SóProvas


ID
3888889
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Quanto ao orçamento público e ao sistema tributário nacional, julgue o item.


A lei orçamentária anual pode conter autorização prévia para a realização de operações de crédito e para a abertura de créditos especiais.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Errado.

    A parte final da afirmativa está errada, pois a LOA não pode conter autorização para abertura de créditos especiais. Pode haver autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, o que, na realidade, é uma expressa exceção ao princípio da exclusividade.

    CF/88 - Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.

    [...]

    § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.

  • O ERRO DA QUESTÃO

    A lei orçamentária anual pode conter autorização prévia para a realização de operações de crédito e para a abertura de créditos especiais.

  • Lembrando que o crédito suplementar apenas reforça uma despesa existente no orçamento, mas que durante o exercício financeiro se constatou que foi insuficientemente dotada para atender o projeto/programa por ela contemplado. Já o crédito especial inova o orçamento, na medida em que visa a atender determinado projeto/programa para o qual não havia despesa previamente fixada na LOA.

    Resumindo:

    Crédito Suplementar: não inova no orçamento (reforço).

    Crédito Especial: inova no orçamento (despesa nova).

    Com efeito, a Constituição Federal apenas permitiu a inclusão na LOA de autorização prévia para a abertura de crédito suplementar, na medida em que apenas reforça uma despesa já existente. Se houvesse possibilidade de inclusão na LOA de autorização prévia para abertura de crédito especial, o Poder Executivo poderia inovar o orçamento, criando nova despesa sem o prévio controle do Poder Legislativo, o que subverteria o processo legislativo envolvendo o orçamento, desequelibrando o princípio da tripartição dos Poderes.

    Em complementação, sabe-se que a CF/88 autoriza a abertura de crédito extraordinário pelo Poder Executivo, sem prévia autorização do legislativo, mas a hipótese é excepcional, porquanto destinada a atender despesas imprevisíveis e urgentes, tais como as decorrentes de guerra, comoção interna e calamidade pública, razão pela qual se justifica a ausência de prévia chancela do Legislativo para realizar este tipo de despesa, o que não é o caso das despesas contempladas em créditos especiais.

  • A lei orçamentária anual pode conter autorização prévia para a realização de operações de crédito e para a abertura de créditos SUPLEMENTARES

  • se são especiais é pq não estão na LOA...

    A assertiva disse que " lei orçamentária anual pode conter ... créditos especiais"

    ERRADO - são créditos suplementares

  • Trata-se de uma questão sobre princípios orçamentários.

    O princípio da exclusividade proíbe que o orçamento tenha disposições estranhas à previsão de receita e à fixação de despesa. A exceção a esse princípio seria justamente a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito consta no art. 165, § 8º Constituição Federal:

    Art. 165, § 8º: “A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos SUPLEMENTARES e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei".

    Logo, a lei orçamentária anual pode conter autorização prévia para a realização de operações de crédito e para a abertura de créditos SUPLEMENTARES (não os especiais).


    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO