SóProvas


ID
3891091
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Quanto a compostos orgânicos e a reações de caracterização, julgue o item

Um dos métodos para caracterização dos fenóis se baseia no teste com cloreto de ferro (III). Nesse teste, os fenóis formam complexos incolores, nos quais ocorre uma reação de complexação entre a hidroxila fenólica e o íon Fe3+. Como o FeCl3 possui coloração amarela, a ausência de cor indica a presença de fenol.

Alternativas
Comentários
  • Fenol é uma função orgânica caracterizada por uma ou mais hidroxilas ligadas a um anel aromático. Apesar de possuir um grupo -OH característico de um álcool, o fenol é mais ácido que este, pois possui uma estrutura de ressonância que estabiliza a base conjugada. Wikipédia

    Fórmula: C6H6O

    IUPAC: Phenol

    Massa molar: 94,11 g/mol

    Ponto de ebulição: 181,7 °C

    Solúvel em: Água

    Classificação: Composto orgânico

  • Fenóis

    Os fenóis têm características ácidas, com valores de pKa variando conforme a natureza dos substituintes. Os principais testes para a caracterização de fenóis se baseiam em mudanças de cor.

    a) Teste com hidróxido de sódio

    O teste com hidróxido de sódio é bastante utilizado na identificação de compostos fenólicos. Os fenóis ao entrarem em contato com a solução de hidróxido de sódio originam os fenóxidos, que ao reagirem com o ar por oxidação, produzem soluções com coloração. Geralmente essa coloração é marrom. Alguns fenóis necessitam de soluções mais diluídas para reagirem com o hidróxido de sódio.

    b) Teste com cloreto férrico

    Os fenóis formam complexos coloridos com íon Fe3+. A coloração pode ser azul, violeta, verde ou vermelha. O teste do cloreto férrico pode ser efetuado em água, metanol ou diclorometano. Entretanto, o teste não é positivo para todos os fenóis. Certos enóis também reagem positivamente.

  • A coloração violeta, ou seja, a formação do complexo violeta, indica a presença de fenol