SóProvas


ID
3889027
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Areal - RJ
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

ENXERGUE SEU VALOR E CONSTRUA A AUTOESTIMA

Acreditar em si mesmo: uma necessidade vital para a vida equilibrada.

Com dedicação, dizem os especialistas, todos podem chegar lá.


      A falta de amor-próprio é um problema histórico do brasileiro, dono de uma autoimagem derrotista. Estudo da International Stress Management Association no Brasil (Isma-BR) aponta que 59% das pessoas no país têm pouca confiança em si. Quem tem baixa autoestima acaba atropelado pelo dinamismo do mundo, ou reage com violência ___ frustrações, ou mascara a insegurança com símbolos de status. O resultado vai de um simples incômodo ___ distúrbios mentais graves. Por isso, estimar-se é uma necessidade vital, que não tem nada ___ ver com arrogância, como se acreditava até 15 anos atrás.

      Olhar-se no espelho disposto ___ fazer uma autoanálise é o primeiro passo para resgatar a autoestima. "Observar-se e perguntar 'o que ___ de melhor em mim' é um caminho para mudar o ponto de vista sobre quem você é, iniciando o processo de conhecimento interior", diz o consultor Sérgio Savian, diretor da Escola de Relacionamento Mudança de Hábito, em São Paulo. Hoje, aprender a dizer "eu me amo" é compreendido como uma atitude saudável e indispensável para se sentir pleno.

      Por causa desta crença, estima-se que tenha aumentado em até 20% ___ procura por cursos e terapias com a finalidade de trabalhar a autoestima desde meados da década passada. Enaltecer em excesso a humildade e tachar pessoas seguras de metidas está em desuso. Uma série de pesquisas indicando as evidências positivas da autoconfiança reforça essa tese. A mais recente é da Universidade da Califórnia, publicada no no "Journal of Personality and Social Psychology", na qual os pesquisadores comprovam que pessoas com baixa autoestima estão mais sujeitas ___ depressão.

      A confiança em si não excluirá tristezas e erros. Ajuda, porém, ___ lidar melhor com as adversidades, analisar os problemas, aprender com eles e seguir em frente. Sem drama, sabendo ouvir e sem culpar os demais – atitudes inerentes a quem tem baixa autoestima.

Disponível em:<www.terra.com.br/istoetemp/edicoes/2078>.(adaptado)

Assinale a alternativa que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto, na ordem em que aparecem:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

    As três primeiras lacunas são suficientes para que acertemos a questão: 

    ➥ Quem tem baixa autoestima acaba atropelado pelo dinamismo do mundo, ou reage com violência às (com violência a alguma coisa; preposição "a" + artigo definido "as" que acompanha o substantivo feminino "frustrações"= crase) frustrações, ou mascara a insegurança com símbolos de status. O resultado vai de um simples incômodo a (vai de um simples incômodo a alguma coisa; somente preposição "a" presente antes do substantivo masculino "distúrbios") distúrbios mentais graves. Por isso, estimar-se é uma necessidade vital, que não tem nada a (não temos crase antes de verbo; somente a preposição "a" está presete) ver com arrogância, como se acreditava até 15 anos atrás.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A questão pede para que seja completada a lacuna com "a", há" ou "à" exige para isso conhecimento de concordância verbal, regência e crase.

    Devemos saber que a crase é a contração de duas vogais idênticas e que a primeira delas sempre será a preposição "a" que se juntará ao artigo definido "a" ou ao pronome demonstrativo "a". Tendo essa informação podemos julgar as frases abaixo.

    ...reage com violência à frustrações

    O verbo "reagir" exige a preposição "a", reagir A alguma coisa com frustrações. Por sua vez, o substantivo "frustrações" admite o artigo definido "a". Portanto, é feita a contração entre as duas vogais.

    ...O resultado vai de um simples incômodo a distúrbios mentais graves.

    Não admite crase singular diante de palavra no plural, como não temos nenhuma opção de colocar "às" nas alternativas, só nos resta colocar "a" singular sem a crase.

    ...tem nada a ver 

    Não admite crase antes de verbo.

    ...disposto a fazer

    Não admite crase antes de verbo.

    ...o que de melhor em mim

    Com valor de existir sempre será "há". O que existe de melhor em mim

    aumentado em até 20% a procura

    Não há crase antes de sujeito.

    ....que a procura por cursos e terapias com a finalidade de trabalhar a autoestima desde meados da década passada tenha aumentado em até 20%

    sujeitas à depressão.

    "sujeitas" , conforme a regência, rege a preposição "a" e depressão como é substantivo feminino que aceita o artigo definido "a", faz a união entre ambas as vogais e assim formando a crase.

     porém, a lidar melhor

    Não admite crase antes de verbo.

    Após a análise temos a seguinte sequência: às – a – a – a – há – a – à – a.

    GABARITO: D

  • Sabendo os dois primeiros, o aluno já acerta a questão.

    "...reage com violência às frustrações..." (quem reage, reage à alguma coisa)

    "...de um simples incômodo a distúrbios mentais graves (diante de palavras no plural, o "a" não recebe crase)

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • antes de verbo não se usa crase!!!!!

    depois de preposições.

    antes de substantivos masculinos.

    antes do artigo indefinido.

  • Uso sempre esse macete que me ajuda muito!

    Não uso crase diante do;

    TIO DA RMV

    T= tratamento (pronome)

    = Indefinido ( pronome)

    O = Obliquo (pronome)

    D = Demonstrativo (pronome)

    A = Artigo indefinido

    R = Repetitivas (palavras)

    M = masculino (palavras)

    V = Verbo