- ID
- 542038
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Transpetro
- Ano
- 2011
- Provas
- Disciplina
- Química
- Assuntos
As funções orgânicas presentes no composto
H3C - CH = COH - CH2 - COOH são
As funções orgânicas presentes no composto
H3C - CH = COH - CH2 - COOH são
Uma indústria produz compostos cujas fórmulas são C4H10O (Fórmula 1), C4H10O2 (Fórmula 2) C4H8O2 e (Fórmula 3). A respeito destes compostos, conclui-se que as fórmulas representam as funções
Considere as afirmações abaixo a respeito dos alcoóis.
I - Os alcoóis são derivados dos hidrocarbonetos pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio por igual número de hidroxilas.
II - O radical obtido de um álcool pela retirada de hidrogênio da hidroxila é denominado alcoíla, pois deriva de álcool e apresenta valência livre no oxigênio.
III - Os dióis são denominados glicóis.
IV - Só existem alcoóis com hidroxilas ligadas aos carbonos primários e secundários.
Está correto APENAS o que se afirma em
O benzeno, descoberto em 1825 pelo químico e físico britânico Michael Faraday (1791-1867), é o composto fundamental da Química dos Aromáticos, sendo conhecido pelo nome comercial benzina. Além de ser empregado como solvente e na obtenção de inseticidas, também é o ponto de partida para a síntese de diversos compostos de grande importância para o Setor Químico, como o fenol, o tolueno, o ácido benzoico e o estireno. Dentre esses derivados do benzeno, os que possuem oxigênio na molécula são
O nome mercaptano (do latim mercurius captans), que identifica genericamente os tioalcoóis ou tióis, vem da capacidade de esses compostos se ligarem fortemente com o mercúrio. O mercaptano é adicionado ao gás de cozinha, proporcionando aquele cheiro desagradável que indica quando há vazamento, já que os gases combustíveis propano e butano são inodoros. Em relação aos tioalcoóis, sabe-se que
A respeito do composto do 2-metil-2-butanol, considere as afirmativas a seguir.
I – Trata-se de um álcool terciário de ponto de ebulição menor que o 1-pentanol.
II – Sofre desidratação em presença de H2SO4 concentrado a quente, formando principalmente 2-metil-1-buteno.
III – Oxida-se quando tratado com KMnO4 em meio ácido, produzindo propanona e etanal.
Está(ão) correta(s) APENAS a(s) afirmativa(s)
Um dos principais derivados do petróleo é a gasolina, um combustível constituído essencialmente de hidrocarbonetos, sendo um deles o octano.
O octano
Assinale qual das informações citadas a seguir, sobre alcoóis, é a correta?
Das informações citadas a seguir, sobre ésteres e amidas, qual é a correta?
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 3, analise o texto e as afrmativas a seguir.
Os mosquitos são um incômodo comum no verão e eventualmente transmitem doenças como a dengue. É um fato bastante conhecido que somente as fêmeas de mosquitos consomem sangue, necessário à produção de seus ovos. Um fato menos conhecido do público é o mecanismo pelo qual as “mosquitas” localizam seus alvos. Basicamente, elas fazem uso da visão, de sensores de calor e de sensores químicos olfativos. Esses sensores químicos detectam, entre outros compostos, dióxido de carbono, nonanal e 1-octen-3-ol, todos eles presentes no ar que expiramos ou no suor.
A respeito desses compostos, são feitas as seguintes afrmativas:
I. Todos são compostos de carbono, e por esse motivo são considerados compostos orgânicos.
II. O nonanal e o 1-octen-3-ol são substâncias compos- O nonanal e o 1-octen-3-ol são substâncias compos- tas; o dióxido de carbono é uma substância simples, sendo, por isso, o mais volátil dos três.
III. O composto orgânico mais solúvel em água é o 1-octen-3-ol, mas não se pode garantir que seja o mais volátil.
IV. O nonanal e o 1-octen-3-ol podem ser oxidados em reações de combustão; o dióxido de carbono, não.
Estão corretas apenas as afrmativas
Os pesticidas modernos são divididos em várias classes, entre as quais se destacam os organofosforados, materiais que apresentam efeito tóxico agudo para os seres humanos. Esses pesticidas contêm um átomo central de fósforo ao qual estão ligados outros átomos ou grupo de átomos como oxigênio, enxofre, grupos metoxi ou etoxi, ou um radical orgânico de cadeia longa. Os organofosforados são divididos em três subclasses:
Tipo A, na qual o enxofre não se incorpora na molécula; Tipo B, na qual o oxigênio, que faz dupla ligação com fósforo, é substituído pelo enxofre; e Tipo C, no qual dois oxigênios são substituídos por enxofre.
BAIRD, C. Química Ambiental. Bookmam, 2005.
Um exemplo de pesticida organofosforado Tipo B, que apresenta grupo etoxi em sua fórmula estrutural, está representado em:
Os conceitos de acidez e basicidade são importantes para o entendimento dos mecanismos de reações no âmbito da química orgânica. Com base nesses conceitos e nas propriedades das funções orgânicas, assinale a opção correta:
A hidrólise da substância X, utilizada como aromatizante artificial de banana, forma o composto Y, isômero de função do metanoato de metila e o composto Z, isômero de cadeia do 2-metilbutan-1-ol. As substâncias X, Y e Z são, respectivamente,
INSTRUÇÃO: Para responder à questão 10, analise as informações a seguir.
Os compostos da função álcool são de grande importância, tanto pelo uso direto quanto pela utilidade na preparação de outros compostos orgânicos. O álcool isopropílico ou propan-2- ol, por exemplo, é usado para limpar componentes eletrônicos, pois seu baixíssimo teor de água praticamente não promove processos de oxidação.
Sobre esse composto são feitas as seguintes afirmativas:
I. É um álcool secundário que, ao ser oxidado, dá origem à propanona, conhecida comercialmente como acetona.
II. Sua composição centesimal é idêntica à do metoxi-etano, que é seu isômero funcional.
III. Por ter uma molécula simétrica, apresenta isomeria geométrica.
IV. Apresenta um carbono assimétrico e, portanto, tem atividade ótica.
As afirmativas corretas são, apenas,
O sabor e o aroma (buquê) que o vinho apresenta dependem da uva empregada, de alguns fatores climáticos e do seu processo de produção. Os principais compostos responsáveis pelo buquê são aldeídos e ésteres, sendo que no vinho existem ainda açúcares, ácidos e o principal produto da fermentação da glicose, o etanol. A intensificação do aroma do vinho no seu envelhecimento deve- se à formação de ésteres no interior da garrafa. Estes compostos se formam no envelhecimento do vinho através da
O petróleo é uma combinação complexa dehidrocarbonetos composta, na sua maioria, de alcanos, alcenos,cicloalcanos e compostos aromáticos. Também pode conter quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e metais, principalmente níquel e vanádio. Os compostosde enxofre ou compostos organossulfurados, que incluem tióis etiofenos, bem como sulfetos e dissulfetos orgânicos, são considerados contaminantes malcheirosos que devem ser eliminados do gás natural antes de sua comercialização. Além disso, a remoção do enxofre do petróleo reduz as emissões de SO2 devido à queima dos combustíveis derivados do petróleo.Outra razão para remover o enxofre é que ele, mesmo em concentrações extremamente baixas, envenena os catalisadores(platina e rênio) usados na reforma catalítica da nafta paraaumento da octanagem da gasolina. A hidrodessulfurizaçãocatalítica é um dos processos usados para remover o enxofre dogás natural e de outros produtos do refino do petróleo. Umexemplo de reação de hidrodessulfurização é mostrado a seguir.
C2H5SH + H2 → C2H6 + H2S
O H2S é posteriormente convertido em H2SO4. O enxofreou o ácido sulfúrico produzidos na dessulfurização do petróleosão importantes matérias-primas para outras indústrias, como a deplásticos e a farmacêutica.
Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os itens a seguir.
O composto C2H5SH pode ser corretamente chamado de etanotiol, que difere do etanol pela substituição do oxigênio deste pelo enxofre
A acroleína, CH2 CHCHO, é uma substância muito tóxica e cancerígena. Ela se forma em diversos tipos de transformações químicas, entre elas as que ocorrem quando um óleo vegetal é reutilizado por diversas vezes em frituras. A acroleína é um
Assinale a alternativa que mostra a estrutura que representa corretamente o (S)-2-butanol.
Diversos álcoois alifáticos têm sido observados na atmosfera atuando como poluentes. O álcool das folhas, como é chamado o hex-3-en-1-ol, é uma substância liberada pela grama, pelas árvores e lavouras. Esse composto reage com o ozônio atmosférico, produzindo substâncias poluentes que possuem a função orgânica:
Associe as fórmulas condensadas dos compostos orgânicos, dispostas à esquerda, com as respectivas funções, apresentadas à direita.
I – C6 H4 (CH3 )OH
II – C6 H5 CH2 OH
III – C6 H5 COCH3
IV – C6 H5 CH2 COH
P – Álcool
Q – Fenol
R – Cetona
S – Ácido
T – Aldeído
As associações corretas são:
Segundo definição da IUPAC, os nomes oficiais dos compostos obtidos quando um átomo de hidrogênio do metanal for substituído por um grupo (–OH) e por um grupo (–OCH3 ), respectivamente, são
A reação de hidratação de alcenos geralmente ocorre em meio aquoso na presença de ácido.
Considerando-se que a hidratação do cicloexeno ocorre nestas condições, afirma-se que o produto obtido é um(a)
Em relação à química inorgânica, analise as afirmações a seguir.
I - Álcoois são compostos que contêm um ou mais grupos hidroxila (OH) ligados diretamente a átomos de carbono insaturados.
II - Fenóis são compostos orgânicos com uma ou mais hidroxilas (OH) ligadas diretamente ao anel aromático.
III - Éteres são compostos orgânicos em que o oxigênio está diretamente ligado a duas cadeias carbônicas.
É correto APENAS o que se afirma em
Os compostos A, B, e C são definidos a seguir.
A: C2 H5 – CHO
B: C3 H7 – CO – CH3
C: C2H5 – COOCO – C2 H5
As funções orgânicas dos compostos A, B, e C são, respectivamente,
A química orgânica é o fundamento da indústria farmacêutica, bioquímica, bem como da biologia molecular. A grande diversidade química das complexas moléculas orgânicas dos sistemas vivos é possibilitada pela presença de agrupamentos de átomos com funções características. Baseado nas estruturas moleculares das funções orgânicas a seguir, podemos nomeá-las:
CH3
-CH(CH3
)- CH2
-CH2
-OH,
CH3
–CH2
-CH(CH3
) - CHO,
CH3
-CH2
-CH2
-NH-CH3
As propriedades físico-químicas, como o ponto de ebulição, de substâncias orgânicas dependem decisivamente do nível de interações intermoleculares que, por sua vez, dependem dos grupos funcionais presentes nas moléculas das quais são constituídas. Dessa forma, a partir da fórmula molecular C4H10O, pode-se construir um conjunto de
As propriedades físico-químicas, como o ponto de ebulição, de substâncias orgânicas dependem decisivamente do nível de interações intermoleculares que, por sua vez, dependem dos grupos funcionais presentes nas moléculas das quais são constituídas. Dessa forma, a partir da fórmula molecular C4H10O, pode-se construir um conjunto de
SãofunçõesorgânicasqueapresentamgrupamentoOH:
A água usada no abastecimento de comunidades humanas requer padrões de qualidade. Assim, ela não deve apresentar sabor, odor e aparência desagradáveis, bem como não deve conter substâncias nocivas e micro-organismos patogênicos. Substâncias orgânicas, como, por exemplo, os compostos 2-trans-6-cis-nonadienal e 3-cis-hexen-1-ol produzidos por algas, em níveis muito baixos (nanograma.L-1 ), causam alterações no sabor e odor.
Em relação à ocorrência de isomeria nos compostos citados, é correto afirmar que:
A reação do metanal com brometo de etil-magnésio seguida de hidrólise produz um composto cujo nome é:
O fenilmetanal existe nas amêndoas, sendo usado como flavorizante em alimentos, em perfumes e na indústria de corantes. A função orgânica a qual ele pertence é:
TEXTO 3
O outro
Ele me olhou como se estivesse descobrindo o mundo. Me olhou e reolhou em fração de segundo. Só vi isso porque estava olhando-o na mesma sintonia. A singularização do olhar. Tentei disfarçar virando o pescoço para a direita e para a esquerda, como se estivesse fazendo um exercício, e numa dessas viradas olhei rapidamente para ele no volante. Ele me olhava e volveu rapidamente os olhos, fingindo estar tirando um cisco da camisa. Era um ser de meia idade, os cabelos com alguns fios grisalhos, postura de gente séria, camisa branca, um cidadão comum que jamais flertaria com outra pessoa no trânsito. E assim, enquanto o semáforo estava no vermelho para nós, ficou esse jogo de olhares que não queriam se fixar, mas observar o outro espécime que nada tinha de diferente e ao mesmo tempo tinha tudo de diferente. Ele era o outro e isso era tudo. É como se, na igualdade de milhares de humanos, de repente, o ser se redescobrisse num outro espécime. Quando o semáforo ficou verde, nós nos olhamos e acionamos os motores.
(GONÇALVES, Aguinaldo. Das estampas. São Paulo: Nankin, 2013. p. 130.)
Analise o trecho extraído do Texto 3: “Era um ser
de meia idade, os cabelos com alguns fios grisalhos, postura
de gente séria, camisa branca, um cidadão comum
que jamais flertaria com outra pessoa no trânsito".
Aos cabelos grisalhos podem estar associados respeito,
sabedoria ou desleixo. O fato é que muita gente
recorre a diversos artifícios para cobri-los. Um deles é
utilizar chá preparado com pétalas de hibisco e calêndula.
O hibisco tem uma composição que contempla várias
espécies químicas, como por exemplo glicídeos – como
mucilagens e pectina –, proteínas, cálcio, ferro e fósforo,
ácido ascórbico, ácido cítrico, ácido glicólico, ácido
málico, ácido oxálico, ácido tartárico, ácido hibíscico e
a lactona do ácido hidroxicítrico, compostos fenólicos,
antocianidinas.
Sobre as espécies químicas citadas, assinale a única
alternativa correta:
Para converter um álcool a um alqueno, adiciona-se:
TEXTO 5
NA VIRADA DO SÉCULO, o biólogo Roosmarc conheceu o ápice da fama ao descobrir um novo gênero de primata: o sagui-anão-de-coroa-preta. Foi considerado pela revista Time o grande herói do planeta. Entre os mais de 500 primatas no mundo, Roosmarc descobrira o Callibella humilis, o macaquinho mais saltitante e alegre, anãozinho, com aquela coroa preta. Enquanto outros primatólogos matavam os animais para descrevê-los, dissecando-os em laboratórios, longe da Amazônia, ele criava macacos em sua casa. Esperava que morressem de forma natural e, aí sim, dissecava-os.
O sagui-anão-de-coroa-preta foi a sensação mundial. Então, ele viveu o ápice da glória. As publicações científicas não se cansaram de elogiá-lo. Quase todos os dias, jornais e revistas estampavam: “Protetor dos animais”, “O bandeirantes da Amazônia”, “O último primatólogo”. De Manaus para o mundo. Os ribeirinhos o saudavam; os políticos o pajeavam; os estudantes de biologia o veneravam. Sim, Roosmarc era visto e considerado como herói do planeta.
Vida simples, com suas vestes quase sempre largas cobrindo o corpo magro e alto, enfiado semanas na floresta, nunca quisera dinheiro, jamais almejara fortuna. O verdadeiro cientista, dizia, quer, antes de tudo, reconhecimento. Não havia prêmio maior do que isso. Sequer gastava o que ganhava. Aprendera com os bichos que, na vida, não se precisa de muitas coisas...
Nascera no sul da Holanda e, aos 17 anos, mudou-se para Amsterdã. Queria estudar biologia. Nos fins do ano 60, a cidade fervilhava, era a capital da contestação. John Lennon e Yoko Ono haviam escolhido a cidade para protestar contra a Guerra do Vietnã. Os rebeldes desfilavam pelas ruas, enquanto John Lennon e Yoko Ono incitavam a quebra de valores deitados uma semana num hotel da cidade, consumindo droga e criando suas canções. O gosto pela contracultura crescia, agigantava-se. Rebelde, Roosmarc desfilava pelas ruas, gritando pela paz, também queimando maconha e outras ervas.
Mas foi, nesta época, que ele se interessou pelos primatas. Depois que terminou a universidade, fez amizade com uma estudante, que também saboreava a contracultura, o desprezo a normas e procedimentos, e com ela, vivendo um romance apaixonado, deu volta ao mundo, como se fosse o famigerado navegante português Vasco da Gama. Estudante de artes plásticas, Marie tinha sede por aventuras: o novo lhe apetecia; o velho não era mais do que um mundo cinzento. A Europa, com seus prédios cinzentos e frios, uma população resignada, não lhe apetecia. Queria quebrar barreiras, outras fronteiras. Não queria apodrecer naquelas cidadezinhas holandesas, onde as mulheres envelheciam rapidamente e só cuidavam de casa. Não queria se transformar num símbolo de cama, fogão e igreja. Menosprezava o título “rainha do lar”, que os pastores tanto veneravam entre a população fiel. Tinha horror ao ver sua mãe de lenço na cabeça e avental cobrindo a gordura da barriga. Se ficasse numa daquelas cidadezinhas, em poucos anos estaria como a mãe – brigava constantemente com o seu pai, saía de casa aos domingos para assistir a mesmice do partor Simeão, e que, rapidamente, voltava para casa para preparar o almoço para os filhos. Que destino! A liberdade a chamava. Não era o que dizia a canção de John Lennon? Ao conhecer Roosmarc, o desejo por aventuras avivou como brasa viva. Quando convidada para segui-lo, e ela queria produzir desenhos e aquarelas jamais vistas no mundo, não titubeou, como se a oportunidade fosse um cavalo encilhado. E cavalo encilhado passa por nós somente uma vez ...
(GONÇALVES, David. Sangue verde. Joinville: Sucesso Pocket, 2014. p. 200-201.Adaptado.)
Analise o trecho retirado do Texto 5: “Rebelde,
Roosmarc desfilava pelas ruas, gritando pela paz, também
queimando maconha e outras ervas."
Beck, fino, banza, cano do diabo ou simplesmente
baseado são exemplos de gírias usadas para designar um
cigarro de maconha. Preparado de forma manual, um desses cigarros pode conter até um grama de maconha,
quantidade suficiente para fazer muita fumaça. A maconha
é produzida a partir da folha da Cannabis sativa.
Como toda planta, ela é constituída de várias substâncias.
Dentre elas, temos o canabidiol (C21H30O2
, de massa
molar = 314,45g/mol), que pode chegar a quase 40% do
extrato vegetal. O canabidiol apresenta baixa toxicidade
em seres humanos e em outras espécies: a LD50 (quantidade
de ingrediente ativo de uma substância tóxica
necessária para matar 50% de animais testados) após a
administração intravenosa em macacos foi de 212 mg/kg
(SCUDERI et al., 2008).
(SCUDERI, Caterina et al. Cannabidiol in Medicine: a review
of its therapeutic potential in CNS
Disorders. Phytotherapy
research, n.23, p. 597-602. 9 Oct. 2008.)
Assinale a única alternativa correta com relação ao
exposto anteriormente:
TEXTO 7
Memórias de um pesquisador
Não era bem vida, era uma modorra – mas de qualquer modo suportável e até agradável. Terminou bruscamente, porém, eu estando com vinte e oito anos e um pequeno bujão de gás explodindo mesmo à minha frente, no laboratório de eletrônica em que trabalhava, como auxiliar. Me levaram às pressas para o hospital, os médicos duvidando que eu escapasse. Escapei, mas não sem danos. Perdi todos os dedos da mão esquerda e três (sobraram o polegar e o mínimo) da direita. Além disso fiquei com o rosto seriamente queimado. Eu já não era bonito antes, mas o resultado final – mesmo depois das operações plásticas – não era agradável de se olhar. Deus, não era nada agradável.
No entanto, nos primeiros meses após o acidente eu não via motivos para estar triste. Aposentei-me com um bom salário. Minha velha tia, com quem eu morava, desvelava-se em cuidados. Preparava os pastéis de que eu mais gostava, cortava-os em pedacinhos que introduzia em minha boca – derramando sentidas lágrimas cuja razão, francamente, eu não percebia. Deves chorar por meu pai – eu dizia – que está morto, por minha mãe que está morta, por meu irmão mais velho que está morto; mas choras por mim. Por quê? Escapei com vida de uma explosão que teria liquidado qualquer um; não preciso mais trabalhar; cuidas de mim com desvelo; de que devo me queixar?
Cedo descobri. Ao visitar certa modista.
Esta senhora, uma viúva recatada mas ardente, me recebia todos os sábados, dia em que os filhos estavam fora. Quando me senti suficientemente forte telefonei explicando minha prolongada ausência e marcamos um encontro.
Ao me ver ficou, como era de se esperar, consternada. Vais te acostumar, eu disse, e propus irmos para a cama. Me amava, e concordou. Logo me deparei com uma dificuldade: o coto (assim eu chamava o que tinha me sobrado da mão esquerda) e a pinça (os dois dedos restantes da direita) não me forneciam o necessário apoio. O coto, particularmente, tinha uma certa tendência a resvalar pelo corpo coberto de suor da pobre mulher. Seus olhos se arregalavam; quanto mais apavorada ficava, mais suava e mais o coto escorregava.
Sou engenhoso. Trabalhando com técnicos e cientistas aprendi muita coisa, de modo que logo resolvi o problema: com uma tesoura, fiz duas incisões no colchão. Ali ancorei coto e pinça. Pude assim amá-la, e bem.
– Não aguentava mais – confessei, depois. – Seis meses no seco!
Não me respondeu. Chorava. – Vais me perdoar, Armando – disse – eu gosto de ti, eu te amo, mas não suporto te ver assim. Peço-te, amor, que não me procures mais.
– E quem vai me atender daqui por diante? – perguntei, ultrajado.
Mas ela já estava chorando de novo. Levantei-me e saí. Não foi nessa ocasião, contudo, que fiquei deprimido. Foi mais tarde; exatamente uma semana depois.
[...]
(SCLIAR, Moacyr. Melhores contos. Seleção de
Regina Zilbermann. São Paulo: Global, 2003. p.
176-177.)
No Texto 7, o fragmento “O coto, particularmente,
tinha uma certa tendência a resvalar pelo corpo coberto
de suor da pobre mulher" faz menção à transpiração.
O odor desagradável exalado junto com a transpiração
deve-se a compostos malcheirosos produzidos a
partir do metabolismo de microrganismos que utilizam
o material liberado por glândulas presentes nas axilas,
por exemplo. Um exemplo de substância responsável
pelo mau cheiro é o ácido 3-metil-hex-2-enoico. O triclosan,
um composto utilizado em desodorantes, inibe a
atuação dos microrganismos e, com isso, previne o mau
cheiro. Alguns desodorantes utilizam o bicarbonato de
sódio, que neutraliza os compostos responsáveis pelo
odor desagradável.
Sobre as informações apresentadas são feitas as seguintes
afirmações:
I - O ácido 3-metil-hex-2-enoico é um composto orgânico
ternário saturado, de fórmula molecular C6
H12O2
.
II - Na composição centesimal do ácido
3-metil-hex-2-enoico,
observa-se que o oxigênio é o elemento que apresenta
menor porcentagem em massa.
III - O bicarbonato de sódio, representado pela fórmula
NaHCO3
, reage com ácido orgânico, formando sal
de caráter alcalino.
IV - Sabendo-se que no triclosan existe uma hidroxila
ligada em anel aromático, pode-se dizer que isso
caracteriza a presença de função fenol no referido
composto.
Assinale a alternativa que apresenta apenas itens
corretos:
A utilização de feromônios é uma estratégia fundamental para a sobrevivência da
maioria dos insetos. Dentre os representantes desta classe, as abelhas constituem
talvez um dos mais fascinantes exemplos de como esses mensageiros químicos podem
ser utilizados não só para comunicação, mas também para moldar o comportamento
dos indivíduos e controlar as atividades da colmeia. Os feromônios de alarme, por
exemplo, são usados quando as abelhas sentem-se em perigo, especialmente por
ameaças em movimento. O mecanismo de alarme acontece em duas etapas.
Primeiramente, as glândulas mandibulares liberam uma quantidade de feromônios que
alertam o restante da colmeia; quando a abelha ataca, as glândulas do ferrão liberam
uma quantidade ainda maior de feromônio, que incitam o restante da colmeia a atacar a
mesma região. Dentre as substâncias orgânicas presentes na mistura que constitui o
feromônio de alerta estão o etanoato de butila e o butan-1-ol, entre outros.
Disponível em:<http://aspiraçoesquimicas.net/2014/08/feromonios-e-a-quimica-das-abelhas.html/> .
Acesso em: 20 ago. 15. (Adaptado.)
Em relação às substâncias orgânicas mencionadas acima, assinale a alternativa
correta.
Com relação a aldeídos e cetonas, pode-se afirmar que:
Com relação às moléculas orgânicas, assinale a opção correta.
Em relação ao processo de síntese dos álcoois, é correto afirmar que a reação de
Considere as seguintes descrições de um composto orgânico:
I) o composto apresenta 7 (sete) átomos de carbono em sua cadeia carbônica, classificada como aberta, ramificada e insaturada;
II) a estrutura da cadeia carbônica apresenta apenas 1 carbono com hibridização tipo sp, apenas 2 carbonos com hibridização tipo sp2 e os demais carbonos com hibridização sp3;
III) o composto é um álcool terciário.
Considerando as características descritas acima e a nomenclatura de compostos orgânicos regulada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), uma possível nomenclatura para o composto que atenda essas descrições é
Considere três compostos orgânicos distintos: um hidrocarboneto saturado, um álcool primário e um ácido monocarboxílico alifático. É correto afirmar que esses compostos podem ser, respectivamente:
O etanol é um álcool que pode ser obtido da fermentação de açúcares, da hidratação do etileno ou da redução a acetaldeído. No Brasil, tal substância é também muito utilizada como combustível de motores de explosão. O aquecimento do etanol na presença de ácido sulfúrico promoverá a sua desidratação, tendo, como consequência, a formação do
Um álcool X por desidratação formou um alceno que, por reação com ozônio seguida da reação com zinco em água, formou a propanona e o propanal.
A nomenclatura oficial do álcool X usado como substrato é
Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, podendo ser obtido por diferentes processos químicos. Há dezenas de espécies vegetais no Brasil das quais se pode produzir o biodiesel, tais como a mamona, a palma, o girassol, o babaçu, o amendoim, o pinhão manso, a soja, dentre outras.
(Disponível em http://www.mme.gov.br/programas/biodiesel/menu/biodiesel/perguntas.html. Acesso em 18.jul.2016)
Do ponto de vista da estrutura química, a função orgânica presente no biodiesel é um
Um laboratorista, ao arrumar um almoxarifado, encontrou uma mistura que continha todos os alcoóis de fórmula molecular C5H12O.
A porcentagem de alcoóis presentes na mistura que apresenta uma cadeia com atividade ótica é de
TEXTO 1
Democracia
Punhos de redes embalaram o meu canto
para adoçar o meu país, ó Whitman.
Jenipapo coloriu o meu corpo contra os maus-
[olhados,
catecismo me ensinou a abraçar os hóspedes,
carumã me alimentou quando eu era criança,
Mãe-negra me contou histórias de bicho,
moleque me ensinou safadezas,
massoca, tapioca, pipoca, tudo comi,
bebi cachaça com caju para limpar-me,
tive maleita, catapora e ínguas,
bicho-de-pé, saudade, poesia;
fiquei aluado, mal-assombrado, tocando maracá,
dizendo coisas, brincando com as crioulas,
vendo espíritos, abusões, mães-d’água,
conversando com os malucos, conversando sozinho,
emprenhando tudo que encontrava,
abraçando as cobras pelos matos,
me misturando, me sumindo, me acabando,
para salvar a minha alma benzida
e meu corpo pintado de urucu,
tatuado de cruzes de corações, de mãos-ligadas,
de nomes de amor em todas as línguas de branco, de
[mouro ou de pagão.
(LIMA, Jorge de. Melhores poemas. São Paulo: Global, 2006. p. 74.)
O Texto 1 faz alusão metafórica ao ato de adoçar. O principal açúcar usado para adoçar alimentos é a sacarose, um dissacarídeo formado por dois monossacarídeos, glicose e frutose. A glicose é o açúcar mais simples que circula em nosso sangue, cuja concentração deve ser mantida entre 80 e 120 mg por 100 mL de sangue. A frutose é uma cetose, e a glicose é uma aldose. Sobre essa temática, analise os itens a seguir:
I - Se em um determinado exame a concentração de glicose foi de 0,5 g/L de sangue, esse resultado corresponde à faixa normal de glicose presente no sangue.
II - As reações de adição de hidrogênios a aldeídos formam álcoois primários, enquanto que nas cetonas formam álcoois secundários.
III - O composto com fórmula molecular C6 H12O pode formar os isômeros 4-metil-pentan-2-ona e 2,3-dimetilbutanal.
Estão corretos os itens:
TEXTO 2
O milagre de viajar
Quisera eu, então, decifrar
os dias repletos de sombras moventes,
à exaltação do que, insalubre, vaga
pelos olhos dos homens.
Quisera, enfim,
saber por que das causas e quilhas
de barco nenhum
flui das tinas
dos dias
o fumo
o rum(o)
do que se foi e nunca mais será,
como da via o milagre
de viajar!
(VIEIRA, Delermando. Os tambores da tempestade. Goiânia:
Poligráfica, 2010. p. 142.)
No Texto 2 o verso “o rum(o)” remete a duas possibilidades de leitura: “o rum” e “o rumo”. Diz-se do rum, bebida alcoólica, que, dependendo do consumo, a pessoa realmente “perde o rumo”. O álcool presente no rum age no sistema nervoso central e deixa a pessoa mais corajosa.
Entre os álcoois, o etanol é obtido pela fermentação de açúcares, causada por micro-organismos específicos. Com base no texto e em seus conhecimentos, analise as proposições a seguir:
I - A reação do propan-2-ol com o ácido bromídrico produz o 1-bromo-propano.
II - Os álcoois, devido à presença da hidroxila ligada ao carbono sp2, têm caráter básico.
III - Os álcoois sofrem reações de substituição da hidroxila, cuja ordem de reatividade é: álcoois terciários são mais reativos que secundários, e estes mais reativos que álcoois primários.
Assinale a alternativa que apresenta todos os itens corretos:
Julgue o item seguinte a respeito das funções orgânicas mais comuns e suas propriedades químicas mais importantes.
Álcool é uma molécula orgânica que contém um
grupo - OH ligado a um carbono que não é parte de um
grupo carbonílico ou de um anel aromático. Os álcoois
são classificados em primários, secundários e terciários
de acordo com o número de átomos de carbono ligados
ao carbono C - OH.
Observe os produtos que são liberados a partir de uma reação de combustão completa do etanol.
I. Gás carbônico.
II. Gás oxigênio.
III. Água.
IV. Carbono.
Estão corretas apenas as alternativas
Na oxidação de álcoois, o carbono que sofre oxidação é sempre aquele ligado à hidroxila. Dependendo do tipo de álcool que reage, a oxidação dos álcoois pode originar aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, gás carbônico e água.
Enumere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I relacionando o composto com a(s) substância(s) produzidas na oxidação completa do álcool.
COLUNA I
1. Etanol
2. Metanol
3. Propano-2-ol
COLUNA II
( ) Cetona
( ) Gás carbônico e água
( ) Ácido carboxílico
Assinale a sequência CORRETA.
Aminofenóis são compostos formados pela substituição de um ou mais átomos de hidrogênio ligados aos carbonos do fenol por grupamentos NH2 .
Com a substituição de apenas um átomo de hidrogênio, são formados três aminofenóis distintos.
As fórmulas estruturais desses compostos estão representadas em:
Álcoois são funções orgânicas das mais importantes. A função álcool define tanto a propriedade como a reatividade do grupo. A respeito do tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) A solubilidade em água de álcoois primários aumenta com a massa molar.
( ) Fenóis são mais ácidos que álcoois alifáticos.
( ) A oxidação branda de álcoois secundários leva a aldeídos.
( ) A hidroxila é o sítio mais reativo nos álcoois.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
A respeito das propriedades químicas e físicas de determinados combustíveis, julgue o próximo item.
O etanol é uma substância inorgânica.
Correlacione os grupos funcionais com os exemplos de compostos.
Grupos funcionais
I. Álcool
II. Éter
III. Cetona
IV. Amina
Exemplos de compostos
A. CH3-N H -CH3
B. CH3-CH2-OH
C. CH3-CO -CH3
D. CH3-O -CH3
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
Em um laboratório havia 3 compostos orgânicos identificadas como I, II e III. Sob determinadas condições, observou-se que:
• As substâncias I e II reagem formando uma amida.
• As substâncias II e III reagem formando um éster.
• A substância III, caso mantida em um meio oxidativo e ácido, pode se transformar em II.
As substâncias I, II e III são, nessa ordem,
A carbonila é um grupo funcional constituído de um átomo de carbono e um de oxigênio que são ligados por ligação dupla. A carbonila entra na composição de várias classes de compostos orgânicos.
A classe de compostos orgânicos que tem o carbono sp2 da carbonila ligado, por ligação simples, a radicais derivados de hidrocarboneto é
As abelhas utilizam a sinalização química para distinguir a abelha-rainha de uma operária, sendo capazes de reconhecer diferenças entre moléculas. A rainha produz o sinalizador químico conhecido como ácido 9-hidroxidec-2-enoico, enquanto as abelhas-operárias produzem ácido 10-hidroxidec-2-enoico. Nós podemos distinguir as abelhas-operárias e rainhas por sua aparência, mas, entre si, elas usam essa sinalização química para perceber a diferença. Pode-se dizer que veem por meio da química.
LE COUTEUR, R; BURRESON, J. Os botões de Napoleão: as 17 moléculas que mudaram a história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006 (adaptado).
As moléculas dos sinalizadores químicos produzidas pelas abelhas rainha e operária possuem diferença na
Quanto às funções orgânicas mais comuns e às biomoléculas, julgue o seguinte item.
Os sais orgânicos são derivados de ácidos carboxílicos, obtidos pela troca do grupo ―OH por um cátion.
O etanol é uma substância com fórmula molecular C2H6O, produzida especialmente via fermentação de açúcares. É um biocombustível utilizado em motores de combustão interna com ignição por centelha, em substituição especialmente à gasolina. O Brasil é pioneiro na utilização em larga escala de etanol combustível desde o fim da década de 1970. Atualmente, é um dos que mais utilizam o produto e ainda o segundo maior produtor mundial. São duas as formas de utilização do produto: na forma de etanol anidro, como componente de mistura na formação da gasolina C; ou como etanol hidratado, comercializado em todo o País como um combustível acabado.
Internet: <www.anp.gov.br> (com adaptações).
Julgue o item quanto às características do etanol e a assuntos correlatos ao texto acima.
A bebida alcoólica é uma das grandes responsáveis por diversos acidentes seguidos de óbito, por exemplo, acidentes de trânsito e mortes por afogamento. As equações químicas a seguir mostram as etapas, de 1 a 4, e nessa ordem, de transformações que o composto químico etanol pode sofrer quando um organismo humano o consome:
1. CH3 CH2 OH → CH3 CHO
2. CH3 CHO → CH3 COO–
3. CH3 COO– → CH3 CO –S–CoA (acetilcoenzima)
4. CH3 CO –S–CoA → CO2
Sobre as etapas e a transformação do álcool, assinale a alternativa incorreta.
Analise as seguintes moléculas e assinale a alternativa que as classifica, de acordo com a sua função orgânica.
I. CH3OH
II. CH2CH2
III. CH3CH2OCH2CH3
As classes funcionais orgânicas abaixo contêm o grupo carbonila, EXCETO a(o)
CH₃CH(CH₃)CH₂CH₂COOH;
Na vinificação em tinto, o contato do líquido com a película permite a extração de um grande contingente de compostos que irão aumentar a estrutura dos futuros vinhos. Para ampliar esse aumento, uma das operações mais simples e efetivas é a remontagem. São modalidades alternativas da remontagem tradicional:
Numa coletiva de imprensa, Carlos Col, ex-piloto e presidente da VICAR, empresa organizadora e promotora da Stock Car, anunciou, dentre outras medidas de preservação do meio ambiente, que todas as categorias que compõem o evento Stock Car utilizarão o etanol como combustível em substituição à gasolina.
Na realidade, essa medida de real importância ecológica e ambiental é um retorno da categoria ao uso desse combustível renovável, uma vez que, há exatamente 30 anos atrás, a Stock Car começou a utilizar o etanol em substituição à gasolina. Mas existe uma grande diferença entre essas duas épocas, porque, em 1979, o governo militar, em função da crise do petróleo, proibiu a utilização da gasolina em competições automobilísticas e o etanol surgiu como uma alternativa permitida.
A Stock Car utilizou o etanol por vinte e um anos consecutivos e, somente em 2000, com o advento dos motores V 8 importados dos Estados Unidos, que originariamente foram concebidos para uso de gasolina, a categoria abandonou o uso do combustível limpo e renovável. Agora, em parceria com a UNICA – União da Indústria de Cana-de-Açúcar, a Stock Car utilizará apenas etanol em suas competições em todo o território brasileiro. É importante frisar que o petróleo demora 4 milhões de anos para se formar no subsolo, enquanto o etanol tem um ciclo de apenas um ano, desde o plantio da cana-de-açúcar até o seu corte e extração pelas usinas.
PANIZO, 2009. Stock Car retorna ao uso do etanol. Disponível em
<www.blog.superspeedway.com.br>
Leia o texto para responder a questão.
De onde vem o cheiro de carro novo?
De acordo com o gerente de uma montadora de veículos, o cheiro é composto por uma combinação de vários tipos de substâncias químicas usadas na fabricação do veículo, incluindo solventes, plásticos, colas, tecidos e borracha. Porém, muitas delas são altamente tóxicas, porque contêm Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) em sua composição, como benzeno, tolueno e formol, que podem ser letais dependendo da quantidade. Eles acabam escapando e impregnando o ar, porque não requerem altas temperaturas para evaporarem.
<http://tinyurl.com/y8ucob6c> Acesso em: 13.11.2017. Adaptado.
A fórmula estrutural do composto orgânico com menor ponto de ebulição presente na tabela dada é
O ácido orgânico empregado na esfera com o radioisótopo hólmio-166 apresenta a fórmula estrutural:
DADOS QUE PODEM SER USADOS NESTA PROVA:
ELEMENTO NÚMERO MASSA ATÔMICA
QUÍMICO ATÔMICO
H 1 1,0
C 6 12,0
N 7 14,0
O 8 16,0
S 16 32,0
Cl 17 35,5
Ca 20 40,0
Fe 26 56,0
Cu 29 63,5
Zn 30 65,4
Ag 47 108,0
Sn 50 119,0
Xe 54 131,0
W 74 184,0
ELEMENTO NÚMERO MASSA
QUÍMICO ATÔMICO ATÔMICA
H 1 1,0
C 6 12,0
N 7 14,0
O 8 16,0
F 9 19,0
Na 11 23,0
Si 14 28,1
P 15 31,0
S 16 32,0
Cl 17 35,5
K 19 39,0
Cr 24 52,0
Cu 29 63,5
As 33 75,0
Br 35 80,0
Ag 47 108,0
Sn 50 119,0
Ir 77 192,0
Au 79 197,0
Hg 80 200,0
Quanto a compostos orgânicos e a reações de caracterização, julgue o item
Um dos métodos para caracterização dos fenóis se
baseia no teste com cloreto de ferro (III). Nesse teste, os
fenóis formam complexos incolores, nos quais ocorre
uma reação de complexação entre a hidroxila fenólica e
o íon Fe3+. Como o FeCl3 possui coloração amarela, a
ausência de cor indica a presença de fenol.