-
✅ Gabarito: A
a) No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar à morte → CORRETO. Levar a alguma coisa (preposição "a" regida pelo verbo) + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "morte"= crase= à morte.
b) Normalmente, à primeira manifestação da dengue é à febre alta (39° a 40°C) → INCORRETO. Não é correto sujeito preposicionado, o correto, aqui, é somente a presença do artigo definido "a".
c) Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, à fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas → INCORRETO. Não é correto sujeito preposicionado, o correto, aqui, é somente a presença do artigo definido "a".
d) Não à transmissão da mulher grávida para o feto, mas a infecção por dengue pode levar a mãe a abortar ou ter um parto prematuro → INCORRETO. O correto seria o uso do verbo -haver= não há (existe/ocorre).
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Analise comigo..
Faça a troca da palavra feminina pela masculina
A ) levar à morte.
Levar ao sepulcro.
B ) é à febre alta (39° a 40°C).
Só há presença de artigo.
A febre alta.
C) à fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas.
novamente só presença de artigo.
A Fêmea / O macho.
D ) o correto seria Há
-
quem leva leva algo a alguem a + a morte
-
Dica: Quando eu estou com dúvidas, costumo substituir por uma palavra masculina a fim de ver se vai ficar "ao".
Exemplo: "pode levar à morte." -> "pode levar ao desmaio". Conclui-se que realmente há preposição + artigo.
-
gabarito A
A) No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar à morte.
Motivo: Regência do verbo ''levar'' no sentido de causar.
Termos masculinos = preposição AO = isso te levou AO FIM.
Termos femininos = preposição À = isso levou À Morte
-
Outro macete é "pensar gaguejando" na relação da concordância entre as duas palavras, assim vc conseguirá sentir os dois "a(s)" na frase: "...pode levar a (algum lugar) + a morte". Pense separadamente na construção entre os dois termos de forma a isolar o "a" de cada um, pois eles necessitam dele. Você ira gaguejar ao pensar duas vezes no "a" que cada palavra solicita e assim irá visualizar melhor a crase nas frases :)