SóProvas


ID
3886552
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de modernização da agricultura, também conhecido por aquilo que o geógrafo Jurandyr L. Sanches Ross defende como a industrialização da agricultura, revela a unificação entre a indústria e agricultura, por conta de que ele considera como o desenvolvimento de "liames de sujeição que funcionam como peias, como amarras ao campesinato, fazendo com que ele produza, ás vezes, exclusivamente para a indústria" (1995, p 477-478).

Se um professor de Geografia levar em conta a perspectiva do autor, abordará, com seus alunos, o desenvolvimento capitalista no campo como fruto de dois processos: um em que o capital se territorializa (territorialização de capital monopolista na agricultura) e outro quando o capital monopoliza o território sem se territorializar. Segundo essa abordagem, as consequências dos dois mecanismos seriam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • a eliminação dos trabalhadores do campo, concentrando-os nas cidades - a criação, recriação e redefinição das relações de produção camponesa e familiar

  • Para o geógrafo Rogério Haesbaert, a grosso modo, Territorialização refere ao processo de apropriação ou dominação do Espaço (concreto e simbólico) a partir de relações de poder.

  • Entende-se que o campo brasileiro é capitalista e que o seu desenvolvimento é desigual e contraditório, comportando a reprodução de relações de produção não capitalistas como a produção familiar.

  • Opção B