SóProvas


ID
3887176
Banca
IBGP
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Sobre o balanço patrimonial, uma das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, tomando como base a Lei nº 4.320/1964 e o manual de contabilidade aplicada ao setor público, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O ativo financeiro compreende os créditos e valores realizáveis independentemente de autorização orçamentária e os valores numerários, enquanto que o passivo financeiro compreende as dívidas fundadas e outras cujo pagamento independa de autorização orçamentária.
( ) O ativo permanente compreende os bens, créditos e valores, cuja mobilização ou alienação dependa de autorização legislativa, enquanto o passivo permanente compreende as dívidas fundadas e outras que dependam de autorização legislativa para amortização ou resgate.
( ) O passivo financeiro corresponde às obrigações correlatas às despesas orçamentárias empenhadas, liquidadas ou não, que tenham ou não sido pagas; e aos passivos que não são submetidos ao processo de execução orçamentária, a exemplo das cauções.
( ) As participações em empresas devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método do custo. O método da equivalência patrimonial deve ser utilizado apenas para os investimentos em controladas que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 3-O passivo financeiro corresponde às obrigações que INDEPENDEM de aut.orçamentária.

    4-As participações em empresas sobre cuja administração se tenha influência significativa devem ser mensuradas ou avaliadas pelo método da equivalência patrimonial. O método da equivalência patrimonial será utilizado para os investimentos em coligadas ou em controladas e em outras sociedades que façam parte de um mesmo grupo ou estejam sob controle comum. 

    VVFF gab.C

  • Errei pq não sabia que a divida fundada esta presente no passivo financeiro e no permanente, achava que era só no financeiro pois é divida flutuante. Mas o que diferencia é estar ou não autorizada no orçamento somente.

    O Passivo Financeiro compreenderá as dívidas fundadas, empenhadas e liquidadas durante o exercício financeiro respectivo, porém não pagas até 31/12, data em que SERÃO CONVERTIDAS em uma parcela da dívida flutuante, os chamados serviços da dívida a pagar (são restos a pagar processados originados da execução orçamentária da dívida fundada empenhada, liquidada e não paga até 31/12 de cada exercício), aos moldes do art. 92 da Lei nº 4.320/64, cujo teor é:

    Art. 92. A dívida flutuante compreende:

    I - os restos a pagar, excluídos os serviços da dívida;

    II - os serviços da dívida a pagar;

    III - os depósitos;

    IV - os débitos de tesouraria.