SóProvas


ID
3887773
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Três Palmeiras - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Jaqueline é Assistente Social em um Centro de Referência de Assistência Social no Município de Três Palmeiras, Rio Grande do Sul. A respeito do tema do Estágio Supervisionado em sua prática profissional, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não existe Supervisão direta de estágio sem o Supervisor de Campo junto ao Acadêmico.

    Um não sobrepõe o outro. Não existe hierarquia de quem é mais importante: os dois são necessários para o processo de formação profissional.

  • A questão requer conhecimento da Resolução CFESS nº 533/2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social. Devemos encontrar a alternativa incorreta.

    Vamos, então, analisar as alternativas:

    A – Incorreta. Jaqueline deve considerar em sua prática profissional que é seu dever enquanto Assistente Social informar, esclarecer e orientar os(as) estudantes, na supervisão, quanto aos princípios e normas contidas no Código de Ética Profissional. A alternativa está de acordo com o “Art. 21º”, inciso c, do Código de Ética de 1993.

    B – Incorreta. No tocante à supervisão de estágio, deve-se considerar que a resolução do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS) nº 533, de 29 de setembro de 2008, regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social. É a Resolução CFESS nº 533/2008, que regulamenta a supervisão direta de estágio no Serviço Social.

    C – Incorreta. Constitui, enquanto atribuição privativa de Jaqueline, treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social. A alternativa está de acordo com o Parágrafo único, do “Art. 2º”, da Resolução CFESS nº 533/2008.

    D – Incorreta. A definição do número de estagiários a serem supervisionados por Jaqueline deve levar em conta a sua carga horária, as peculiaridades do campo de estágio e a complexidade das atividades profissionais, sendo que o limite máximo não deverá exceder 1 (um) estagiário para cada 10 (dez) horas semanais de trabalho. A alternativa está de acordo com o Parágrafo único, do “Art. 3º”, da Resolução CFESS nº 533/2008.

    E – Correta. É possibilitado à Jaqueline permitir ou exercer a supervisão de aluno(a) de Serviço Social sem o acompanhamento direto ao(à) estagiário(a). Conforme o Parágrafo 1º, do “Art. 4º”, da Resolução CFESS nº 533/2008, a conjugação entre a atividade de aprendizado desenvolvida pelo aluno no campo de estágio, sob o acompanhamento direto do supervisor de campo e a orientação e avaliação a serem efetivadas pelo supervisor vinculado a instituição de ensino, resulta na supervisão direta.

    Gabarito: E