SóProvas


ID
3886591
Banca
CEAF
Órgão
PGE-RN
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Na República Federativa do Brasil, todo o poder emana do povo, que pode exercê-lo por meio de pessoas eleitas especialmente para esse fim. Esse processo de escolha caracteriza uma manifestação da:

Marcar apenas uma oval.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO FORNECIDO - A

    CUIDADO: Majoritariamente as doutrinas trazem a democracia indireta como representativa.

    Democracia indireta - os cidadãos escolhem representantes em intervalos regulares para que estes votem sobre assuntos para a administração do país.

    Democracia direta - os cidadãos participam ativa e diretamente das decisões políticas de um Estado, estes vivem em uma democracia direta. As tomadas de decisão são feitas por votações e consultas populares (como plebiscitos e referendos).

    O Brasil é adepto da democracia representativa (também chamada de indireta ou semidireta). Assim, o povo escolhe representantes, que exercem mandatos para efetuar as vontades e anseios da população.

  • Questão exige do candidato conhecimento acerca dos Direitos Políticos.

    Alternativa “a” correta. O poder emanado do povo, quando exercido por pessoas eleitas especialmente para esse fim, caracteriza uma manifestação da democracia representativa. Além de desempenhar o poder de maneira indireta (democracia representativa), por intermédio de seus representantes, o povo também o realiza diretamente (democracia direta), concretizando a soberania popular, que, segundo o art. 1.º da Lei n. 9.709, de 18.11.1998 – o qual regulamentou o art. 14, I, II e III, da CF/88 - “é exercida por sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, nos termos desta Lei e das normas constitucionais pertinentes, mediante: plebiscito, referendo e iniciativa popular".

    Alternativa “b” incorreta. Não satisfaz o comando da questão. O Princípio da Separação de Poderes preceitua a independência e harmonia entre as diversas funções do Estado (Legislativa, Executiva e Judiciária), bem como um sistema de controles recíprocos.

    Alternativa “c” incorreta. O regime democrático pode ser classificado em democracia direta, democracia representativa e democracia semidireta ou participativa. O enunciado trata da democracia representativa.

    Alternativa “d” incorreta. Na eleição indireta a população não possui direito ao voto. Os representantes são escolhidos em um colégio eleitoral, constituído por uma assembleia fechada. Como se vê, não atende o enunciado.

    GABARITO: A.

  • GAB: A

    Democracia Indireta = Representantes Eleitos.

    Democracia Direta = Referendo, plebiscito e Iniciativa popular.

    --------------------------------------------------------------------------------------------

    RESULTADO = Democracia Participativa ou semidireta. Brasil!

    Cuidado!!!!!

    Eleição INDIRETA: Se Presidente e Vice Pr. morrerem nos últimos 2(dois) anos.

    Congresso Nacional irá votar em até 30 dias

  • Democracia direta

    Democracia indireta/representativa

    Democracia semidireta/participativa

  • Estagiário de oval é esse.

  • Gabarito''A''.

    A CRFB/88 prevê que o povo exercerá seu poder diretamente ou por meio de representantes eleitos:

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (Vide Lei nº 13.874, de 2019)

    V - o pluralismo político.

    Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

    O trecho acima destacado caracteriza a democracia representativa de Locke. 

    O nosso Estado de direito é predominantemente uma democracia representativa em detrimento da democracia participativa de Rosseau (rosseauniana). John Locke, no segundo Tratado, entende que o exercício do poder soberano se dá através da representação política; o cidadão elege um representante político (senador, deputado, governador), através do voto direto, e o eleito irá exercer a política em seu nome, sem nenhum vínculo político entre o representante e o detentor da soberania popular.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Foco na Missão Guerreiros, que aprovação é certa!

  • Democracia direta

    Plebiscito

    consulta anterior ao povo

    Referendo

    consulta posterior ao povo

    Iniciativa popular

    Democracia indireta

    Representantes eleitos

  • A) Gabarito

    Democracia Representativa= Meio de representantes eleitos

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado democrático de direito e tem como fundamentos:

            I - a soberania;

            II - a cidadania;

            III - a dignidade da pessoa humana;

            IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

            V - o pluralismo político.

        Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição