Na química orgânica, ácidos carboxílicos é uma função orgânica que se refere aos oxiácidos orgânicos caracterizados pela presença do grupo carboxila, de fórmula geral RCOH, em que R é um radical orgânico alquila, alquenila, arila ou hidrogênio.
Em química orgânica, carbonila ou carbonilo é um grupo funcional constituído de um átomo de carbono e um de oxigênio, ligados por ligação dupla, que entra na composição de aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, haletos ácidos e amidas.
Em química, aldeído é uma função orgânica que se caracteriza pela presença em sua estrutura do grupamento carbonila na extremidade da cadeia, caracterizando a presença de um grupo -CHO na extremidade do composto orgânico, denominado aldoxila, metanoila ou formila.
Em química, uma hidroxila ou hidroxilo é um grupo funcional presente nas bases dos hidróxidos, representado pelo radical OH e formado por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio
Álcool terciário: quando o grupo Hidroxila se liga a carbono terciário dá origem a este tipo de álcool.
Traduzido do inglês-Um átomo de carbono terciário é um átomo de carbono ligado a três outros átomos de carbono. Por esse motivo, átomos de carbono terciários são encontrados apenas em hidrocarbonetos contendo pelo menos quatro átomos de carbono.