, reconhecimento, salvaguarda e promoção da dimensão imaterial do patrimônio criou:

Alternativas
Comentários
  • DECRETO Nº 3.551, DE 4 DE AGOSTO DE 2000.

    Institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro, cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial e dá outras providências.

  • Para os não assinantes:

     

    Gabarito: a

  • Ministerio da Cultura - 90 dias para estabelecer bases de desenvolvimento do Programa

    Pedido de Registro - Ministro da Cultura/ Insituições Vinculadas ao MC/ Secretarias de E,Mun, e DF

    Dirigido ao Presidente do Iphan --> Conselho Consultivo

    Pedido publicado no DOU para manifestação em 30 dias

    Após encaminhado para decisao do Conselho.

     

    Livros de Registro

    Saberes

    Celebrações

    Formas de Expressão

    Lugares

    Outros Livros poderão ser abertos pelo Conselho Consultivo do Iphan.

    Dec. 3.551 cria Programa Nacional do Patrimônio Imaterial


ID
1087057
Banca
COSEAC
Órgão
ANCINE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As principais iniciativas de apoio à indústria cinematográfica brasileira emcaráter de fomento direto são:

Alternativas

ID
1097047
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos processos narrativos e à linguagem cinematográfica.

No documentário, legitimou-se o uso de imagens animadas por computadores, desenhadas ou estabelecidas por imagens-câmera, as quais são selecionadas pelo documentarista, conforme seus objetivos

Alternativas

ID
1097053
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos processos narrativos e à linguagem cinematográfica.

A prática adotada em alguns documentários de enganar explicitamente o espectador, fazendo-o assistir a um documentário que, na realidade, é ficção diminui a legitimidade histórica tanto do cinema de ficção quanto do cinema documentário.

Alternativas

ID
1097059
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os próximos itens, relativos aos processos narrativos e à linguagem cinematográfica.

Desde a década de 60 do século passado, quando surgiu a estilística do cinema direto/verdade, o documentário autoral passou a ser feito mediante enunciação por asserções dialógicas, de modo análogo ao drama.

Alternativas

ID
1097062
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à estrutura básica de roteiro, julgue os itens a seguir.

O personagem de um roteiro é revelado, principalmente, pela ação que desempenha, sendo o seu ponto de vista, personalidade, atitude e comportamento características que se relacionam e se interpenetram durante o seu processo de construção.

Alternativas

ID
1097068
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à estrutura básica de roteiro, julgue os itens a seguir.

Cena é uma ação realizada em um período de tempo aproximadamente contínuo com base em um conflito que confere significância perceptível à condição de vida de uma personagem.

Alternativas

ID
1097074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à estrutura básica de roteiro, julgue os itens a seguir.

No roteiro, o paradigma corresponde à disposição adotada para organizar os elementos da história, enquanto que a estrutura consiste na forma que se emprega para manter a história coesa.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Os conceitos estão invertidos.


ID
1097077
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, relativos à realização de obra audiovisual.

A função do diretor é elaborar a sequência de planos com base no roteiro e, no set de filmagem, manter-se atento ao andamento das atividades, seguir o planejamento e auxiliar os atores.

Alternativas

ID
1097083
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, relativos à realização de obra audiovisual.

As atividades de pré-produção incluem a elaboração de roteiro, orçamento e plano de trabalho, a formação de equipe, a escolha de atores, a locação de materiais, a direção de arte e a edição de imagens

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Questão quase toda correta, contudo, a direção de arte ocorre durante os trabalhos e a edição de imagens em momento posterior.


ID
1097098
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca dos processos de elaboração de roteiro, julgue os itens a seguir.

No processo de elaboração de roteiro de ficção, o autor deve escrevê-lo com sequências numeradas, desenvolvidas com rubricas e diálogos necessários à plena compreensão da obra, de maneira que o roteiro possa ser orçado por profissionais competentes da forma mais próxima possível da realidade de sua execução.

Alternativas

ID
1097104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Acerca dos processos de elaboração de roteiro, julgue os itens a seguir.

Os roteiros de ficção são concebidos antes das filmagens; o mesmo ocorre nos casos de roteiros de documentários.

Alternativas
Comentários
  • A produção de documentário feita sem roteiro prévio também está presente na tradição clássica.

  • Saudade dos tempos que o QC permitia lançar imagens.


ID
1097110
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, em relação ao processo de realização de obra audiovisual.

Na fase de produção, o diretor executa projeto do filme, respeitando os prazos e limites orçamentários acordados com o produtor. Cabe ao produtor substituir o diretor, caso as metas não sejam cumpridas conforme previstas em contrato entre as partes

Alternativas
Comentários
  • Produtor tem sua função específica. Não substitui o diretor.


ID
1097116
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, em relação ao processo de realização de obra audiovisual.

Com o advento da captação de imagens por meio digital, cada vez mais se populariza na indústria cinematográfica a utilização dessa técnica. Com isso, a prática de captação de imagens em película cinematográfica se extinguiu, e fecharam os laboratórios que prestavam o serviço de finalização em películas.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que a prática de captação de imagens em película cinematográfica se extinguiu, e fecharam os laboratórios que prestavam o serviço de finalização em películas. 

    Na verdade, a prática de captação de imagens em película cinematográfica DIMINUIU, e ainda EXISTEM laboratórios que prestam o serviço de finalização em películas.
  • Extinguir é exagero. Há diretores que ainda preferem, pois a película tem resultados fantásticos. Vide "Os oito odiados".


ID
1097119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, em relação ao processo de realização de obra audiovisual.

Desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização e comercialização constituem as etapas de elaboração da estimativa de custos financeiros de um projeto de obra audiovisual.

Alternativas
Comentários
  • Faltou pós-produção, que fica entre a produção e a finalização e comercialização.

  • Houve alteração no gabarito preliminar, o item passou a ser correto. De fato, Desenvolvimento, pré-produção, produção, finalização e comercialização fazem parte das etapas de elaboração da estimativa de custos financeiros de um projeto de obra audiovisual.


ID
1097125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, em relação ao processo de realização de obra audiovisual.

Desenvolvimento, pré-produção, produção, pós-produção e comercialização são as etapas para a realização completa de um produto audiovisual. Na etapa de desenvolvimento, o produtor encomenda um roteiro, submete-o à análise técnica competente, orça os custos para a sua realização e chega a um projeto final a ser apresentado ao mercado para a devida captação de recursos.

Alternativas

ID
1097134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito das fontes de financiamento da atividade audiovisual, da distribuição e da comercialização de obras audiovisuais, julgue os itens seguintes.

Os Fundos de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional (FUNCINES) — mecanismos de investimento na atividade audiovisual — não concedem incentivos fiscais a seus investidores.

Alternativas
Comentários
  • Um dos mecanismos reembolsáveis de financiamento audiovisual que mais tem crescido e chamado atenção para si é o Funcine – Fundo de Financiamento da Indústria Cinematográfica Nacional. Criado em 2001, regulamentado em 2003 e re-regulamentado no modelo atual em 2006, os Funcines foram responsáveis pelo aporte de R$ 6,6 milhões, segundo dados da Ancine, no cinema brasileiro em 2010 – dos quais R$ 6 milhões foram para aquisição de ações da Conspiração Filmes, por parte da RB Cinema I., e R$ 600 mil, pela Lacan Downtown, foram destinados ao filme “Corações Sujos”. A expectativa é aumentar esses valores.

    http://revistadecinema.uol.com.br/2011/07/funcines-mecanismo-de-financiamento-do-futuro/


ID
1097140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base em aspectos relativos à programação, julgue os itens a seguir.

A TV aberta é uma empresa de radiodifusão, portanto não integra a cadeia econômica cinematográfica, ainda que seja um importante difusor do cinema.

Alternativas

ID
1097164
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do plano de negócios da obra audiovisual e seus acordos.

Por meio de um pitching os produtores podem apresentar suas ideias e formatos podendo vir a integrar seus futuros filmes ou programas à programação de TVs abertas ou fechadas mediante acordos de coprodução ou de primeira licença.

Alternativas
Comentários
  • Pitching: a palavra do momento para vender sua ideia

     

    Você tem um roteiro incrível de um programa para TV ou um filme e precisa apresentar para um possível patrocinador. Mas ele não tem muito tempo para lhe receber e ouvir a proposta. Ter uma boa apresentação em slides ou vídeo pode ajudar, mas muito melhor que isso é poder contar com a sua capacidade de convencê-lo na conversa.

    Num mercado cada vez mais competitivo, com uma velocidade meteórica, é cada vez mais comum os executivos, sejam eles de emissoras de TV, investidores ou produtores fazerem a seleção daquilo que vão ler e produzir baseado numa curta defesa oral do criador.

    “Defesa oral” de uma determinada ideia é a tradução mais comum para a palavra pitching, que a cada dia temos ouvido mais falar por aqui em terras brasileiras. No exterior é um método bastante comum e as pessoas pagam caro para participar dos eventos que promovem essas apresentações.

    “Os produtores culturais, como qualquer produtor, precisam convencer investidores que seu produto/projeto é o que deve receber investimento”, lembra Ivan Teixeira, que já trabalhou na produção de diversas obras nacionais e internacionais, entre elas “Tainá 2”, “Desmundo”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Ensaio sobre a Cegueira” e “Os Mercenários”.

     

    Fonte: http://www.culturaemercado.com.br/site/mercado/pitching-a-palavra-do-momento-para-vender-sua-ideia/


ID
1097170
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do plano de negócios da obra audiovisual e seus acordos.

Blind-bidding, que é um acordo estabelecido entre o produtor e o distribuidor do filme, consiste na aposta que o distribuidor deposita no roteiro do filme, mesmo antes de serem definidos os atores e o diretor da obra, sendo suficiente o compromisso do produtor com a entrega do filme no prazo estabelecido

Alternativas
Comentários
  • No livro de Vínicio Alves Portela Martins, ele descreve:

    "Blind-bidding - Arrendamento de filmes em pacotes fechados que não permitem a escolha de filmes, ou seja, os compradores não sabiam que produtos audiovisuais estavam comprando.

    Blockbooking - Arrendamento de filmes ainda não disponíveis para a exibição em pacotes inteiras, atrelando muitos vezes as vendas casadas, condicionando o direito de compra de filmes de grande sucesso de público e bilheteria a filmes ainda não lançados comercialmente."

    Espero que tenha ajudado.


ID
1097176
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do plano de negócios da obra audiovisual e seus acordos.

Uma série de TV na qual se utiliza brand placement é mais atrativa para o público que aquela na qual se utiliza product placement, visto que, de acordo com esta técnica, há mudança do foco narrativo da cena para apresentação de um produto.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a questão está errada porque, segundo o site Wikipedia, o product placement pode ser definido "como a inserção de marcas, seja por meios audiovisuais ou citações, nas produções de entretenimento, normalmente atrelado a trocas financeiras." 
    Pelo que pude ententer, não existe  mudança do foco narrativo de uma determinada cena para apresentação de um produto. 
    O product placement acontece, por exemplo, quando estamos assistindo a uma novela e uma/um personagem bebe uma Coca-Cola. A cena não é interrompida para a propaganda da Coca. 

    Se eu estiver errada, por favor, gostaria de entender mais com quem puder contribuir. Bons estudos!

  • Certo

    É exatamente isso que você comentou, minha cara...

  • BRAND PLACEMENT - colocação de marca

    PRODUCT PLACEMENT = colocação de produto

    Uma série de TV na qual se INSERE PRODUTOS NÃO é mais atrativa para o público que aquela na qual se INSERE MARCAS. Além disso, tanto um recurso como outro NÃO promovem mudanças do foco narrativo da cena.


ID
1097179
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, acerca do plano de negócios da obra audiovisual e seus acordos.

O completion garantee ou completion bond garante a entrega da obra audiovisual no prazo acordado com os investidores, sem variação em relação ao roteiro proposto, desde que não haja um acordo de pick up deal.

Alternativas

ID
1097185
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

O cálculo do investimento do produtor ou da distribuidora em P&A é feito por estimativa, considerando-se a experiência de mercado do distribuidor e a época do ano em que o filme será lançado, pois não existe relação direta entre quantia gasta e quantia arrecadada no que se refere à comercialização de um filme.

Alternativas

ID
1097191
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

De acordo com o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), a receita líquida de distribuição (RLD) corresponde ao valor da receita bruta da bilheteria, deduzidos os valores retidos por exibidores cinematográficos.

Alternativas
Comentários
  • Receita Líquida de Distribuição (RLD) - participação a título de comissão de distribuição e/ou venda, em qualquer segmento (mercado interno e externo). 

    http://www.brde.com.br/fsa/images/faqs/prodecine_02_2012.pdf


ID
1097194
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

Nas despesas de comercialização retornáveis ou P&A da distribuidora, podem ser computados custos de pagamentos de impostos e tributos, exceto os pagamentos de CONDECINE.

Alternativas
Comentários
  • A Condecine é a CIDE do Audiovisual, ela (CIDE) é prevista na Carta Magna no art. 149, toda investimento no setor audiovisual vai para a Condicine e depois vai para o FNC e FSA, posteriormente sendo investida em projetos audiovisuais. 


ID
1097200
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

A prática de cross-colaterização integra o acordo de blockbooking entre exibidores e distribuidores.

Alternativas
Comentários
  • Cross-colateralização é a capacidade de fazer uso do fluxo de caixa de um projeto para cobrir o custo de um outro projeto. Esta estratégia é usada em várias situações de funcionamento. Muitas vezes, a possibilidade de participar neste tipo de arranjo financeiro é abordada em termos de documentos legais relacionados com os projectos em causa.

     Um exemplo da utilização de cross-colateralização é na indústria da gravação. A gravadora pode optar por usar o gerado pela venda de uma versão musical recursos para financiar o desenvolvimento de uma nova versão. Em essência, isto significa que o dinheiro é recuperado de um projeto para cobrir os custos de um novo projeto. Como a nova versão começa a ganhar dinheiro para a empresa, os fundos avançados ser devolvido ao projeto original.

     

    http://vapostarr.com/article/o-que--cross-colateralizao


ID
1097206
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Considerando os aspectos relativos à distribuição, julgue os itens subsequentes.

A retenção prioritária do distribuidor, no caso da exibição em salas de cinema, para cobrir custos de comercialização, deve incidir sobre a receita líquida da bilheteria, mesmo quando houver recursos oriundos do FSA.

Alternativas

ID
1097236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Observa-se, na cadeia do audiovisual, um processo de internacionalização e tendências à concentração. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A expansão das empresas de mídia é caracterizada pela diversificação das atividades, o que implica na atuação de uma mesma empresa ou de um conglomerado de empresas em atividades de cadeias de valor distintas, mas, em geral, complementares. Essa estratégia de integração diagonal foi intensificada pelo processo de globalização e pela convergência tecnológica.

Alternativas

ID
1097242
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Observa-se, na cadeia do audiovisual, um processo de internacionalização e tendências à concentração. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

Concentração e internacionalização são características da produção audiovisual. Nesse contexto, produtores não conseguem prever o lucro e distribuidores, além de não conseguirem prever o lucro, não conseguem prever o comportamento do consumidor, situação de informação imperfeita que resulta em uma estruturação vertical da indústria, com vistas à minimização dos riscos.

Alternativas
Comentários
  • Realmente muito complicado e difícil prever se um documentário, por exemplo, terá sucesso junto ao público e, por isso mesmo, torna-se quase impossível prever o lucro com relação ao projeto audiovisual. 


ID
1097245
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Observa-se, na cadeia do audiovisual, um processo de internacionalização e tendências à concentração. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

As grandes distribuidoras norte-americanas têm considerável participação na distribuição de filmes, concentrando grande parcela de renda e público, o que permite que os filmes norte-americanos predominem inclusive no mercado brasileiro.

Alternativas

ID
1097257
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à dinâmica dos mercados de audiovisual.

As medidas implementadas depois de 2001 asseguraram presença média de filmes brasileiros em 34% do mercado interno (market share), fazendo do cinema brasileiro uma indústria sustentável e independente de políticas públicas

Alternativas
Comentários
  • Errado! Depende sim de políticas públicas. A produção cinematográfica no Brasil se dá atualmente por meio de um modelo que engloba as empresas produtoras, o Estado e a esfera privada no processo. O fomento necessário a essa produção se realiza mediante a isenção de impostos concedida pelo Estado às empresas que financiam obras cinematográficas.

ID
1097266
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à dinâmica dos mercados de audiovisual.

A cadeia de produção do cinema brasileiro é caracterizada pela baixa concentração e pela sustentabilidade na função de existência de políticas públicas reguladoras.

Alternativas
Comentários
  • Altíssima concentração, diga-se de passagem.

  • Resposta: ERRADO


    "A cadeia de produção do cinema brasileiro é caracterizada pela AUTA concentração e pela sustentabilidade na função de existência de políticas públicas reguladoras."


    Apresenta mais leis de incentivo audiovisual.


ID
1097272
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito aos fundamentos econômicos e políticos da indústria do audiovisual, à economia na mídia e às características econômicas do mercado cinematográfico e da televisão aberta, julgue os itens que se seguem.

A cadeia de produção do audiovisual é composta por produção, infraestrutura, distribuição e exibição. No Brasil, essa cadeia é caracterizada por uma dinâmica empresarial sustentável, independente das políticas públicas e dos incentivos estatais.

Alternativas

ID
1097275
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que diz respeito aos fundamentos econômicos e políticos da indústria do audiovisual, à economia na mídia e às características econômicas do mercado cinematográfico e da televisão aberta, julgue os itens que se seguem.

O cinema e a televisão brasileiros se desenvolveram nas décadas de 70 e 80 do século XX, com apoio do Estado e de forma interdependente, em função da integração diagonal da cadeia do audiovisual.

Alternativas

ID
1097281
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à requisição de emissão do certificado de produto brasileiro (CPB) à obra audiovisual, julgue os itens a seguir.

O requerente de CPB também pode comprovar a realização de obra por meio da apresentação de cópia da obra em tecnologia óptica como DVD ou blueray ou de cópia da nota fiscal da primeira cópia emitida pelo laboratório de imagem.

Alternativas
Comentários
  • A cópia da nota fiscal da primeira cópia emitida pelo laboratório de imagem também comprova.


ID
1097287
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à requisição de emissão do certificado de produto brasileiro (CPB) à obra audiovisual, julgue os itens a seguir.

O CPB pode ser requerido apenas por pessoa jurídica registrada previamente na ANCINE

Alternativas
Comentários
  • O certificado é obrigatório para todos os produtos (pessoas jurídicas e pessoas físicas) que você desejar exibir no Brasil e/ou no exterior, ou em termos técnicos, que visarem à exportação ou a exibição pública no Brasil, ou seja, para filmes que podem ser exibidos em salas de exibição, TV aberta, TV Paga, vídeo doméstico, serviços de vídeo por demanda, sistema audiovisual em circuito restrito e em transporte coletivo. Mas é dispensável para obras jornalísticasgravações de manifestações e eventos esportivos, e ainda para obras com fins institucionais.


    Leia mais em: http://produtorantenado.com.br/cpb-o-que-e-e-porque-fazer/#ixzz5TSfsagZV 

    Follow us: @ProdutorAntenad on Twitter | ProdutorAntenado on Facebook


ID
1097293
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base na Lei n.º 12.485/2011, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, julgue os itens seguintes.

Espaço qualificado é o espaço total do canal de programação que se compõe de telenovelas, seriados, eventos esportivos, reality shows, telenovelas, televendas, animações, documentários, publicidades, conteúdos jornalísticos, programas de auditório, conteúdos religiosos e propagandas políticas obrigatórias

Alternativas
Comentários
  • "O conceito de espaço qualificado serviu de parâmetro para a regulamentação de vários dispositivos da Lei 12.485/2011, como a definição dos Canais de Espaço Qualificado e a contabilização das obrigações de veiculação de conteúdos audiovisuais brasileiros em cada Canal de Espaço Qualificado. De acordo com a IN 100, obras audiovisuais que constituem espaço qualificado são aquelas, seriadas ou não, dos tipos ficção, documentário, animação, reality show, videomusical e de variedades. Já os canais de espaço qualificado são aqueles que, no horário nobre, veiculem obras audiovisuais de espaço qualificado em mais da metade da grade de programação. Como explica Manoel Rangel, a lógica da definição de espaço qualificado é econômica: “Espaço qualificado é aquele ocupado por conteúdos que contribuem para estruturar a indústria e que continuam a gerar receitas após sua primeira exibição. "

    http://www.fiesp.com.br/siaesp/noticias/ancine-publica-instrucoes-normativas-que-regulamentam-a-nova-lei-da-tv-paga/


ID
1097302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base na Lei n.º 12.485/2011, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, julgue os itens seguintes.

Nos canais de espaço qualificado, devem-se destinar, no mínimo, quinze horas semanais dos conteúdos veiculados no horário nobre às produções brasileiras e metade desse período de tempo às produções de produtoras brasileiras independentes.

Alternativas

ID
1097308
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com base na Lei n.º 12.485/2011, que dispõe sobre a comunicação audiovisual de acesso condicionado, julgue os itens seguintes.

O tempo máximo destinado à publicidade na TV paga corresponde a 25% do horário da programação diária, porcentagem igual à estabelecida para a televisão aberta.

Alternativas
Comentários
  • O tempo máximo destinado à publicidade, tanto na TV paga, como na TV aberta é igual. Ou seja, 25% do horário da programação diária.


ID
1097314
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A adoção da cota de tela, um mecanismo que visa a assegurar uma reserva de mercado para o produto nacional em face da presença maciça do produto estrangeiro nas salas de cinema no país, permite a circulação da produção brasileira, a ampliação do acesso ao público e a promoção da diversidade de títulos em cartaz. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A obra cinematográfica brasileira de longa-metragem deve permanecer em cartaz nas semanas subsequentes à do seu lançamento, sempre que o total de ingressos obtidos por sua exibição pública e comercial na referida semana iguale-se à frequência média semanal de espectadores obtida nas três semanas imediatamente anteriores naquela sala, pela exibição de obras cinematográficas de longa-metragem de qualquer origem

Alternativas
Comentários
  • SEÇÃO III
    Da Permanência em Exibição do Título

     
    Art. 6º - A obra cinematográfica brasileira de longa metragem deverá permanecer em cartaz nas semanas subseqüentes à do lançamento, sempre que o total de ingressos obtidos por sua exibição pública e comercial na semana referida se iguale à freqüência média semanal de espectadores obtida nos dois semestres imediatamente anteriores naquela sala, pela exibição de obras cinematográficas de longa metragem de qualquer origem.
     
    §1º - A freqüência média semanal considerada para manutenção em exibição de obra em função do disposto no caput será a que estiver registrada na data de início da semana cinematográfica em questão, segundo relação a ser mantida no sítio da ANCINE na Internet.

    §2º - A relação referida no parágrafo anterior será elaborada com dados apurados pela ANCINE no mercado cinematográfico, junto aos segmentos de distribuição e exibição, ou obtida a partir de contrato ou convênio, conforme lhe autoriza o art. 16 do Capítulo V da MP 2.228-1/2001.

    §3º - Caberá aos interessados requerer à ANCINE a correção de freqüências médias constantes da relação difundida, que julguem estar desatualizadas ou incorretas para o período ao qual se referem, desde que devidamente comprovadas.
     
    §4º - A permanência em exibição da obra cinematográfica brasileira a que se refere o caput será considerada para fins de cumprimento da obrigatoriedade, desde que sejam observados os requisitos dos arts. 9º e 10 desta Instrução Normativa.

     

    Fonte: https://www.ancine.gov.br/pt-br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-o-normativa-n-67-de-18-de-dezembro-de-2007


ID
1097317
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A adoção da cota de tela, um mecanismo que visa a assegurar uma reserva de mercado para o produto nacional em face da presença maciça do produto estrangeiro nas salas de cinema no país, permite a circulação da produção brasileira, a ampliação do acesso ao público e a promoção da diversidade de títulos em cartaz. Com relação a esse assunto, julgue os itens subsecutivos.

A cota de tela, mecanismo mediante o qual se obriga as empresas exibidoras a incluírem em sua programação obras cinematográficas brasileiras de longa-metragem, é estabelecida anualmente pelo presidente da República, que define o número de dias para o seu cumprimento.

Alternativas
Comentários
  • CAPÍTULO III
    DA QUOTA DE TELA

    Art. 3º - As empresas proprietárias, locatárias ou arrendatárias de salas ou complexos de exibição pública comercial estão obrigadas a exibir, anualmente, obras cinematográficas brasileiras de longa metragem, no âmbito de sua programação, observados o número mínimo de dias e a diversidade dos títulos fixados pelo ato normativo competente.

    §1º - A obrigatoriedade de que trata o caput abrange salas, geminadas ou não, pertencentes à mesma empresa exibidora e que integrem espaços ou locais de exibição pública comercial localizados em um mesmo complexo, conforme definido no Anexo I desta Instrução Normativa.

    §2º - Somente serão válidas para cumprimento da obrigatoriedade regulamentada nesta Instrução Normativa as obras cinematográficas brasileiras de longa metragem que cumulativamente atendam às seguintes condições:

    I – Sejam portadoras de Certificado de Produto Brasileiro – CPB, emitido pela ANCINE, ou certificado a ele equiparado, emitido por órgão competente antecessor.

    II - Possuam seu título previamente registrado na ANCINE, com Certificado de Registro de Título – CRT – vigente e válido para o mercado de salas de exibição.

    III – Não tenham sido exibidas em meios eletrônicos antes da exibição em salas, conforme estabelece o § 3º do art. 55 da MP 2228-1/01.
    § 3º - Serão exigidos, para fins de cumprimento da obrigatoriedade de que trata o caput, os seguintes requisitos cumulativos:

    I - Exibir obras cinematográficas brasileiras de longa metragem pelo número de dias e com exibição mínima de diferentes títulos fixados em ato normativo;

    II – Exibir , no primeiro semestre do ano, o mínimo de 30% (trinta por cento) do total de dias fixados por ato normativo, conforme o número de salas, geminadas ou não, que compõem o complexo, sendo o eventual saldo positivo automaticamente computado para o segundo semestre;

    III – Exibir pelo menos 7 (sete) dias de obras brasileiras de longa metragem em cada uma das salas do complexo.

     

    Fonte: https://www.ancine.gov.br/pt-br/legislacao/instrucoes-normativas-consolidadas/instru-o-normativa-n-67-de-18-de-dezembro-de-2007


ID
1097323
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

O FSA é um instrumento complementar e diferenciado de políticas públicas de estímulos ao desenvolvimento da indústria brasileira do cinema e do audiovisual. Entre suas atuações está, por exemplo, o investimento em projetos, de forma retornável, mediante participação nos resultados.

Alternativas

ID
1097329
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

A fim de estimular a diversidade e a democratização dos recursos, cada empresa produtora pode apresentar ao FSA, no máximo, três projetos para cada chamada pública, dos quais será contemplado apenas o de melhor pontuação

Alternativas
Comentários
  • Resposta: ERRADA


    O processo de seleção será adotada para a utilização dos recursos da FSA dar-se-ão das seguintes formas:


    Fluxo Continio

    Chamadas Públicas


    são realizadas em duas etapas:

    1) avaliação de mérito de proposta

    2) avaliação a partir da indução de visão integrada


ID
1097332
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

Projetos de longa-metragem só estarão aptos caso tenham contratos de distribuição assinados.

Alternativas

ID
1097338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

Não são considerados financiáveis pelo FSA o desenvolvimento de projetos e as despesas de comercialização, divulgação e distribuição.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo. 
    19) Que tipos de despesas NÃO são financiáveis? São considerados itens não-financiáveis: desenvolvimento de projetos; despesas de agenciamento, colocação e coordenação; despesas de comercialização, divulgação e distribuição; e despesas gerais de custeio da empresa proponente. 

    http://www.brde.com.br/fsa/images/faqs/prodecine_02_2012.pdf

    Bons estudos! 



ID
1097344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

Os recursos que compõem o FSA são oriundos do orçamento da União e provêm, principalmente, da arrecadação da Condecine e do Fundo de Fiscalização das Telecomunicações (Fistel).

Alternativas

ID
1097347
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação ao Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), julgue os próximos itens.

O processo seletivo do FSA consiste da análise documental, avaliação da proposta por meio de sistema de pontuação, apresentação da proposta por defesa oral para o comitê de investimento e sorteio das propostas habilitadas nas etapas anteriores.

Alternativas

ID
1200079
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as afirmativas a respeito da edição não linear de vídeo,

I. As imagens são digitalizadas e os takes transferidos para o disco rígido do computador.

II. Os takes passam a ser arquivos de sistema que podem ser acessados e alterados.

III. Os programas de edição não linear oferecem uma interface com recursos de vídeos.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • "Os takes passam a ser arquivos de sistema"

    Tá de sacanagem.


ID
1200082
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Dadas as características da edição não linear de vídeo,

I. Acesso aleatório ao material gravado de forma mais ágil.

II. Possibilidade de retirar planos do programa armazenado.

III. Impossibilidade de experimentar possibilidades de edição.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1401940
Banca
FGV
Órgão
TJ-BA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Para a realização de um documentário em vídeo, a título de trabalho de conclusão de disciplina do terceiro ano do ensino médio, um aluno utilizou softwares específicos para edição. Para tanto, ele utilizou como programas de edição de fotografias, vídeo e áudio, respectivamente:

Alternativas

ID
1599577
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na produção de imagens, sejam fixas ou em movimento, encontramos componentes visuais que transmitem estados de ânimo, emoções, ideias e estrutura às imagens. Os componentes visuais básicos de uma imagem, seja na televisão, no cinema ou no computador são

Alternativas

ID
1599589
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à linguagem audiovisual, a televisão se difere do cinema e do computador

Alternativas

ID
1599598
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

O roteiro de cinema, em sua forma padrão do roteiro de ficção, ancora-se em um elemento herdado da dramaturgia de palco: a sequência ou cena dramática. Trata-se

Alternativas

ID
1599607
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre o filme Noir, podemos afirmar o seguinte:

Alternativas

ID
1599610
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A emissora MTV, criada nos anos 1980, foi uma das pioneiras na propagação da estética do videoclipe. Considerada por muitos um símbolo da pós-modernidade, a estética do videoclipe caracteriza-se pelo hibridismo de referências e linguagens e assimilou ao longo dos anos elementos do rádio, do cinema, da literatura, da pop art, dos quadrinhos, dos games etc. Outra tendência importante, segundo Arlindo Machado, é a descontinuidade. É comum vermos videoclipes em que as “ideias tradicionais de sucessão e de linearidade já não são mais determinantes” (2005, p. 180). Desta forma, das características abaixo, quais configuram a maior parte dos videoclipes em termos estéticos?

Alternativas
Comentários
  • O texto traz pistas para eliminar algumas alternativas;

    Descontinuidade: exclui linearidade e continuidade


ID
1599613
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

De acordo com Bill Nichols (2005), o documentário é o que se pode denominar de “conceito vago”. Trata-se, segundo o autor, de uma representação do mundo em que vivemos. Nichols, no entanto, identifica seis modos de representação que funcionam como subgêneros do gênero documentário propriamente dito. São eles:

Alternativas
Comentários
  • A

    poético; expositivo; participativo; observativo; reflexivo e performático.


ID
1599616
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Os manuais de direção e produção de documentários, americanos e ingleses, geralmente usam o termo proposal (proposta) ao se referirem a

Alternativas
Comentários
  • Os manuais de direção e produção de filmes documentários, americanos e ingleses, normalmente utilizam o termo proposal ao se referirem a um texto de apresentação do filme documentário. Essa proposta serve como cartão de visita do realizador a ser apresentado aos possíveis financiadores do projeto. Como tal deverá se valer de meios de persuasão para convencer os interessados a apoiar o projeto. As recomendações mais freqüentes, encontradas nesses manuais, ressaltam a importância da concisão e da objetividade do texto. Em sendo um texto de apresentação, o proponente deverá saber atrair o interesse para o projeto, bem como chamar a atenção para a sua importância, se valendo de poucas páginas de texto escrito.


ID
1624666
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Sobre o conceito de indústria cultural, considere as seguintes afirmativas:


I. Refere-se à conversão da cultura em mercadoria, ao processo de subordinação da consciência à racionalidade capitalista.

II. Em sua essência, refere-se às empresas produtoras e as técnicas de comunicação. O cinema, a televisão, a imprensa e demais meios de comunicação são a indústria cultural.

III. Designa uma prática social através da qual a produção cultural e intelectual passa a ser orientada para inserção no mercado de consumo.

IV. A produção estética integra-se à produção mercantil em geral, permitindo o surgimento da ideia de que o que somos dependentes dos bens que podemos comprar e dos modelos de conduta veiculados pelos meios de comunicação.

V. Nas sociedades capitalistas, o consumo estético massificado mobiliza a população a se engajar nas tarefas necessárias à manutenção do sistema econômico e social.


Assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Alguma boa alma, que estude, poderia, por favor, esclarecer por que o item III está incorreto? Obrigado desde já. Bons estudos!

  • Marcelo, o item III não está incorreto, o incorreto é o II.

    "II. Em sua essência, refere-se às empresas produtoras e as técnicas de comunicação. O cinema, a televisão, a imprensa e demais meios de comunicação são a indústria cultural."

    Isso porque o conceito de indústria cultural, em sua essência, criado por Adorno, na Escola de Frankfurt em sua primeira fase não se refere aos meios de comunicação, mas ao fato de a produção cultural estar voltado ao mercado e ao fato de arte ser assim também utilizada como meio de manutenção do status quo, perdendo a sua função libertadora, o que para o autor seria a verdadeira função da arte.

    Espero ter ajudado!

  • Oi, Vanessa. Obrigado pela ajuda. Estou percebendo, ao refazer as questões, que minha dificuldade está no formato da assertiva - correta, incorreta... Nesse caso, por exemplo, a correta é dizer que a única incorreta é a "II" (letra D). Tenho de ler a pergunta com mais atenção.

  • Atualmente, a expressão Indústria Cultural tem sido usada para se referir, em especial, às grandes corporações que produzem e distribuem produtos de entretenimento para o cinema, televisão, rádio, internet, entre outros meios. R: letra D

ID
1624687
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Em meados de 2010, o site de vídeos Vimeo lançou um desafio público na internet: refilmar Star Wars, de George Lucas. O filme seria feito pelos próprios internautas, no estilo e formato que estes quisessem. Os autores, de qualquer parte do mundo, deveriam enviar sua versão aos produtores do filme. A montagem final absorveria, no máximo, 15 segundos de cada filme.

Para realizar as cenas, os participantes deveriam operar programas de edição de vídeo, equipamentos de filmagem e animação, além de estabelecer um nível interação via redes em que estivessem em sintonia sobre como filmar, mesmo sem se conhecer ou morar no mesmo lugar.

O resultado foi o longa Star Wars Uncut, feito a partir da interação entre fãs anônimos da saga Lucas. Considerando essa forma de produção colaborativa, identifique, entre as alternativas a seguir, a denominação proposta por um renomado pesquisador da cultura digital para conceituar a relação entre pessoas que não se conhecem, mas dividem as mesmas referências, com capacidade de recriar as mensagens da mídia e compartilhar ideias espalhadas entre vários meios de comunicação, em várias plataformas, acrescentando suas próprias contribuições, inserindo-as de volta na rede. 

Alternativas
Comentários
  • Cultura da Convergência é um termo desenvolvido por Henry Jenkins em livro homônimo publicado em 2008 pela Editora Aleph. O termo pode ser relacionado a três fenômenos: convergência dos meios de comunicação, cultura participativa e inteligência coletiva.

    Segundo o autor, o atual cenário cultural é caracterizado pela reapropriação de conteúdos e produção midiática cooperativa, que integra agentes como: mídia corporativa, mídia alternativa, consumidor e afins.

    Os produtos de novas e velhas mídias se tornam híbridos, reconfigurando a relação entre as tecnologias, indústria, mercados, gêneros e públicos. Ocorre um cruzamento entre mídias alternativas e mídias de massa, que se tornam receptivas por múltiplos suportes, caracterizando a era da convergência midiática.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_da_converg%C3%AAncia

  • O que eu adoro no fandom é a liberdade que concedemos a nós mesmos de criar e recriar, repetidamente, nossos personagens. A fan fiction
    raramente fica parada. É uma coisa viva, que evolui, que tem vida própria, uma história sendo criada sobre outra, a realidade de cada escritor sendo refletida na de outro e talvez até se misturando, para formar uma criação totalmente nova[...]

     

    Os fãs rejeitam a ideia de uma versão definitiva produzida, autorizada e regulada por algum conglomerado. Em vez disso, idealizam um mundo onde todos nós podemos participar da criação e circulação de mitos culturais fundamentais. Nesse caso, o direito de participar da cultura é considerado a “liberdade que concedemos a nós mesmos”, não um privilégio concedido por uma empresa benevolente, não uma coisa que os fãs estão dispostos a trocar por arquivos de som melhores ou hospedagem gratuita na web.

    Tais experiências florescem no interior da cultura da convergência, que cria um contexto em que os espectadores – individual e coletivamente – podem reformular e recontextualizar conteúdos das mídias de massa.


     

    Cultura da Convergência, por Henry Jenkins, págs 339 e 340


ID
1624699
Banca
COMVEST UFAM
Órgão
UFAM
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Marshall McLuhan descreve os meios de comunicação em função do grau de envolvimento entre estes e os sentidos do expectador, distinguindo-os como meios quentes e meios frios. Sobre essa teoria, leia as afirmativas abaixo:


− Um meio quente é aquele que prolonga um único de nossos sentidos e em “alta definição".

− Alta definição se refere a um estado de alta saturação de dados.

− Os meios quentes não deixam muita coisa a ser preenchida ou completada pela audiência.

− Daí que os meios quentes são baixos em participação, porque sua ação é mais completa, fornecendo tudo e originando nos destinatários uma atitude de “embotamento" ou “sonambulismo".

− Já os meios frios requerem a participação do indivíduo, a quem cabe preencher os dados que faltam.

− Assim, os meios quentes excluem, e os meios frios incluem.


Baseado na teoria dos meios quentes e meios frios de McLuhan, relacione os veículos de comunicação a seguir com os meios que aparecem logo abaixo:

1. A fala.

2. Telefone.

3. Rádio.

4. Cinema.

5. Televisão.


I. Meio quente

II.Meio frio.


Assinale, a seguir, a sequência que relaciona corretamente os veículos de comunicação com os meios:

Alternativas

ID
1671895
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Na criação publicitária ele tem o papel de antecipar a construção do filme ao cliente e ilustrar o momento de apresentação da ideia. É um documento tradutório que busca sua expressão em forma de frames do filme ilustrado, que auxiliará na compreensão daquilo que a equipe da agência imaginou para o roteiro, no qual o diretor poderá aprimorar ou modificar de forma a colaborar com a ideia principal do filme. É como uma pauta, um direcionamento, uma interpretação, uma antecipação em cenas fragmentadas passível de modificação de suporte.
                                                       (BERTOMEU, João Vicente Cegato. Criação de filmes publicitários)

Essa é a definição para

Alternativas
Comentários
  • STORYBOARD são organizadores gráficos tais como uma série de ilustrações ou imagens arranjadas em sequência com o propósito de pré-visualizar um filme, animação ou gráfico animado, incluindo elementos interativos em websites.

    Os storyboards apresentam o esboço das cenas; neles, indicam-se até mesmo as mudanças no ângulo da câmera.

    Ajuda os criadores a visualizar a estrutura do filme e discutir a sequência dos planos, ângulos, ritmos e as expressões e atitudes dos personagens. (FCC 2013)

  • Story-board - Sequência de desenho que indicam e orientam, visualmente, determinadas tomadas descritas no roteiro de um filme, anúncio ou programa a ser realizado. Quando produzido em um sistema eletrônico de processamento de imagens, é chamado de story-board eletrônico. Sequência de desenhos que, ilustrando matéria jornalística, apresentam detalhes e momentos sucessivos do fato noticiado ou de uma versão do acontecimento.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Rabaça e Barbosa, p. 262

    Storyboard: permite organizar as cenas de um vídeo para uma edição não-linear. As cenas para o storyboard podem ser criadas a partir da timeline. Elas são dispostas no storyboard em fileira, uma abaixo da outra, mas cada cena (clip) pode ser retirada e inserida entre as demais e efeitos podem ser acrescentados entre as cenas.

    Fonte: Vera Íris Paternostro, em O Texto na TV - Manual de Telejornalismo


ID
1684954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Com relação à imagem do audiovisual e às mudanças advindas com as novas tecnologias, julgue o item que se segue.

No cinema clássico, o espectador acompanha uma estrutura linear que promove um conjunto sequencial de emoções participativas, ao passo que, nos novos meios interativos, a construção de uma temporalidade modela uma emoção menos pessoal, mais distanciada.

Alternativas
Comentários
  • Erro por contradição: nos novos meios interativos, e emoção e o envolvimento de quem distribui (compartilha/posta) videos é muito maior. Vide virais sobre humor e política. 

  • QUANTO MAIS INTERATIVO, MAIS EMOCIONANTE.


ID
1684960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos à direção de arte para meios audiovisuais.

O diretor de arte é o responsável geral pelo aspecto visual e pelos diálogos do filme. Sob a orientação do diretor e do roteirista, ele deve harmonizar e procurar as combinações, as tonalidades certas entre cenografia, figurino, maquiagem e até roteiro.

Alternativas
Comentários
  • diretor de arte, ou editor de arte é o profissional que, geralmente, gerencia a atividade de design e concepção artística de umproduto audiovisual, incorporando uma série de funções, em publicidade, design editorial, internet, videogames (br) / videojogos(pt), cinema e propaganda.

  • Erro por extrapolação: de fato o diretor de arte é responsável pelo aspecto visual; mas os diálogos, não.

  • Aspecto visual: sim. Diálogos do filme: não.

  • O redator é o responsável pela criação dos textos, que serão escritos para diferentes formatos, como a web, rádio, tv e impresso.


ID
1684963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue os itens a seguir, relativos à direção de arte para meios audiovisuais.

O cenógrafo é uma espécie de arquiteto do cinema: é ele quem, por meio de desenhos e maquetes que devem ser aprovados pelo diretor, cria todos os ambientes que se transformam em cenário.

Alternativas
Comentários
  • Cenógrafo [do gr. skenográphos.] é o profissional que cria, conceitua, projeta e coordena a construção do cenário de teatro, show, teledramaturgia, eventos e entretenimento em geral. Ele supervisiona a realização e montagem de todos os espaços necessários à cena, incluindo a programação. Aquele que idealiza o espaço cênico. Cria, desenha, acompanha e orienta a montagem do projeto cenográfico. Resumindo, é quem prepara o cenário para um espetáculo.

  • Cenógrafo: responsável pela PLANTA BAIXA do cenário criado pelo desenhista de produção e diretor de arte,  ACOMPANHANDO DIRETAMENTE SUA EXECUÇÃO FINAL pelo cenotécnico.

     

     


ID
1684966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativo à direção de arte para meios audiovisuais.

Em geral, grande parte do trabalho do diretor de arte acontece fora do set e muitas atividades são executadas antes mesmo do início das filmagens. Durante as filmagens, ele continua construindo cenários que serão filmados posteriormente, acontecendo toda essa atividade em seu escritório, ateliê ou nas oficinas dos cenotécnicos.

Alternativas
Comentários
  • Essas bancas dizem o que querem. Na questão Q561652, o cenógrafo "é o cara". Cria, desenha, executa, decide, manda "pra caramba". Já aqui não. O diretor de arte "é o cara" dos cenários. Mesmo que tenha embasamento teórico, é incoerente. A não ser que o erro esteja na primeira parte da questão.


    Alguém?
  • Penso o mesmo que o colega, gostaria de saber qual a fonte o cespe usa para justificar essas questões, cada hora do diretor de arte tem uma função diferente nas provas :/


ID
1684975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à linguagem de vídeo e televisão, julgue os seguintes itens.

Para atrair a atenção do telespectador, a televisão usa os ângulos da imagem bem mais limitados do que os utilizados no cinema, o que justifica a necessidade de cortes mais lentos e planos mais abertos na TV.

Alternativas
Comentários
  • Para atrair a atenção do telespectador, a televisão usa os ângulos da imagem bem mais limitados do que os utilizados no cinema -> ok

     

    o que justifica a necessidade de cortes mais lentos e planos mais abertos na TV -> pelo contrário


ID
1684978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à linguagem de vídeo e televisão, julgue os seguintes itens.

A montagem de filmes para o cinema até a chegada do vídeo analógico e posteriormente digital era feita de forma não linear, com fita adesiva e tesoura, tudo sendo cortado e colado à mão.

Alternativas
Comentários
  • O tipo de montagem descrita na questão é a LINEAR ou ANALÓGICA.

    A edição linar é realizada em ilhas de edição  com equipamentos analógicos, que antecedem o computador e suas possibilidades digitais. Em geral segue uma sequência cronológica editando as cenas conforme o cronograma de gravação, utilizando-se de alguns vídeos cassetes (mínimo de três, sendo um player, um recorder e um terceiro - que controla os dois - o Edit controller). 

  • A questão está errada. O tipo de edicao descrito era do tipo linear.

  • A assertiva descreve a edição linear. Esse gabarito está errado.

  • Gabarito estranho mesmo...é linear


ID
1684981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à linguagem de vídeo e televisão, julgue os seguintes itens.

A edição analógica é feita na ordem cronológica, ou seja, o editor precisa começar o trabalho pelo início e seguir até o final.

Alternativas
Comentários
  • Sim, trata-se da edição linear.


ID
1684984
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à linguagem de vídeo e televisão, julgue os seguintes itens.

A proeza da edição digital está em fazer que, a partir do momento em que o telespectador esteja olhando para monitores de televisão, ele passe a acreditar que esteja diante de telas de cinema.

Alternativas
Comentários
  • Alguém tem alguma explicação pra essa questão?

  • Como o digital não perde qualidade na reprodutibilidade, em detrimento do analógico que perde muita qualidade, acredito que isso possa aproximar a televisão do cinema em termos qualitativos.

  • questão anulada

     

  • Troque "da edição digital" por "dos cogumelos alucinógenos" e a questão fica certinha!


ID
1684987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de captação de imagens fílmicas, julgue os itens subsecutivos.

Muitas vezes, faz-se necessário aproximar exageradamente os personagens da câmera, para que pareçam estar a uma distância normal na tela; outras vezes, alteram-se o posicionamento dos móveis e as distâncias entre objetos para se produzir uma aparência desejada na tela.

Alternativas

ID
1684990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de captação de imagens fílmicas, julgue os itens subsecutivos.

Há formas de se compensar o tamanho limitado da tela e sua tendência para deixar tudo plano: exercitar-se o enquadramento da cena, trabalhar-se com a ilusão de profundidade e buscar-se obter equilíbrio e significado temático em cada composição.

Alternativas

ID
1684993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de captação de imagens fílmicas, julgue os itens subsecutivos.

No cinema, encontra-se a vantagem de a câmera captar as imagens e as registrar em três dimensões, em vez de duas como ocorre na percepção visual humana, menos limitada do que a documentada pela câmera.

Alternativas
Comentários
  • Mas gente, câmera de cinema não é impressora 3d! rs


ID
1685008
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

No que se refere à edição de imagem para formatos jornalísticos e ficcionais, julgue os itens que se segue.

Em um filme, um plano apresenta uma ideia, ou uma sequência de ideias, e o corte, que representa o encerramento de uma ideia e o começo de algo novo, é uma piscadela que separa e
pontua essas ideias.

Alternativas

ID
1685020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A propósito da transição do sistema analógico para o digital, julgue os próximos itens.

Em função dos avanços na tecnologia de armazenamento do computador, tornou-se possível, já no final dos anos 1980, digitalizar as imagens dos filmes diretamente no disco rígido do computador.

Alternativas