SóProvas


ID
3888826
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Quanto à contabilização de operações, julgue o item.


Valor depreciável é o custo de um ativo menos o valor estimado que a entidade espera obter com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, ao fim de sua vida útil.

Alternativas
Comentários
  • Valor depreciável, amortizável e exaurível é o custo de um ativo, ou outra base que substitua o custo nas demonstrações contábeis, menos seu valor residual. 

  • ATENÇÃO:

    Não confundir Valor Depreciável com Valor Contábil.

  • 50. O valor depreciável de um ativo deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada.

    Valor depreciável é o custo de um ativo menos o valor estimado que a entidade espera obter com a venda do ativo, após deduzir as despesas estimadas de venda, ao fim de sua vida útil.

    O VALOR DEPRECIÁVEL DE UM ATIVO É O SEU CUSTO, OU OUTRO VALOR QUE O SUBSTITUA, MENOS O SEU VALOR RESIDUAL

    O conceito de depreciação implica o reconhecimento de perda de valor nos ativos fixos tangíveis, em decorrência do uso, da desatualização, ou da obsolescência, e se constitui em despesa para recuperar, de forma gradual, o dispêndio inicial, ainda que não exija desembolso nem pagamento.

    Uma diferença importante entre as despesas de depreciação e de devedores duvidosos é que o reflexo, no primeiro caso, ocorre no ativo não-circulante e, no segundo, no ativo circulante

    55. A depreciação do ativo se inicia quando este está disponível para uso, ou seja, quando está no local e em condição de funcionamento na forma pretendida pela administração. A depreciação de um ativo deve cessar na data em que o ativo é classificado como mantido para venda (ou incluído em um grupo de ativos classificado como mantido para venda

  • Para pessoas que não entendem muito sobre:

    De forma grosseira, esse é o valor simbólico que a empresa espera receber mesmo após a depreciação completa do bem.